Vários SO no PC

Luis Jerónimo

Power Member
Vivam!
Tenho um PC com processador Pentium III 450MHz, 128MB de RAM e com 2 discos rígidos:
1 com 6GB que está dividido em 3 partições de 2GB cada. Este disco já vinha assim quando comprei o PC e o Sistema Operativo (Windows 98SE) está/vinha instalado numa dessas partições (C:\).
Há pouco tempo comprei e instalei um disco rígido de 40GB que particionei também em 3 partições de 15, 15 e 10GB.
Neste momento o 2º disco rígido (o maior e mais recente) está apenas a funcionar como um “enorme” disco para armazenamento de dados, e é o slave.
O que eu gostaria de saber é se posso, +/- facilmente, instalar mais 2 sistemas operativos (o Windows 2000 numa das partições de 15GB e o Linux – Mandrake , por exemplo, noutra partição de 15GB).
Se for possível será que depois o manuseamento do computador se tornará um pesadelo?
Se for possível, será que depois posso construir um menu (ou doutra forma) que apareça quando ligo o PC e que me permita escolher o sistema operativo com que quero arrancar nessa sessão.
Será que há alguma forma de tornar as coisas práticas se o que disse antes não for possível?
Agradecia que, caso possível, me dessem algumas dicas para poder instalar mais 1 ou 2 sistemas operativos sem que isso traga grandes dores de cabeça, isto é, seja mais ou menos funcional.
Muito Obrigado pela vossa atenção.
Luis J.
 
Não tem problema nenhum, visto que só vais correr um sistema de cada vez!
Contudo, terás de instalar por esta ordem: 98, 2000 e Linux.
O 98 vai escrever no mbr, o 2000 vai reescrever no mbr e nos primeiros sectores da partição de boot (para dizer durante o boot que também está lá), e por fim, o Linux vai instalar um boot loader, que vai pegar em tudo e escrever ou no mbr, ou num espaço entre os primeiros 1024 cilindros do disco de boot, conforme tu seleccionares...

Atenção: Certifica-te de que nunca tiras fora do sistema, seja o disco de boot, onde instalaste o 98, ou o do Linux...
Se estiverem todos instalados em partições diferentes do mesmo disco, no prob, senão , atenção... senão ficas com SOs "fantasmas", ou não funcionais!
 
Obrigado pela resposta.
vamos lá ver se percebi bem tudo, de modo a que quando instalar o Windows 2000 e o mandrake não tenha problemas.
Tenho o Windows 98 num disco.
Vou instalar o Windows 2000 no outro disco.
Depois, para arrancar com um ou outro sistema, tenho de alterar sempre (na BIOS) o disco (a ordem) de boot de cada vez que queira mudar de SO no arranque. Certo?
Não há alguma maneira de fazer isto de forma automática, isto é, quando ligo o PC aparecer um menu/janela em que poderei optar por arrancar com um sistema ou outro?
Depois vou instalar o Linux mandrake 8.2 no mesmo disco do Windows 2000 (mas noutra partição). Aqui penso que terei hipótese de (caso o 1º disco de boot da BIOS seja esse) criar o tal menu de entrada para escolher entre o Windows 2000 ou o Linux. A questão é: quando e como é que isso se faz (o menu)? É na altura que instale o Linux?
Mais uma vez obrigado pela atenção e desculpem estar a abusar da vossa paciência.

Já agora aproveito para perguntar se alguém sabe de algum artigo/site na net (de preferência em Português, mas também pode ser em Inglês) onde ensinem a instalar e configurar uma rede caseira simples (só para ligar 2 computadores de modo a partilhar ficheiros, impressora e acesso à Internet).

Saudações
Luis
 
Não precisas de seleccionar nada na BIOS. Quando instalares o 2000, aparecer-te-á um ecrã onde podes seleccionar o SO com o qual arrancar.
Quando instalares o Linux, melhor ainda, pois vai-te instalar um "boot-loader" mais "bonito" onde poderás seleccionar com qual dos 3 pretendes arrancar...
Ligar duas máquinas em rede não é difícil. Basta que cada máquina tenha uma placa de rede, e que as ligues com cabo "cross-over", de preferência UTP Cat5....

Nota: NUNCA retires nenhum desses discos do sistema! 8o
 
Última edição:
Obrigado!
Se eu tiver algum problema ou algum pormenor que ache que vale a pena relatar, voltarei a "postar" aqui. Até porque o assunto pode ser do interesse de outras pessoas.
Saudações.
Luis J.
 
Back
Topo