1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

VIA's New Centaur Designed Isaiah CPU Architecture

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por CrazyBomber, 25 de Janeiro de 2008. (Respostas: 34; Visualizações: 3256)

1. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Então ainda ninguém postou isto aqui? Parece que a VIA anda a trabalhar bem :D

Fonte: HardOCP

Nada que vos faça trocar o belo do QuadCore, mas parece-me uma óptima alternativa para Media centers, escritórios, etc. Bom bom era se fosse ao preço dos Celeron :D

2. kanguru

kanguru [email protected] Member

No meu caso era o ideal para um media center. Mas e arranjar cpus desses em PT? eu pelo menos nunca os vi á venda... já agora, são compatíveis com x86? (se pensam implementar o SSE4 devem ser x86, mas alguem que confirme).

3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Sim, são compatíveis com x86 e 64 bits.
    Ainda não há à venda porque só saem esta primaveram, segundo ali diz :)

4. blastarr

blastarr Power Member

Claro que são x86 (embora a primeira implementação seja single-core).
    Suportam o modo 64bit e SSE3, mas não SSE4.

Estas CPU's da VIA normalmente são vendidas em conjunto com a motherboard respectiva, muitas vezes até vem soldada directamente na mesma, em vez de se montar num socket.

Quanto a localizações, podes sempre tentar a loja online internacional.
    Em PT há algumas firmas que vendem produtos deste tipo, mas normalmente são mais caros e a selecção é pequena, senão mesmo inexistente.

5. kanguru

kanguru [email protected] Member

Sim, eu sei que ainda não sairam. Eu referia-me era a modelos anteriores, a VIA não é propriamente novata em CPUs de baixo consumo... e nunca os vi á venda.

EDIT: já vi a loja internacional, mt porreiro. Tou pensando arranjar um media center que sirva tb de servidor ftp, http, e faça stream de video. Nada de muito potente, é para uso caseiro :) tenho é que arranjar um que suporte uma placa de TV (que já possuo) ou que traga já uma integrada.

Última edição: 25 de Janeiro de 2008
  6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Muito bom para PCs "solid state" (sem componentes moveis / fans /whatever)
    mas, a intel também tem CPUs de baixo consumo, e que desempenham tarefas quotidianas, com velocidade razoavel.

Ok, é bom para um VIA, mas não é suficientmente bom para despertar desde ja muita atenção.

7. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Tenho aqui em casa um tatil comprado cá com um C4 :P

8. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

fonte

9. sparrow

sparrow Power Member

:lol:

10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Se juntar uma 9800 GTX ou afins se calhar corre :D

Muito boas specs. Consumos ultra baixos mesmos :o

11. sparrow

sparrow Power Member

correcção

12. rpsgc

rpsgc Power Member

Custa-me vir aqui desenterrar este tópico mas saiu um comparativo entre o Atom e o Nano e como este é o tópico do VIA Nano.
    Aqui.

13. lohka_86

lohka_86 Banido

O Nano só não ganha em consumos em Load (+10W que o Atom) e perde ligeiramente em aplicações multithreaded, devido à capacidede de HyperThreading do Atom.

De resto, é bem mais rápido que o Atom.

14. RuFuS

RuFuS Power Member

Custa-te pqé? :P

O proc da via é bem melhorzinho...por acaso gostei de ver... :P

15. setekh

setekh Power Member

E consome mais um gazilião de watts. E é bem maior. As comparações só vão resultar em pancadaria :P

16. JAFoNEXUS

JAFoNEXUS Power Member

Faltam os 45 nm ... btw bom cpu, é bom ver que a VIA não está morta :D

17. rpsgc

rpsgc Power Member

10W. E pela review dá a entender que são em parte por causa da board (mais componentes onboard do que a board do Atom).

As pessoas dizem que são duas categorias diferentes, mas eu não os acho assim muito diferentes. Afinal, vão ambos estar dentro de portáteis como o EEE ou o Wind.

18. setekh

setekh Power Member

Não, não são 10W. O VIA apresenta TDP de 25W, ao passo que o Atom não passa dos 4W. A diferença é clara e significativa, se considerarmos o mercado a que o Atom se dirige. De facto, basta que a Intel jogue a cartada de mudar o chipset (o que, espero, se dê no futuro próximo) para alguma coisa que não seja produzida a 130nm e um poço sem fundo de consumo de energia, e os resultados serão ainda mais evidentes.

Com isto não quero trazer demérito nenhum ao nano. Na verdade, se o consumo energético não for uma limitação, supera bastante a performance do Atom numa situação real. Para netbooks, no entanto, a VIA tem ainda um caminho a percorrer - não creio que o U2300 ou o U2500 sejam capazes de competir com o Atom :/ (e o L2100 tem um TDP demasiado elevado para ser utilizado com sucesso).

19. Crusher

Crusher Power Member

Admira-me que nem o CPU faz mexer o sistema operativo.

Esquecem que o Atom é feito a 45nm enquanto que o Isaiah ainda é a 65nm.

Neste caso para mim tanto faz, a pouca diferença nos consumos entre as duas plataformas olhando para a performance... há testes em que o Atom é comido pelo Isaiah ao pequeno almoço.

Última edição: 30 de Julho de 2008
  20. leopard

leopard Banido

Coloquem lá o cpu da VIA nos 45 nm e têm em mãos uma galinha dos ovos de ouro. O futuro é esses netbooks e plataformas com baixo consumo de energia.

Partilhar esta Página