Vale a pena ser um switcher ?

Status
Fechado a novas mensagens.

Eru_Iluvatar

Power Member
Boa noite a todos,

Tenho lido muito do que se tem escrito por aqui. Como estou a pensar comprar um portátil (apesar de não ser nada urgente), acho melhor ir considerando todas as hipóteses. Prefiro portáteis com monitor grande (preciso fazer esquemas, diagramas, simulações, por isso pensei num monitor de 17")

Sempre achei que os Apple fossem melhores computadores do que os PC's com Windows, dentro da mesma gama. Mas depois de ler vários dos posts, surgiram-me algumas dúvidas, que me levam a pensar se os Apple são uma boa escolha.

Li que os novos MBP atingem temperaturas próximas (ou superiores) a 80ºC em funcionamento normal.
A minha dúvida: O meu PC de secretária com Windows, em actividades mais intensivas, com uma temperatura ambiente de 20-30ºC, nunca ultrapassa os 55ºC (e dificilmente se aproxima deste valor). Mesmo considerando que um portátil tenha um sistema de refrigeração pior, 25-30ºC de diferença, é muita coisa... Se tiver o portátil no colo, queimo as pernas...
Isto é verdade, não é, acontece em caso de defeito, como se resolve o problema ?

Li que os Apple-Intel, correm o Windows com normalidade.
A minha dúvida:Eu preciso correr aplicações, como o Matlab, ou outras mais específicas, será que correm num Apple, sem problema (com o Windows instalado) ? Ou os Apple correm o Windows, como uma emulação e mesmo assim há problemas com aplicações fora do normal (Office e afins) ?

Li que a Apple tem software de apresentações (acho que se chama Keynote), muito melhor que o PP do Office, que permite fazer muitas mais coisas que no PP.
No PP é possível criar um ficheiro para que pessoas sem o PP instalado possam ver a apresentação, será que alguém tem algum exemplo de uma apresentação para eu ver a diferença, no meu Windows PC ?

Li que os Apple são muito melhores que os PC's nas tarefas mais comuns (Office, Internet) e em edição de video e de fotos. Que são equivalentes em programação, mas que são inferiores nas restantes tarefas, principalmente nos jogos e nas tarefas que exijam software específico.
A minha dúvida: Nas minhas fotos não faço edição, trabalhar no Office é importante, mas é insuficiente. Eu tenho de comprar um portátil que faça tudo o que eu preciso. Eu uso tarefas do Office (relatórios, documentos diversos, apresentações, etc), mas tb quero usar o Matlab, Ferramentas de simulação, jogar um ou outro jogo esporadicamente, mas recente, por exemplo o Starcraft 2 (que ainda não saiu), mas de certeza que não vai ser necessário comprar um computador assim que sair, os de 2008 e alguns de 2007, devem poder corrê-lo muito bem e a Blizzard, tb faz jogos para Mac.
Se um portátil por mais de 2500€ (imaginando que o compraria hoje) não fizer isto tudo, então, não vale a pena.

Li que a bateria dos MBP, vem integrada no portátil, li tb que (por exemplo) a Apple não trocou um
ipod com a bateria estragada, porque tinha 18 meses e já tinha passado a garantia (foi nos E.U.A.).
A minha dúvida: Será que corro o risco de isto acontecer com o portátil ? Em Portugal a garantia é de 2 anos (para particulares), se tiver um problema depois da garantia terminar, o que faço ? Qual é a fiabilidade dos portáteis Apple (isto é, quando tempo duram em média), eu espero que o meu portátil dure pelo menos 5 anos, claro que não vai ter o mesmo desempenho com as aplicações mais recentes, à medida que o tempo for passando, mas espero que faça pelo menos o que fizer quando eu o comprar. O meu PC é antigo mas corre todas as coisas que corria quando o comprei e corre a maioria das mais recentes (tem 4 anos).

Resumindo, comprar um MBP de 17", por mais de 2500€ é:
1- Comprar um excelente portátil/torradeira, só para passar uns textos e navegar numas páginas sem grandes efeitos visuais e se houver algum problema a Apple foge da responsabilidade.
Ou é:
2- Comprar um excelente portátil, que corre tudo e mais alguma coisa, que se (na possibilidade remota) tiver algum problema a Apple garante assistência eficaz e em tempo útil.

De momento é tudo, espero que haja alguém que tenha paciência para ler o testamento e de me dar alguma resposta rigorosa, sem fundamentalismos. Se houver alguém que queira responder, considere por favor o MBP de 17".
 
Última edição:
Tudo muito bonito e cheio de cores mas já foi tudo respondido neste fórum, vê aqui, outro conselho é ires uma loja especializada em Macs e fazes as perguntas e até te mostram como funciona.
 
racista.
há gente que anda pelo fórum com uma skin branca, sabias? qual é a ideia do pessoal por uma letra a branco, quando ela na vossa skin já aparece a branco por defeito?

até te respondia, se conseguisse ler :P
 
Repondendo ao que sei (visto que tenho um Macbook e não um Macbook Pro)...
Há Matlab para Mac. Em relação ao Windows, o Mac corre o Windows como qualquer outro portátil. Não há diferença nenhuma, tudo o que podes fazer no windows no teu Desktop podes fazê-lo no windows instalado num Mac, mas acho que deves ver se existem ferramentas equivalentes às que usas em Windows para Mac.
Em relação à longevidade do Mac, na minha opinião não podes comparar um portátil com um Desktop. Acho que os computadores de secretária duram mais do que qualquer portátil.

E eu continuo com a minha teoria, o Starcraft 2 não vai sair brevemente :P
 
Oh pânico... Fechar posts deste tipo é facil já que são as perguntas habituais para qualquer switcher... mas o trabalhão que deu... irra!!!!

Fechado...
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo