Vdroop

Ra7or

Xtreme BOINC
Boas gostaria de saber o seguinte a minha mobo quando defino na BIOS 1.4625V de Vcore aparece tanto no Hardware monitor 1.416V bem como no CPU-Z.
Gostaria de saber se para puder ter um oc estável terei de ter sempre em conta este Vdroop e sempre que definir uma tensão ser acima da que realmente preciso?

Já agora pensava que o Vdroop era a diferença entre o que a BIOS indica e o que medimos com o multímetro.
Cumps
 
usa antes o speedfan para veres o vcore em idel e load.

o cpu-z nao lê mto bem o vcore...

em termos de software, acho mesmo o speedfan o melhorzinho.
 
é uma caracterisitica técnica definida pela INTEL


tolerância dos componentes

baseia-se numa equação


podes ver aqui uma explicação mais detalhada
 
pah eu nao acho isso vdroop. é undervolt. por exemplo, tenho uma p5n-e sli e uma gigabyte 965 ds3.

a asus, como seria de esperar, tem um vdroop enorme, ou seja, a voltagem em idle e em full sao difrentes (-0.09v).
a gigabyte faz undervolt, ou seja, o valor da voltagem em idle é inferior ao especificado na bios, e o vdroop é reduzido (-0,03v).
na pratica, em full as voltagens sao as mesmas em ambas as mobos (de acordo com as tais especificaçoes da intel) mas em idle nao.
isto parecem-me tacticas dos fabricantes para, cumprindo especificaçoes da intel, ter voltagens o mais estáveis possiveis.

as minhas board têm ambas reguladores de voltagem de 3 fazes, nao parece que o resultado tao discrepante se deva a isso.

atençao que eu digo isto sem base, é uma análise pessoal ao que tenho visto e experimentado.
 
Back
Topo