Usar box de TV Vodafone fora de casa (Dentro ou fora de Portugal)

Suicide-Squad

Power Member
Boa noite a todos,

Tenho em casa um servidor OpenVPN ligado à minha net da Vodafone.
O cliente (o meu portatil) liga-se ao servidor e todo o tráfego do cliente é routeado para a Internet do servidor do OpenVPN.

Portanto, a qualquer site que vá, o mesmo vê-me como se estivesse em casa. O meu IP público é o de casa e não o da net a que estou ligado.

Decidi fazer um pequeno teste, e consigo pingar todas as VLANs do router da Vodafone. E isto levanta-me a seguinte questão: se todo o tráfego está routeado, então se ligar a Box da Vodafone ao portátil com partilha de Net da Wifi para a ethernet e ligar lá a box, então a box deverá conseguir ligar-se e dar-me TV, porque vai usar a VLAN de TV do router da Vodafone via OpenVPN.

A minha ideia é: poder levar comigo e usar a box da Vodafone que tenho em casa em qualquer lugar, mesmo fora do país.

Já alguém tentou este setup com sucesso? Seja com um portátil, router com DD-WRT, Raspberry-pi, etc? O que recomendam?

Abraço e desde já o meu obrigado
 
Última edição:
Se conseguires com que a box se ligue à vlan correta deverá funcionar. Como o vais fazer e se realmente funciona não sei. Só testando. Se conseguires depois deixa aqui feedback e o método usado sff :)
 
Pelo que sei, a box adquire um IP de rede local, e depois tenta obter um IP da VLAN.
Se os meus conhecimentos de rede não estão errados, e estando a VLAN disponível, a box deverá conseguir registo.
 
Sim teoricamente dá, no entanto o problema sera o multicast, que embora vá encapuslado na VPN, se usares UDP se se perderem pacotes ficas com imagem pixelizada.
 
a questão de TCP ou UDP é muito fácil de resolver.
Vou ver se testo isto e depois partilho o resultado. Se alguém já tiver feito isto com sucesso e puder partilhar, seria excelente.
 
Já fiz o teste e o problema são as rotas de multicast.
Tenho tv durante 5 segundos e depois morre. Mas pelo menos a box regista e funciona.

Não sei bem como resolver isto em windows.
Em linux já há esta solução:
https://github.com/danielkucera/vpnmcast

Abraço

EDIT: Aqui fica o gráfico da ligação:
6qvwvSc.png


Basicamente cada drop do gráfico é quando o stream de TV congela completamente (com mensagem: temporáriamente indisponível, por favor aguarde) e depis troco de canal, e volta a dar 5 segundos, e novamente troco de canal.

Estou a usar uma net movel da MEO com VPN. Portanto estou no caminho certo.
Acho que me falta mesmo só a questão do multicast...

EDIT2: Pelo que li noutros tópicos, o zapping para ser rápido, a vodafone usa unicast nos primeiros segundos e depois multicast. Portanto o Windows falha no multicast. O gráfico em cima é a prova do funcionamento do unicast.
 
Última edição:
Viva @Illusion4u

Se não me engano, o TAP do OpenVPN apenas funciona em Layer 2 enquanto que o TUN funciona em Layer 3. o TUN normalmente é mais interessante pela teórica escalabilidade que tem. Ainda que o TUN não faça encaminhamento de packets de broadcast. Será este o problema?
https://community.openvpn.net/openvpn/wiki/BridgingAndRouting

o IGMP e Multicasting não precisam de Layer 3? ou Layer 2 também serve?

Sei que há users que compraram switches da TP-Link salvo erro e tiveram de configurar o passthrough do IGMP e do Multicast. Não estou a encontrar esse tópico para poder confirmar se é um switch L2 ou L3.

EDIT:
Já percebi a questão do TAP. Com o TAP o OpenVPN encaminha o trafego de forma pura para o lado do Servidor e é então depois processado do lado do Router em vez de ser o OpenVPN o responsável pelo routeamento em certa medida do lado do cliente. No entanto o TAP aparentemente não é absolutamente funcional com multicasting:
https://community.openvpn.net/openvpn/ticket/79

Seja como for, vou testar. Tem de funcionar, ainda que com paragens ocasionais, mas deverá resolver o problema.
Depois dou feedback.
 
Última edição:
Boas,

Fiquei muito interessado no seu tópico, deveras que o estou a acompanhar desde o início dos seus testes.

Eu já comecei a fazer uns testes do meu lado. O que estou a fazer é utilizar a minha segunda Box Vodafone de casa no meu escritório, mas até agora sem sucesso.

Tenho um Router ASUS RT-N14U, com uma firmware que vem no site da asus Portugal. Esta firmware já vem com as configurações da Vodafone para poder utilizar em vez do Thompson. Consegui configurar o Asus para controlar o tráfico da Internet e ter a primeira box ligada e conectar o router Vodafone ao ASUS só para o VoIP e a seguanda BOX IPTV.
O problema é que isto só funciona bem em casa. Abaixo segue o esquema que fiz.

Com os testes que fez, queria saber como configurou em sua casa o Servidor VPN. Colocou-o de forma a ele passar os mesmos IP's da rede LAN de sua casa, ou mesmo passando IP's diferentes, consegue que a box comunique com o Router Vodafone em Portugal.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho :)
vodafone.jpg
 
Boa tarde Carlos,

Os testes que fiz foram com o OpenVPN em modo routing (tun). Mas o openVPN em modo tun não faz passagem de igmp multicast.
Neste modo também são atribuídos IPs na gama 10.0.0.0, dependendo da configuração. Mas como todas as VLANS estão acessíveis, a box consegue fazer ligação e zapping. O problema vem depois com o multicast.

Tenho neste momento duas alternativas que não testei e que sei que funcionam com multicast:
- OpenVPN com TAP (layer 2, passagem directa de tráfego sendo a gestão feita do lado do router e que suporta multicast, e pode atribuir gamas de IP da LAN do router)
- L2TP/ipsec (mais uma vez layer 2 que suporta multicast, mas que por default usa ips próprios com acessibilidade à rede interna do router e todas as VLANs)

Atenção que o Windows 10 não funciona bem com vontade de tipo l2tp/ipsec devido a problemas com nat-t.

Preciso de ter tempo para configurar o OpenVPN para TAP, porque envolve fazer bond do tap e do eth por script no acto da conexão, e para desfazer o bond na desconexão. Dá algum trabalho, mas pelo que sei, a resolução reside aqui.
O ideal até seria configurar o DHCP do router para atribuir IPS até 150, e o openVPN a atribuir de 151 em diante. Assim havia uma distinção clara entre origem dos IPs e ficava tudo dentro da mesma subnet.

Quando testar, deixo aqui o meu testemunho. Mas ainda vai demorar um pouco.

Abraço
 
Boas Suicide,

Um teste que estou a trabalhar esta tarde, será usar um equipamento (Mikrotik) que trás a funcção OpenVPN e outras VPNS server's configuradas. Já estive a ver também as configurações do multicast para estes equipamentos Mikrotik. Depois, na minha loja, também com um Mikrotik, em modo cliente e redirecionando todo o tráfego multicaste para a interface Ethernet onde liga a BOX ou até mesmo o IP dela.

Vou fazer os testes e depois digo como correu.

Abraço
 
Boas,

Ontem consegui fazer a configuração do OpenVPN em modo TAP, mas nada. COnsegui fazer atribuição de IPs dentro da range do router, tendo o DHCP a atribuir de 25 a 150, e o openVPN de 151 a 250. Conseguia aceder a toda a minha rede como se em casa estivesse. Mas só a LAN de origem é que estava routeada.
Problema do TAP: Todo o routeamento tem de ser configurado do lado do servidor que tem o OpenVPN server. Como não tenho os detalhes das VLANs de IPTV (apenas o IP que retiro do router para o serviço IPTV, e esse está sempre a mudar), estou de pés e mãos atados...
A configuração em modo TAP com multiplas redes é muito trabalhoso. Não é dificil, mas é um trabalho e tanto...

Em modo TUN esse routeamento é feito on-the-fly, o que dá uma enorme vantagem, mas não suporta multicast. Logo, ardeu...

Só me sobra o L2TP/ipsec e sendo na mesma layer 2, mas cheira-me que vou bater no mesmo paredão.

Estou a ficar sem opções...
 
Boas,

Os meus testes não deram em nada, mas de repende lembrei-me de uma possível solução. Usar 2 Raspberry Pi's.

Um deles é configurado como servidor do openvpn em modo bridge (tap) e o segundo em modo cliente.
No caso do segundo, ele liga-se à internet e ao openvpn server através da WLAN e depois partilha a ligação para a porta Ethernet. Como sabemos, a Vodafone utiliza a VLAN 105 para transmitir o IPTV. Uma solução que me lembrei, foi, partilhar a internet e a vpn da wlan com a eth0 e na eth0 configurar a vlan105. Podera ser que asism consiga comunicar com o router.

Vou testar e volto a falar.

Abraço
 
Viva tale_of_us

Por falta de tempo não continuei a explorar mais cenários.
Mas pelo ponto onde fiquei, o problema está no multicast. Vai ser.complicado de vencer sem um esforço significativo.
 
Back
Topo