1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

UTP vs FTP cables! Duvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por flaviorodrigues, 4 de Julho de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 17537)

1. flaviorodrigues

flaviorodrigues Power Member

Boas, eu estou a tratar de criar uma rede, e ha uns pcs tipo 8 que estao mais longe e pela calha onde vai passar esses 8 cabos, passa fios de electricidade, entao pensei em usar cabo blindado, eu pensei que fosse igual ao cabo normal utp cat 5e, mas o fornecedor dis que so tem cabo FTP, e perguntou me se era isso.

eu estive a ver e vi stp (shilded ....) a questão esta que ele disse ftp, e fiquei na duvida.

Depois vi que existem patch panels proprios para ftp.
    mas afinal a unica diferença não é a protecao a volta do cabo?

ajudem me, preciso de dar uma resposta ao fornecedor o mais rapido possivel

Obrigado,
    Flavio

2. varejo

varejo Power Member

Boas, os FTP teem folha de alumínio, e um fio de descarga, que é esse fio que liga nos patch panels FTP para haver continuidade nas ligações e fazerem as descargas á "terra", de qualquer forma o UTP é mais barato que o FTP, e na prática o FTP nessa rede não te vai dar melhoras significativas para compensar a diferença de preço!!!

3. flaviorodrigues

Pois, mas tambem sao poucos cabos, nem 10 sao, logo penso que e melhor, pois 50 metros por meio de buracos e calhas com cabos de eletricidade, alem de passar pelo meio duma caixa daquelas de parede de eletricidade, penso que o melhor a longo prazo.

Ja agora entao mas depois do patch panel para os switchs, ja posso usar cabos utp normais correcto?

ou seja:

tomadas parede rj45 > cabo ftp > patch panel ftp > cabo utp para o switch, ou uso cabo ftp para o switch tambem?

4. freefall2870

freefall2870 Power Member

Tenho instalações feitas com UTP a passar em semelhantes condições e nunca apresentaram problemas. Só utilizei STP para 2 ligações a quase 100 mts, a passar por zonas externas e 1 delas frente a uma antena Wireless externa. Mas isto já são condições extremas.

5. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Os cabos STP são para situações realmente extremas, como por exemplo locais industriais com grandes interferências electromagnéticas. Para casa podes perfeitamente usar UTP, mesmo a passar junto a fios eléctricos sem problema nenhum, com a vantagem que o metro de STP é caro pa xuxu.

6. varejo

varejo Power Member

Boas, podes por tudo a UTP, que não tens nenhum problema, falo por experiência!!

7. flaviorodrigues

boas, mas sim isto é numa empresa (escola), ja tinha ai posto o projecto disso, e na area administrativa pensei em por cabo ftp, devido as condicoes, porque tambem ha um que passa por fora, logo externamente e leva com as condicoes normais tipo chuva e isso.

8. .:diOgO:.

.:diOgO:. I'm cool cuz I Fold

Mas, se não estou em erro podes ligar FTP , e depois para o switch/HUB metes UTP ;)

9. varejo

varejo Power Member

Boas, não existem cabos de rede para exterior, só telefónicos TE1HE, portanto se o queres colocar no exterior e que dure algum tempo, passa por dentro de tubo!!!

10. J[PT]

J[PT] Power Member

Exactamente. As interferências electro magnéticas o calor e frio extremo afectam bastante o fluxo de dados.

Partilhar esta Página