Upgrade para portátil HP DV5-1040 ep

alpes

Power Member
Tenho um portátil HP DV5-1040ep, com processador Intel Core 2 Duo p8600 2.4 GHz e gráfica GeForce 9800M GT 512 MB e gostaria de fazer um upgrade, para que fique mais rápido nos jogos e nos programas mais exigentes.
Será que, com uma gráfica mais potente resolverei a situação, ou haverá outras soluções.
Agradeço toda a ajuda possível.

Um abraço.
 
Boa tarde. Acabei de fazer manutenção num DV5 (um 1155ep), e a gráfica é soldada à board. Creio que o teu portátil terá um sistema semelhante. Para se fazer um upgrade é um processo complicado e caro (e as gráficas em si já são caras). Também fosse mais viável modificar o sistema operativo (caso não tenhas um windows 7 64 bits), um upgrade de memória (4gb de total são suficientes), ou colocares um SSD (durante os jogos não fará grande diferença, mas em programas que acedam muito ao disco sim).

Existem ainda soluções de gráficas externas, mas são também dispendiosas.
 
SaaG: acho que tens razão. O 1040ep deveria ter uma 9600.
Motherboard PN: 482870-001

http://www.*****.com/product-gs/430599342-For-HP-DV5-Intel-Motherboard-482870-001-100-Tested-GOOD-wholesalers.html

Ali está o chip gráfico, soldado na motherboard.
 
Cajumjoe uma 9800m num dv5 era mto estranho... :cool:
alpes se essa 9600m GT for GDDR3 como a minha, consegues leva-la facilmente aos valores de uma 9700m GT e até a ultrapassar.
A minha já está esticada há mto tempo e zero problemas....mas tudo depende das temperaturas do teu portátil e se te sentes á vontade com overclocking.

Nvidia 9600M GT 512MB GDDR3 @

core clock - 650 Mhz
shader clock - 1625 Mhz
memory clock -1000 Mhz

o ganho de fps em diferentes jogos foi elevado.
 
Última edição:
Boa noite, tenho seguido de perto o vosso forum, que é sem duvida muito bom, e permite esclarecer bastantes duvidas.

Eu também tenho um dv5-1040ep, e tirando o problema de aquecimento exagerado (tenho que andar sempre com o cooler atrás) estou bastante satisfeito com ele, e também estava a pensar em fazer um upgrade.
Sou um pouco leigo nisto mas aumentar a ram é a melhor opção? o que aconselham?
comp.
 
faz uso de aplicações/ processos que consumam mta RAM?
a RAM e o disco rígido são os componentes mais fáceis e baratos de actualizar... um disco rígido pode ter um bom impacto na melhoria de performance.
 
Cajumjoe uma 9800m num dv5 era mto estranho... :cool:
alpes se essa 9600m GT for GDDR3 como a minha, consegues leva-la facilmente aos valores de uma 9700m GT e até a ultrapassar.
A minha já está esticada há mto tempo e zero problemas....mas tudo depende das temperaturas do teu portátil e se te sentes á vontade com overclocking.

Nvidia 9600M GT 512MB GDDR3 @

core clock - 650 Mhz
shader clock - 1625 Mhz
memory clock -1000 Mhz

o ganho de fps em diferentes jogos foi elevado.

Pois, infelizmente é DDR2.

Um abraço.
 
eu estava a pensar gastar 40/50euros, isso daria para comprar uma ram nova, estender para 6Gb (4+2)?
ou será melhor comprar um disco novo?
ainda tenho o velhinho vista, queria colocar o W7 o que será melhor para optimizar o desempenho?
 
alpes infelizmente a versão ddr2 não tem mta capacidade...não há mto a fazer...

JotaMarques eu apostaria antes num disco melhor + windows 7 x64. Com esse orçamento penso que daria para comprar a ram... o disco já fica mais caro...
 
SaaG: x2

Quanto ao sobreaquecimento, isto:

P1070466.jpg


... em vez disto:

P1070419.jpg


... baixa as temperaturas em 20º.

Antes:

TempsIdle.PNG


Depois:

TempsIdlerepair.PNG


... até a bateria ganhou capacidade (nah, estava apenas descarregada há algum tempo).
 
Última edição pelo moderador:
JotaMarques eu apostaria antes num disco melhor + windows 7 x64. Com esse orçamento penso que daria para comprar a ram... o disco já fica mais caro...
Quando falas em disco, estas a falar em SSD?
Já agora eu posso colocar outro disco: exemplo, o que tenho mais o SSD, o Portátil tem espaço interior para tal, ou é uma opção um ou outro. Eu acho que trocar disco já é um pouco complexo demais, não tenho grandes conhecimentos disso..


Cajumjoe,
isso resulta sem perdas?
 
Última edição:
JotaMarques
eu tinha em mente um disco de 7200RPM e com melhor cache que o teu disco actual.
penso que deves ter um disco de 5400RPM...
Mas um SSD é uma diferença de performance incrível. Em relação ao ssd penso que é mais complexo de instalar...devem ser precisas umas alterações...
 
Eu estive a pesquisar um pouco sobre ssd, e fiquei entusiasmado.
Pelo que li, tenho que substituir o disco actual pelo ssd, depois comprar uma caixa para o hd para ficar como "disco externo", visto que colocar os dois discos em simultaneo (pelo que li) preciso de abdicar da drive de dvd, e isso não dá grande jeito.
Os samsung 830 128gb andam à volta dos 125e, em lojas online, pareceu um disco bastante bom.. é aconselhável?

A questão da instalação é que não faço ideia se é simples ou complexa.. assim como compatibilidades..
 
Cajumjoe,
isso resulta sem perdas?

Perdas de quê? Só de temperatura (e o custo da limpeza e manutenção).

A instalação do SSD é relativamente fácil. O disco tem um cabo que liga a um conector na board, mas caso o queiras colocar interno tens apenas de ligar de novo.É tudo acessivel removendo a bateria e desaparafusando a tampa que fica mais perto.
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo