1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Velocidade Real de Download

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tupac, 15 de Junho de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 3291)

  1. Tupac

    Tupac Power Member

    Boas... Alguem me sabe dizer como ou onde eu posso ver a minha velocidade real de download (nao tou a falar do que vem no contrato com a sapo):lol:

    Alguma ajuda , agradecia... obrigado desde já!
     
  2. Jert123

    Jert123 I'm cool cuz I Fold

    isso so mostra o DL nao mostra o UP
     
  3. Richard TXR

    Richard TXR Power Member

  4. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Se queres saber qual a velocidade máxima que vais ver no download manager do internet explorer ou em outras aplicações de downloads, basta dividires a velocidade contractual por 8. Tem a ver com a conversão de bits para bytes, mas o que está no contracto não deixa de ser a tua velocidade real.

    A velocidade que esses sites medem é a tua velocidade disponivel no momento, e que pode variar com facilidade. Basta a rede telefónica da tua zona estar mais ocupada para ela descer. Também pode descer por causa de algum programa que tenhas no computador que esteja a utilizar a ligação à net. Outro factor que também pode influência a tua velocidade de download é a capacidade de upload do servidor de onde estás a tirar as coisas. Por exemplo, se um certo site só tiver um servidor com capacidade para velocidades de 2Mbps, mesmo que tenhas internet a 24Mbps, não vais conseguir velocidades superiores a 256Kbps.

    Não sei se já sabias isto que referi, mas era só para te explicar que a velocidade contractual é a tua velocidade real. Pode é variar por diversos motivos pelos quais a Sapo não é responsável.
     
  5. caraguatatuba

    caraguatatuba Power Member

    rjem,

    gostei da explicação, por acaso não és um comercial da PT?

    :joker:
     
  6. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    lol se calhar... :002:

    Por acaso não sou, só estava a explicar aquilo porque conheço muita gente que se vira para mim "epah... eles dizem net a 8Mb mas os downloads nunca passam dos 1024... ando a ser roubado..."
    E isso não acontece só com PT, eu uso cabo e não ando constantemente a atingir o pico da minha velocidade.
     
  7. R!pp3r

    R!pp3r Power Member

    Teoricamente divides a tua velocidade de Download (em Kbps) e de upload (em Kbps) por 8.
    Exemplo:

    Download:
    1Mbps=1024Kbps
    1024Kbps / 8 = 128Kbps

    Upload:
    128Kbps / 8 = 16Kbps

    Neste exemplo, o maximo a que podes fazer download é 128 Kbps e upload é 16Kbps.
    No entanto estes são valores maximos que ás vezes não sao atingidos por diversas razoes(linha, modem, etc)
    Esta á a minha forma de calcular, se estiver errada, digam qualquer coisa!
    Cumps!
     
  8. caraguatatuba

    caraguatatuba Power Member

    realmente é muito difícil atingirmos os picos anunciados, acho que atingi só poucas vezes com a minha net....
    acho que a explicação do R!pp3r complementa a do rjem, mas ainda podemos dizer que no caso das ligações adsl, tem tbem a ver a a tenuação da linha, a qualidade dos cabos onde passam os dados, que qto mais pessoas acedem ao mesmo tempo uma mesma antena (net wireless) ou ao mesmo tempo o cobre (netcabo), as velocidades tbem caem. Não podemos esquecer o Traffic shapping e o cell breathing que podemos sofrer das operadoras...


    8|
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Exacto... Embora as operadoras neguem e nem todas tenham o traffic shape, a maioria das ADSL tem por causa das chamadas voip. A minha felizmente não faz isso (ou pelo menos eu não dou conta) e como moro numa zona com muito pouca gente, só não atinjo os picos com mais frequência porque muitas vezes os servidores de envio não conseguem aingir essas velocidades.

    Agora para o gozo:
    Imagina a Net como um Rodizio (penso que todos saibam o que é)!
    Pagas X e "comes" o que quiseres...

    Mas imagina que és um gajo com muito apetite e a sala tá cheia... Obviamente que o empregado não xega para todos, ou então os empregados já não têm mãos a medir, e vais demorar a receber a tua comida. Acabas por comer pouco. (Isto é o que acontece quando a há muita gente da tua zona ligados.)

    Ou então imagina que tás lá sózinho mas o empregado é um maçarico e só consegue trazer um copo de cada vez, acabas por demorar na mesma. (É o que acontece quando o servidor de envio é mais fraco que o teu.)

    Depois tens o prato... Olhas pa imagem à entrada e achas grande mas quando vês o prato, não é o prato que é grande, é a comida que é 8 vezes mais pequena. (O bit é 8 vezes mais pequeno que o byte. Daí a divisão por 8. Eles anunciam velocidades em bits por exemplo 8Mbps, a que vês no computador vem em bytes, por exemplo 1MBps que no fundo é o mesmo.)

    O traffic shape é quando por exemplo há um prato que é mais caro que os outros, se reparares, esse prato é servido menos vezes... Se fores a ver num rodizio de porco, febras estão sempre a vir, mas chouriços e outras coisinhas melhores só vem 1 em cada 10 travessas. (Operadores que pratiquem isto só te abrem a velocidade toda para navegares em páginas, serviços voip e downloads com programas estilo eMule ou bittorrent, são cortados para velocidades muito baixas.)

    Há quem defenda (não sei se é regra) que quando se trata de bits se usa um b pequeno e quando é bytes um B grande: Mbps e MBps.

    Enfim... Manhas...
     
    Última edição pelo moderador: 15 de Junho de 2007
  10. Tupac

    Tupac Power Member

    Já vi que os gajos sao muita ratos...em vez de bytes é bits...hum...entao tendo 4mb a minha velocidade de download é : 4000 / 8 = 512kb ? é isso ?
     
  11. Tupac

    Tupac Power Member

    Neste deu me 3760 kbps de download... e 194 kbps de upload...
     
  12. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Yep 512 KB/seg a velocidade máxima (teórica de download)

    E não é ratice, velocidades de redes sempre foram medidas nessa unidade (já os modems de 56K eram a mesma coisa)

    Cumps
     
  13. Tupac

    Tupac Power Member

    Hum ok entao...my bad...pensei que fosse os gajos para fazer parecer muito e afinal nao ser assim tanto :D
     
  14. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Lá está o que eu disse... Muita gente por não saber a diferença de bit para byte pensa que a operadora anda a roubar... lol
     

Partilhar esta Página