• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Vários Componentes

XRS

Power Member
Bom dia pessoal,

Tenho uma configuração em mente para numa nova máquina, mas gostaria de ter a vossa opinião.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1200€, muito pouco flexível. Brevemente - tentar aproveitar descontos da BF.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Quero mantar Caixa (NZXT Phantom 530), Fonte (Seasonic EVO 620W) e SSD (Samsung 750 Evo 500GB) que tenho de outra máquina, que ficará também funcional com componentes de spare que tenho.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - Todo o tipo de jogos
b) Pouca edição de vídeo / 3D - Edição de imagem e development desktop e mobile
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização - Pouca


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
O máximo possível

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Só quero aproveitar o SSD e fonte porque é para manter o computador atual a funcionar.

6) Vais fazer Overclock?
Sim

7) Compra em loja física ou online? (Atenção que não se podem mencionar lojas não patrocinadoras)
Indiferente

8) Vais pedir para montar o PC na loja?
Não

9) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


I7-8700K
Asus ROG STRIX Z370-E GAMING
HyperX Predator 8GB (2x4GB) DDR4-3000MHz CL15 Preta
Crucial MX300 275GB 3D NAND SATA - 97.90 - Para adicionar ao PC antigo - os outros componentes tenho spare.
Strix GeForce GTX 1060 6GB
Cooler Master Hyper 212X (ou outro, não sei bem qual) . Caso seja necessário, indicar também uma massa térmica :)


10) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Wireless AC. Esta board já tem.

11) Precisas de sistema operativo (caso se aplique)?
Não

12) Contexto, comentários adicionais.
Tenho preferência por Asus e Intel.
Escolhi esta board como sendo a mais barata das Z370 com Wireless AC e ATX da Asus. Como tenho uma caixa grande, quero aproveitar o espaço. Prefiro algo que tenha cores neutras, já que a caixa é toda preta e tenho kit RGB. A RAM vou colocar apenas 8GB por agora porque está estupidamente cara... Mais à frente tento arranjar um bom negócio para colocar mais 8GB.

Agradeço a vossa opinião :)
 
Na motherboard estás a falar da ROG strix? Se for, arranjas mais barato uma outra Z370 e depois compras uma placa wifi. Só vejo a necessidade de gastar mais na motherboard se o objectivo for puxar 5GHz com menor voltagem possível, aí sim, é para se gastar mais na board.

Na pasta térmica, as Artic MX 4 eram boas, se bem me lembro, e são baratas. No cooler, uma vez mais, depende do teu objectivo de OC. Se tens uma caixa grande, podias meter um Cryorig H7, bastante bom cooler para o preço. se queres performance máxima em OC, o Noctua NH-D15 costumava ser o campeão a ar, se bem me lembro.
 
Sim, o objetivo também é dar o OC e tentar chegar aos 5GHz.
Aquela board ouvi falar maravilhas no que toca ao OC (há melhores mas esta portava-se bem), daí também ter sido um fator para o efeito.

Eu também estive a olhar para esse cooler, mas não sei se caberá bem na board (15CM de largura) devido à proximidade da plate do IO e dos slots da RAM.

O que escolherias na tua opinião?

Obrigado.
 
Este tópico tem alguma informação sobre as boards. Especificamente, este post tem várias reviews e uma opinião que me parece decentemente bem fundamentada. Se queres o melhor para OC, ele tem lá várias recomendações. Não esquecer que para um bom OC, não chega ter a frequência, é ter a frequência com a menor voltagem possível, porque maior voltagem implica mais calor. E outro ponto, é que a temperatura não aumenta linearmente com a voltagem, ou seja, 0.1V não tem sempre o mesmo aumento de temperatura, quanto mais alta a voltagem onde estás, maior o calor gerado por adicionares 0.1V.

A questão sobre o que escolheria depende sempre do resto do orçamento e do quanto queres mesmo fazer OC. Eu sou da opinião que, se o objectivo é fazer o melhor OC possível, então não deves poupar em nada que esteja associado (board, fonte, arrefecimento), e isto implica encarecer a build. Implica que poderás de ter que gastar mais num bom cooler, por exemplo. Já agora, os 15cm de largura não são em todo o lado, os coolers são mais finos no fundo, terás apenas de ver é a altura das RAMs vs a altura do cooler onde começa a ficar em cima da RAM.
 
Compreendi. Obrigado pelas dicas.
Não quero começar logo pelos 5ghz . E não tenho problema de futuro alterar coolers ou board caso ache que compense.

No inicio vai ser mesmo mais para umas brincadeiras porque ando destreinado do OC. Há largos anos que não faço... nem sei se está mais complexo ou mais intuitivo...
 
Na minha opinião nesta geração o K não compensa pois vais gastar rios de dinheiro apenas para extrair 15% a mais de desempenho no melhor dos casos, já nas outras gerações por vezes haviam saltos de 25% e não precisavas de tanto investimento em cooling, isto claro considerando que deliding não é uma opção porque se for esse cooler com um overclock modesto ainda se safa.
 
Última edição:
Do que vejo o delid é quase essencial para fazer bons overclocks neste CPU, o normal sem delid mesmo com WC do que vejo é 4.7ghz isto com temperaturas razoáveis.
 
Ainda são uns bons trocos de diferença e pela informação que depois pesquisei pela dica do @fmlp , não justifica o dinheiro extra.

Provavelmente até vou mesmo optar pelo 8700, mas o problema é que vou ser obrigado a comprar uma board Z desnecessariamente porque não quero esperar muito para comprar a máquina.

O problema é que ATX com Wireless AC (e de preferência com RGB) não encontro nada de jeito a não ser a que indiquei acima.
Sem AC mas com RGB + uma placa de rede AC minimamente jeitosa fica mais caro que essa board.

Se não for para o K prefiro uma board mais barata obviamente e fico na indecisão:

MSI Z370 SLI PLUS
MSI Z370 GAMING PRO CARBON
ASUS PRIME Z370-A
 
Última edição:
Compras uma placa de wireless e problemas resolvido ou melhor ainda metes um sistema de powerline e ainda ficas mais bem servido.
 
Sim, parece-me que assim seja.
Já vi que por norma Asus "é mais caro", portanto estou a ponderar virar-me para MSI ou Gigabyte.

Podem aconselhar alguma ATX (de preferência com RGB)?
 
Back
Topo