UPS nova...

kiling

Portugal@Home Member
Boa tarde

Ando seriamente a pensar adquirir uma ups nova para casa, mas o orçamento e limitado e as mustek nao me inspiram muita confiança.

Já tenho uma APC 500va mas os 350w que debita ja nao aguentam com a torre, vou coloca-la com a tv, e outros perifericos e pensava comprar uma nova de 1500va mas nao muito cara como as da APC que sao na ordem dos 300€...

Alguem me da sugestoes?
Vi umas da phasak isso e marca de confiança?

Abraço e obrigado
 
Boa tarde

Ando seriamente a pensar adquirir uma ups nova para casa, mas o orçamento e limitado e as mustek nao me inspiram muita confiança.

Já tenho uma APC 500va mas os 350w que debita ja nao aguentam com a torre, vou coloca-la com a tv, e outros perifericos e pensava comprar uma nova de 1500va mas nao muito cara como as da APC que sao na ordem dos 300€...

Alguem me da sugestoes?
Vi umas da phasak isso e marca de confiança?

Abraço e obrigado

Para que queres as UPS?
Para proteger a instalação?
Proteger do que?
Proteger dos picos de tensão?

Para proteger dos picos, colocas uns filtros com protecção de picos e já está.
Se for para aguentar o equipamento quando falta a luz, qualquer UPS offline serve, a unica diferença de umas para as outra está na velocidade de disparo, aquando da falta de electricidade.

Para proteger a sério, precisas de uma UPS ONLINE.
Isso sim custa uma furtuna.
 
Para que queres as UPS?
Para proteger a instalação?
Proteger do que?
Proteger dos picos de tensão?

Para proteger dos picos, colocas uns filtros com protecção de picos e já está.
Se for para aguentar o equipamento quando falta a luz, qualquer UPS offline serve, a unica diferença de umas para as outra está na velocidade de disparo, aquando da falta de electricidade.

Para proteger a sério, precisas de uma UPS ONLINE.
Isso sim custa uma furtuna.

Para proteger da falta de corrente e da baixa tensao que a EDP faz o favor de as vezes ter nesta fase da rede, que desce em certas alturas aos 180v (tenho algures fotos disso em varios locais da casa).
Para proteger dos picos de tensao tenho um protector ja da APC por acaso onde esta tudo ligado.
Por acaso vi ups online mas realmente era pela hora da morte o preço... ja agora qual e a diferença?
E para as mais baratas existem baterias de substituiçao? Para a minha 500CS as baterias novas de marca custam 30 e picos euros... 3x menos que a ups nova :)
 
Para proteger da falta de corrente e da baixa tensao que a EDP faz o favor de as vezes ter nesta fase da rede, que desce em certas alturas aos 180v (tenho algures fotos disso em varios locais da casa).
Para proteger dos picos de tensao tenho um protector ja da APC por acaso onde esta tudo ligado.
Por acaso vi ups online mas realmente era pela hora da morte o preço... ja agora qual e a diferença?
E para as mais baratas existem baterias de substituiçao? Para a minha 500CS as baterias novas de marca custam 30 e picos euros... 3x menos que a ups nova :)

As ups online, fornecem toda a energia ao sistema através do proprio circuito, ou seja se a tensão da rede andar a variar, elas dão sempre os 230v.
As ups offline, apenas entram quando a tensão da rede cai abaixo de um determinado valor, normalmente nos 180v, e mesmo assim, demoram alguns ms a "ligar" o sistema atraves delas.
Independentemente das ups offline serem melhores ou piores, elas demoram sempre algum tempo a "entrar" ao serviço quando a tensão cai, e durante esse tempo o equipamento sofre com tudo o que a rede electrica da EDP lhe mandar para cima, sejam baixas, ou altas tensões.
Quando a rede anda aos "altos" e "baixos" com 210V, 190V, 215V, 195V, etc.... as ups offline pouco ou nada fazem para proteger os equipamentos.

Ou seja, para proteger, UPS Online, para manter ligados durante uma falha de luz, UPS Offline.

Sim há baterias, as de 12v/7ah costumam custar por volta dos 15€.
 
Eu por acaso ja tinha a minha configurada para os 200-240v, mas realmente pouco pode fazer em relaçao a isso.

Quais as ups que conheces que usam essas baterias de "linha branca"? entre os 1500 e 2000va

Obrigado
 
Eu por acaso ja tinha a minha configurada para os 200-240v, mas realmente pouco pode fazer em relaçao a isso.

Quais as ups que conheces que usam essas baterias de "linha branca"? entre os 1500 e 2000va

Obrigado

não conheço muitas... alias alem das APC apenas conheço as mustek.... e não são nada de especial.
Eu só trabalho com as APC e as antigas IMV, todas online, as offline não duram muito nos sitios em que trabalho. E tambem não oferecem protecção de jeito.

As APC sim que duram, mas o preço.... é demasiado para muita gente. Para mim são, eu em casa tenho uma mustek.
 
Eu ouvi falar agora de uma marca "Phasak" que diz algo nas caracteristicas "Estas UPSs Linha Interactiva corrigem automaticamente tensões demasiado baixas ou altas sem usar a bateria"... o preço e pouco mais de 200€ para uma de 2000va, ao contrario de mais de 300€ para uma APC de 1500va... isto e q me deixa a pensar :\
 
Eu ouvi falar agora de uma marca "Phasak" que diz algo nas caracteristicas "Estas UPSs Linha Interactiva corrigem automaticamente tensões demasiado baixas ou altas sem usar a bateria"... o preço e pouco mais de 200€ para uma de 2000va, ao contrario de mais de 300€ para uma APC de 1500va... isto e q me deixa a pensar :\

Com essas caracteristicas, mais parece uma ups Online, eu ia para essa.
 
Olá,

Estava a ver a vossa troca de «mensagens» relativas ao UPS – muito interessante, aliás – e também eu tenho aqui umas dúvidas relativas a UPS e sistemas eléctricos. Se puderem dar aí uma ajuda ou esclarecimento, agradecia.

Eu de há uns tempos para cá – ou talvez desde sempre, não sei – que noto certas interferências no meu computador de cada vez que alguém acende a luz da divisão ao lado do meu quarto. Isto é, quando alguém vai a essa divisão e acende o interruptor da luz, se tiver o PC ligado, e, sobretudo, com as colunas de som ligadas, oiço uma interferência que dura segundos, como um «click» ou algo parecido. O mesmo se passa quando alguém desliga a luz, mas aí, por vezes, nota-se até no ecrã, uma espécie de «linha de interferência» a percorrer o mesmo de cima para baixo (ou vice-versa). Quer numa, quer noutra situação, são coisas de um segundo, ou algo parecido. É muito rápido.

A que se deve isto? Algum problema na rede eléctrica em casa, não?

Eu agora vou comprar um PC novo, e preocupa-me o efeito que isso – e outras coisas do foro eléctrico como o quadro disparar, falta de luz, etc. – poderá ter no mesmo e na sua longevidade, estando pois, nesse sentido, a pensar comprar um UPS, coisa que me aconselharam e me fez estar atento à vossa conversa.

Eu procurava, então, algo que protegesse o PC destas interferências, e até de quando o quadro dispara por corte de electricidade ou excesso de coisas ligadas, por exemplo. Não me preocupa tanto ter tempo para gravar ou sair das coisas calmamente – bem, se isso for melhor para o PC, claro que me preocupa – mas, isso sim, as interferências e as possíveis variações na linha que às vezes a gente pode nem notar mas que vão estragando as coisas silenciosamente.

Em súmula: faz sentido um UPS ou antes aquela espécie de «extensões» das empresas das UPS’s?; Deveria eu antes era procurar solucionar o problema eléctrico aqui de casa?

Cumprimentos,
 
Olá,

Estava a ver a vossa troca de «mensagens» relativas ao UPS – muito interessante, aliás – e também eu tenho aqui umas dúvidas relativas a UPS e sistemas eléctricos. Se puderem dar aí uma ajuda ou esclarecimento, agradecia.

Eu de há uns tempos para cá – ou talvez desde sempre, não sei – que noto certas interferências no meu computador de cada vez que alguém acende a luz da divisão ao lado do meu quarto. Isto é, quando alguém vai a essa divisão e acende o interruptor da luz, se tiver o PC ligado, e, sobretudo, com as colunas de som ligadas, oiço uma interferência que dura segundos, como um «click» ou algo parecido. O mesmo se passa quando alguém desliga a luz, mas aí, por vezes, nota-se até no ecrã, uma espécie de «linha de interferência» a percorrer o mesmo de cima para baixo (ou vice-versa). Quer numa, quer noutra situação, são coisas de um segundo, ou algo parecido. É muito rápido.

A que se deve isto? Algum problema na rede eléctrica em casa, não?

Eu agora vou comprar um PC novo, e preocupa-me o efeito que isso – e outras coisas do foro eléctrico como o quadro disparar, falta de luz, etc. – poderá ter no mesmo e na sua longevidade, estando pois, nesse sentido, a pensar comprar um UPS, coisa que me aconselharam e me fez estar atento à vossa conversa.

Eu procurava, então, algo que protegesse o PC destas interferências, e até de quando o quadro dispara por corte de electricidade ou excesso de coisas ligadas, por exemplo. Não me preocupa tanto ter tempo para gravar ou sair das coisas calmamente – bem, se isso for melhor para o PC, claro que me preocupa – mas, isso sim, as interferências e as possíveis variações na linha que às vezes a gente pode nem notar mas que vão estragando as coisas silenciosamente.

Em súmula: faz sentido um UPS ou antes aquela espécie de «extensões» das empresas das UPS’s?; Deveria eu antes era procurar solucionar o problema eléctrico aqui de casa?

Cumprimentos,


Bem, no seu caso, poderia-se começar por procurar maneira de eliminar esse "ruido" da rede, talvez por verificar a ligação á terra e ver se a mesma está em condições.
Sobre a questão de proteger os equipamentos, a unica maneira mesmo é uma ups online.

Como foi dito, as ups offline apenas "entram" em funcionamento quando a tensão da rede sai dos limites, Não protegendo a rede quando existem interferencias, das que exemplificou.

Ainda assim, a colocação de um condessador na linha perto dos equipamentos não fazia mal nenhum, talvez muitas dessas interferencias deixassem de chatear.
Um filtro anti-parasitario, tambem resolve o problema das lampadas de mercurio, flurescentes, e outros geradores de indução dos cabos da rede.

Claro que estas soluções apenas resultam até certo ponto, não fazem milagres.
A melhor solução, é mesmo utilizar um estabilizador de tensão, boa, agora lembrei-me da palavra que se utilizava antigamente.

Os estabilizadores de tensão, são raros, mas ainda existem, e servem precisamente para estabilizar a tensão da rede. Tipo uma UPs mas com uma autonomia de alguns segundos.

A Leiritronica tinha uns de 3000VA a venda por uns 500€ acho eu... se calhar ainda lá vou procurar isso, se precisarem de ajuda.

Os estabilizadores fazem precisamente o que o nome indica.
O seu funcionamento consiste num modulo redutor de tensão e noutro elevador, para que a tensão de saida seja sempre de 230V independentemente da tensão da rede ser de 180V ou de 250V.

A vantagem de um estabilizador, é a carga que aguenta, a desvantagem é a fraca autonomia frente a um corte de luz.

Para equipamentos informaticos, e electronica de consumo, é normal utilizar UPS Online, que juntam a mais valia das UPS offline, com as mais valias dos estabilizadores.

Começaram a aparecer no mercado UPS com estabilizadores integrados, UPS Online, que apenas recorrem ás baterias quando a "luz" falta, de restom a carga cai sobre os reguladores de tensão, e respectivos transformadores.



UPS OFFLINE
--------------------------------------------
- custam entre 50€ e 300€.
- Apenas protegem contra picos de tensão, até determinados valores.
- Demoram algum tempo até entrarem em funcionamento quando há um corte de electricidade
- Não trazem protecção contra problemas relacionados com tensão baixa na rede.
NOTA: algumas UPS contornam o problema de serem offline, com circuitos detectores de problemas de linha, comutando quando a tensão da rede sofre anomalias. Voltando ao modo bypass passados alguns segundos.

Exemplo das UPS offline melhores:
APC Smart-UPS
http://www.apcc.com/products/family/index.cfm?id=165

Exemplo das UPS offline normais:
http://www.apcc.com/products/family/index.cfm?id=21



UPS Online Tradicionais:
--------------------------------------------
- Custo...... varios milhares de euros
IMV Invictron



UPS Online Modernas (incluem estabilizador):
--------------------------------------------
APC Matrix
(não encontrei o Link... já deve haver outras melhores...)



Estabilizadores:
--------------------------------------------
Bom estabilizador!!
http://www.leiritronica.pt/electronica/product_info.php?products_id=9081

Este é parecido com aqueles que se viam muito, antigamente, ao pé das televisões!!
http://www.leiritronica.pt/electronica/product_info.php?products_id=9079



Sobre a questão colocada, não vou dizer que DEVE, mas vou dizer, que no seu caso, eu partia para uma ups online com estabilizador.
No caso de orçamento reduzido, iria para estabilizadores espalhados pelos equipamentos, e respectivas ups offline nos equipamentos.

Cumprimentos
Judas

EDIT 4 ou 5:
Desculpa pelo testamento, mas não queria que fica-se muito por dizer...
 
Última edição:
Olá Judas,

Muito obrigado pelas informações / esclarecimentos. E não foi nada grande, eu gosto bastante de ler, estás à vontade.

Vou então ver isso, mas em princípio é melhor resolver primeiro os problemas estruturais, e depois sim, avançar para uma solução UPS mais qualquer coisa, se necessário. De qualquer das formas, não pretendo dar mais que cento e tal euros por um UPS. Vou investigar. Obrigado pelas dicas.

Cumprimentos,
 
Back
Topo