Vale mesmo a pena testar em Opera?

mln2c

Power Member
Quase todas as pessoas que conheço utilizam o Firefox ou o IE. Mas sempre que se fala de testar sites costumam referir que também vale a pena testar em Opera. Vale mesmo a pena? Quais as principais diferenças entre o Opera e o IE e o Firefox? Afinal quem usa o Opera? Os utilizadores de Mac? Já que se vai perder tempo a testar num terceiro browser porque não o Safari?

cumprimentos
Manuel
 
Claro que vale a pena testar no Opera. E no Safari. Mesmo tendo uma taxa de penetração no mercado global de apenas ~2% e ~2,5% (mas presumo que mais nos países desenvolvidos), não é boa prática ostracizar deliberadamente ~5% dos utilizadores.
 
A testar, aqui é sempre: IE6, IE7, Firefox, Opera, Safari.

Em Windows tem acesso a todos estes browsers.
Existem alguns utilizadores em Windows que usam Opera. Em OS X é mais comum o Safari ou o Firefox.

Depois depende do "publico alvo", se vão também visitar o site por um browser móvel. Neste caso testa-se também com o Opera Mobile.
 
A testar, aqui é sempre: IE6, IE7, Firefox, Opera, Safari.

Em Windows tem acesso a todos estes browsers.
Existem alguns utilizadores em Windows que usam Opera. Em OS X é mais comum o Safari ou o Firefox.

Depois depende do "publico alvo", se vão também visitar o site por um browser móvel. Neste caso testa-se também com o Opera Mobile.

:x2:
 
são printscreens tirados em vários browsers, lá diz a resolução, e isso pode influenciar a apresentação do site, pelo que é uma boa maneira para testar.
A minha resolução é de 1920x1200, deverá ser certamente a resolução de uma minoria, e testar em outros computadores também é bom :)
 
Alem do browsershots (fantastico), ha' tambem o http://ipinfo.info/netrenderer/ que da' instantaneamente screenshots de várias versoes do IE. Ocasionalmente quando o projecto e' big uso o http://litmusapp.com , que alem de mostrar os screens rapidamente de varios browsers também e' muito util para testar designs de newsletters nos varios clientes de mail (desktop e web-based) :)

Quanto 'a pergunta do tópico: sim.
 
A testar, aqui é sempre: IE6, IE7, Firefox, Opera, Safari.

Em Windows tem acesso a todos estes browsers.
Existem alguns utilizadores em Windows que usam Opera. Em OS X é mais comum o Safari ou o Firefox.

Depois depende do "publico alvo", se vão também visitar o site por um browser móvel. Neste caso testa-se também com o Opera Mobile.
Eu começo é a ficar farto de andar com milhentos truques para que as tralhas funcionem bem em IE6. São milhentos hacks!

Se a malta não se dá ao trabalho de fazer o update para a nova versão, começa a ser problema deles.

[/rant] :P
 
Eu começo é a ficar farto de andar com milhentos truques para que as tralhas funcionem bem em IE6. São milhentos hacks!

Se a malta não se dá ao trabalho de fazer o update para a nova versão, começa a ser problema deles.

[/rant] :P
Os sites têem de ser feitos para passar no w3c, tudo o resto são extras.
 
Eu começo é a ficar farto de andar com milhentos truques para que as tralhas funcionem bem em IE6. São milhentos hacks!

Se a malta não se dá ao trabalho de fazer o update para a nova versão, começa a ser problema deles.

[/rant] :P

é mau pensares desta forma, e digo-te porque também já pensei assim. O problema é que nem todas as pessoas que usam internet são como nós (e como nós refiro-me a pessoas com capacidade de usar internet, saber o que é um browser - existem pessoas que nem sabem que existe "vida para além do explorer").
Lembra-te que existem pessoas com limitações, nomeadamente pessoas com uma certa idade, que também não sabem o que significa sequer "update", e que também têm direito a, por exemplo, ler jornais online, ou mais que não seja ver as gajas no Hi5.
 
é mau pensares desta forma, e digo-te porque também já pensei assim. O problema é que nem todas as pessoas que usam internet são como nós (e como nós refiro-me a pessoas com capacidade de usar internet, saber o que é um browser - existem pessoas que nem sabem que existe "vida para além do explorer").
Lembra-te que existem pessoas com limitações, nomeadamente pessoas com uma certa idade, que também não sabem o que significa sequer "update", e que também têm direito a, por exemplo, ler jornais online, ou mais que não seja ver as gajas no Hi5.
Compreendo o que estás a dizer, e em alguns casos e para esse tipo de malta sou obrigado a vergar-me (até porque sou pago para tal :P). Isso não significa que aceite a ignorância da maior parte da população e compactue com a sua perpetuação. Até porque os problemas do IE6 vão muito para além do display de páginas!
 
Boas,

Eu estive numa empresa à algumas semanas atrás, não por trabalho, mas porque sou amigo de um dos sócios.

Estava no gabinete dele e ele tinha o programa de contabilidade aberto, nada de especial.

Estavamos a falar sobre energias renováveis e companhia, quando ele me diz para abrir um site para demonstrar um motor em desenvolvimento.

Até aqui nada de especial.

O importante vem agora. IE5.5

Sim, ele ainda tinha no computador a versão 5.5 do Internet Explorer. Era também por isso muitos dos sites que ele via não funcionavam correctamente.

Não concordo quando dizem que devemos fazer o site passar no w3c e o resto é treta. Devemos sim fazer passar o site nos browsers e o w3c é treta.

Não adianta passar no w3c e ser indexado pelos motores de busca se os visitantes não o conseguem ver. E acreditem que a maioria dos utilizadores não sabe actualizar um browser e muito menos saber que existe outro.

É função dos navegadores serem totalmente compativeis com o W3C, não dos programadores.

Cerca de 70% das visitas de portal que tenho são do IE e dessas visitas 46% ainda são do IE6.

Por isso é preciso testar obrigatoriamente os sites no IE6, IE7 e no Firefox. Confesso que de resto não me preocupo muito, mas se passam nestes 3, é muito provável que passem nos restantes.

Em relação aos problemas do IE6 eles existem e nínguém os nega. Aqui à cerca de um ano li a história sobre porque isso acontecia, mas infelizmente não tenho o link. (tenho a impressão que o li na cnet, mas nao posso confirmar)

Antes do aparecimento do firefox e desta campanha toda anti-microsoft, o IE governava o mercado, tendo apenas a concorrencia do Netscape, que vinha a decrescer de dia para dia.

Como o mercado não se movia porque não havia concorrencia, a Microsoft, não querendo estar parada, foi submetendo alterações para a W3C para passarem a ser padrão. O problema foi que a W3C estava-se a lixar para aquilo e para tudo e em certos casos passou mais de um ano até que a Microsoft tivesse uma resposta da W3C. Como as respostas tardavam a chegar, a Microsoft implementou tudo no IE6, antes de serem aprovadas pela W3C.

É depois nesta altura que começa a surgir o Phoenix e a suite da Mozilla a ficar novamente em acção. Mas era tarde de mais. O IE já tinha sido lançado e a Microsoft não viu aprovados os pedidos que submeteu ao W3C.

E depois disto temos o problema da portabilidade. A Microsoft optou por não corrigir na versão 6 as incompatibilidades com as normas W3C. Quando vai fazer o lançamento do 7, fez a escolha mais lógica. 85% do pessoal à face da Terra utiliza o IE, se lhe espetarmos o W3C por defeito muitos sites deixarão de funcionar. Parece que agora no 8 será totalmente compatível, mas ainda serão precisos alguns anos após o lançamento do 8, para que o 6 tenha desaparecido. Por isso fixes para o IE6 ainda vão andar por aí mais uns anitos.


Saudações,
 
Sem dúvida que o IE6 é o que lixa todos os webdesigners... Existe sempre uma ou outra coisinha que queríamos ver implementada e muitas vezes não podemos por causa dessa bosta desse browser...
 
Aqui (na chafarica onde trabalho) os 'requisitos' são (quase sempre por esta ordem):
1. HTML Validator
2. Firefox
3. Lynx (ou links)
4. IE 7.0
5. Opera
6. IE 6.0
 
Back
Topo