valor a pagar para rescindir contrato NOS

zEmo

Power Member
Ora boa tarde!

Estive agora ao telefone com o apoio ao cliente pois pretendo cancelar o meu contrato. Primeiramente perguntei qual seria o valor a pagar caso quisesse rescindir, ao que me indicaram que seria de 168€. Pedi ainda que me dissessem qual foi o cálculo para chegar a tal valor, ao que disseram que era:

Valor Total dos Beneficios X 5 (Meses restantes no contrato) / 24 (Totalidade de meses do contrato)

Muito bem, pedi para continuar com a rescisão e transferiram-me a chamada para outro agente. Este novo agente disse-me que o valor a pagar seriam os 168€ mais 2 meses de mensalidade. Não consegui perceber porquê 2 meses de mensalidade mesmo após muita insistência. Um mês eu percebo porque vou pedir para rescindir e entretanto a cessação dos serviços já vai ser efectuada com o próximo mês a decorrer. Agora 2?!

Adiante, pedi para me confirmarem o cálculo para chegarem aos 168€ e desta vez disseram que não têm acesso ao cálculo e que o valor simplesmente aparece no sistema. Pedi então para me dizerem o valor total de beneficios do meu contrato, ao qual responderam com uma soma de valores que dá os 168€! Ora então não ficou a faltar a multiplicação e divisão para encontrar o valor real a pagar? Ou sou eu que estou a ver isto mal?

Feedback appreciated, estou um bocado confuso com isto tudo! Obrigado.
 
Eu não sei exactamente o que é isso do valor do benefício, mas aqui importa distinguir o valor total do contrato, por um lado, e o valor mensal, é para isso que serve esse cálculo.
 
Também não tens essa informação nas faturas ? Tal como a lei diz essa informação deve estar expressa na fatura, mas no caso da NOS parece que estão em falta com essa informação.
 
Eu não sei exactamente o que é isso do valor do benefício, mas aqui importa distinguir o valor total do contrato, por um lado, e o valor mensal, é para isso que serve esse cálculo.

Os benefícios de que me falaram foram oferta da activação, instalação e um desconto mensal. A minha fatura mensal é de 41,55€. Se não rescindir contrato pago 41,55€ x 5 = 207,75. Para rescindir agora supostamente teria que pagar 168€ + 41,55€ x 2 = 251€. Não faz sentido ter que pagar mais, ou faz?

Também não tens essa informação nas faturas ? Tal como a lei diz essa informação deve estar expressa na fatura, mas no caso da NOS parece que estão em falta com essa informação.

Não tenho essa informação na fatura.
 
Ora boa tarde!

Estive agora ao telefone com o apoio ao cliente pois pretendo cancelar o meu contrato. Primeiramente perguntei qual seria o valor a pagar caso quisesse rescindir, ao que me indicaram que seria de 168€. Pedi ainda que me dissessem qual foi o cálculo para chegar a tal valor, ao que disseram que era:

Valor Total dos Beneficios X 5 (Meses restantes no contrato) / 24 (Totalidade de meses do contrato)

Muito bem, pedi para continuar com a rescisão e transferiram-me a chamada para outro agente. Este novo agente disse-me que o valor a pagar seriam os 168€ mais 2 meses de mensalidade. Não consegui perceber porquê 2 meses de mensalidade mesmo após muita insistência. Um mês eu percebo porque vou pedir para rescindir e entretanto a cessação dos serviços já vai ser efectuada com o próximo mês a decorrer. Agora 2?!

Adiante, pedi para me confirmarem o cálculo para chegarem aos 168€ e desta vez disseram que não têm acesso ao cálculo e que o valor simplesmente aparece no sistema. Pedi então para me dizerem o valor total de beneficios do meu contrato, ao qual responderam com uma soma de valores que dá os 168€! Ora então não ficou a faltar a multiplicação e divisão para encontrar o valor real a pagar? Ou sou eu que estou a ver isto mal?

Feedback appreciated, estou um bocado confuso com isto tudo! Obrigado.

Lê este artigo, penso que te ajuda a perceber como é calculada a penalização em caso de rescisão antecipada do contrato:
https://www.comparaja.pt/blog/rescindir-contratos-de-telecomunicacoes

Em relação às mensalidades, só te podem cobrar até ao fim do ciclo de faturação.
 
Os benefícios de que me falaram foram oferta da activação, instalação e um desconto mensal. A minha fatura mensal é de 41,55€. Se não rescindir contrato pago 41,55€ x 5 = 207,75. Para rescindir agora supostamente teria que pagar 168€ + 41,55€ x 2 = 251€. Não faz sentido ter que pagar mais, ou faz?



Não tenho essa informação na fatura.

Bom. Se esses benefícios só são válidos caso o contrato seja cumprido até ao fim, então não me surpreende que te cobrem isso ao rescindires (instalação, desconto mensal,etc). Neste caso então esses valores fazem sentido. Não estou a dizer que está certo mas pode ser assim que as coisas funcionam e compensa-te manter o serviço até ao fim ou renegociar um novo agora.
 
Lê este artigo, penso que te ajuda a perceber como é calculada a penalização em caso de rescisão antecipada do contrato:
https://www.comparaja.pt/blog/rescindir-contratos-de-telecomunicacoes

Em relação às mensalidades, só te podem cobrar até ao fim do ciclo de faturação.

Obrigado! Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Efetuando o cálculo com a fórmula do site o valor a pagar seria muito mais baixo:

(beneficios / Periodo Contratatado) x Meses restantes == (168 / 24) x 5 = 35€

Mas também estou a achar este valor baixo demais... que confusão!
 
O valor a pagar pela indemnização será sempre uma percentagem do total de benefícios que te foram atribuídos e isso estará no documento de venda que podes ver na tua área de cliente.
Para chegares ao valor a pagar é exactamente como viste no site (valor total dos benefícios/24) assim sabes o valor do benefício por mês que te é atribuído e depois multiplicado pelo número de meses de incumprimento (neste caso e como dizes serão 5 meses).
Se o valor que te dá são os 35 euros então é esse o valor devido.
 
O valor a pagar pela indemnização será sempre uma percentagem do total de benefícios que te foram atribuídos e isso estará no documento de venda que podes ver na tua área de cliente.
Para chegares ao valor a pagar é exactamente como viste no site (valor total dos benefícios/24) assim sabes o valor do benefício por mês que te é atribuído e depois multiplicado pelo número de meses de incumprimento (neste caso e como dizes serão 5 meses).
Se o valor que te dá são os 35 euros então é esse o valor devido.

Obrigado RJMC. Então como é possível falarem-me em valores de 200 e mais euros?
 
Obrigado! Há aqui qualquer coisa que não bate certo. Efetuando o cálculo com a fórmula do site o valor a pagar seria muito mais baixo:

(beneficios / Periodo Contratatado) x Meses restantes == (168 / 24) x 5 = 35€

Mas também estou a achar este valor baixo demais... que confusão!

Não, mas quando ligaste para lá já te deram a penalização correspondente ao valor proporcional dos meses que te restam cumprir do contrato. Logo, tiveste 806.4€ de benefícios no contrato todo = 168€ / 5 = 33,6 x 24 meses de contrato = 806.4€.

Para saberes a origem dos benefícios, se tens um 4P, por norma, os descontos são 20€/mês (incluídos no valor do pacote). 480€ + instalação/ativação + canais premium de oferta + oferta da box, aditivos ou vouchers (se aplicável).
 
Obrigado RJMC. Então como é possível falarem-me em valores de 200 e mais euros?

Digamos que por telefone tenho más experiências com a NOS raramente acertam e enganam-se sempre contra o cliente, nunca a favor. Quanto mais não seja numa perspectiva de evitar a todo o custo a saída do cliente.
Como te disse o melhor é consultares o documento de venda e veres o total de benefícios que te atribuíram e fazer os cálculos como te indiquei e como mencionaste anteriormente.

Não, mas quando ligaste para lá já te deram a penalização correspondente ao valor proporcional dos meses que te restam cumprir do contrato. Logo, tiveste 806.4€ de benefícios no contrato todo = 168€ / 5 = 33,6 x 24 meses de contrato = 806.4€.

Se realmente o valor de benefícios foi de 806.40€ então os cálculos estão correctos, as duas mensalidades extra é que não, no máximo podem cobrar o período a correr se o cancelamento de contrato não entrou na data correcta mas aí o valor do incumprimento também desce de uma multiplicação de 5 para 4 o que até pode compensar, dependendo do valor da mensalidade.
 
a da recusa aceitar em loja deviam ser mais que 41, mas maioria não está para se chatear.
obrigar cliente receber chamada retenção antes receber documento , é de rir.
 
a da recusa aceitar em loja deviam ser mais que 41, mas maioria não está para se chatear.
obrigar cliente receber chamada retenção antes receber documento , é de rir.


Esses números são certamente apenas os que apresentaram queixa na ANACOM!!!!
Há muita gente que não têm a coragem e trabalho de fazer a reclamação e andar com ela para a frente!!!
 
Porque é que em vez de rescindires não pedis-te para ficar apenas com o serviço mínimo possível, que normalmente é o telefone. Assim não pagas nenhuma penalização porque continuas como cliente e baixa a mensalidade. Por exemplo se pagares 10€ de telefone x os 5 meses de que faltam são 50€ em vez dos 168€. Quando fizeres os dois anos pedes então para cancelar o contrato.

Eu fiz isto quando tive uma chatice com Altice ainda faltava um ano de contrato. Pedi para ficar apenas com o telefone e mudei para a NOS.
 
na NOS isso não dá para fazer, e na MEO pelos últimos relatos também deixou ser possível

aliás na MEO em ADSL ainda dava para perceber, em fibra era mesmo só por falta inteligência deles
 
Back
Topo