• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Upgrade Parcial ou Completo [300€]?

tgfj555

Power Member
Boas a todos

A minha situação atual é a seguinte

Desde 2012 que me tenho governado com o velhinho Toshiba L750D, com as seguintes especificações:

- CPU AMD A4-3305M APU 1.9GHz
- GPU AMD HD6480G
- 3,5 GB RAM DDR3
- HDD 500 GB
- Windows 7 x64

Em 2015, quando saiu o Windows 10, decidi fazer o upgrade. No entanto, ainda com a procura intensiva pelos drivers compatíveis (que não foi fácil), notava que o desempenho era sempre inferior ao de quando tinha o Win7. Então, retornei ao Win7 em 2017 e tenho-me aguentado até hoje assim.

Mesmo apesar do Windows 7 ser um SO com cerca de 15 anos, para as minhas necessidades (browsing, documentos, vídeos/filmes) continua a servir perfeitamente, em termos de software. A par do Windows XP, o Windows 7 foi um dos melhores SO construídos até ao momento, pela Microsoft.

O problema está no hardware. Nos últimos anos que, sempre que enchia demasiadas tabs no browser, que começava a notar alguma lentidão e bloqueios mesmo. No entanto, estes episódios tem-se tornado um pouco mais frequentes, principalmente por dois fatores: Utilização intensiva do HDD (em muitos momentos utiliza a largura de banda total disponível no canal SATA para o efeito) e a memória física (RAM), com meia dúzia de tabs abertas no browser anda sempre em torno dos 80%.

Se abrir o Firefox+Excel+Word a probabilidade de ter travamentos é grande, neste momento. Isto não acontecia há 4-5 anos, os programas eram mais leves.

Dito isto, procuro uma solução para este problema. Sei que a minha motherboard suporta um upgrade para os 8GB RAM, no entanto, não sei se justifica o investimento, ainda que possa ser barato (20€ para um pente adicional de 4GB RAM?), ou se seria melhor mesmo partir para uma nova solução de raíz?

Se eu adicionar mais memória RAM, irei notar melhorias? Ou nem vale a pena pensar nisso?

Antes de tomar a decisão de colocar ou não o questionário gostava de saber a vossa opinião.
 
8GB ajudarão e conta em substituir o HDD por SSD - mas limitado ao SATA, mas nunca terás a velocidade de um novo. E pelo que vejo o ecran desse Toshiba é especialemnte fraco nem sequer FHD.

Compra novo, para teres um ecran bom para filmes 100% sRGB conta com 700-800 euros orçamento, 16GB RAM, SSD NVME etc.
 
Se o tema é Firefox+Excel+Word e o budget é 300 eur podes comprar uma recondicionado por 300/400 eur e ficas bem servido com uma experiência totalmente diferente. É outra rota para resolver o tema. Seria útil colocar aqui o questionário de qualquer forma.
 
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

300-400 EUR

Até ao final deste mês de janeiro.

Aceito recondicionado desde que possua, no mínimo, 3 anos de garantia...

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


b) Edição video / imagem (vídeo ou outro caseiro, sem grandes excessos)
c) Office / Navegação web / Filmes

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Indiferente

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Indiferente

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Indiferente

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?


Sim, o portátil há de ser transportado com alguma frequência.

7) Quantas horas de bateria necessitas?


Indiferente (para onde eu levar o carregador irá sempre comigo...)

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?


Em casa poderei ligar a um ecrã/TV externo (em princípio a porta HDMI trata do assunto).
 
Encontrei este portátil recondicionado:

Lenovo ThinkPad E485​


- CPU AMD Ryzen™ 5 2500U
- 8 GB RAM
- 240 GB SSD
- Ecrã 14"

Preço: 190€

Qual a vossa opinião? Bom preço ou encontra-se melhor por preço semelhante?
 
Última edição:
Já vai ser uma melhoria gritante em relação ao antigo.
Qualidade/preço é boa escolha. Haverá melhores, mas também serão mais caros.
 
Obrigado a todos pela resposta e pelo vosso contributo :001:

Embora ainda dependente da confirmação do remetente, acabei por escolher este portátil:

HP Laptop 15s-eq2016np 15.6"​

- CPU AMD Ryzen 5 5500U (até 4 GHz de frequência Max Boost Clock, 8 MB de cache L3, 6 núcleos, 12 threads)
- 8 GB RAM
- 256 GB NVM SSD
- Ecrã 15.6" FHD 1920*1080

Preço: 299€

Penso que justificou o investimento em +110€ num portátil que, comparativamente ao anterior com o CPU Ryzen 5 2500U, a performance é, pelo menos, o dobro, o que significa maior estabilidade no seu uso.
 
Melhor escolha sem dúvida e dentro do budget :) Tenta negociar com o vendedor 16GB de Ram, dá sempre jeito e pode ser que a diferença seja marginal.
 
Melhor escolha sem dúvida e dentro do budget :) Tenta negociar com o vendedor 16GB de Ram, dá sempre jeito e pode ser que a diferença seja marginal.

Tendo em conta a tua sugestão, decidi ir um pouco mais além e, antes de começar a usar o portátil, ainda adquiri um pente adicional de memória (8GB), por 10€, ficando assim com cerca de 15,5 GB RAM, em vez dos 7,5 GB que vinha na origem.

Aproveitei e fiz a instalação do Windows 11 já com este upgrade de memória :001:

Ainda vou começar a usar este novo portátil, e aí logo verei as diferenças na performance comparativamente ao velhinho Toshiba L750D.
 
Back
Topo