video de 18 minutos com 6.5gb?!

beckzito

Power Member
Olá pessoal


Estou a acabar o meu primeiro projecto video mais a sério no iMovie09 e estou com dúvidas em relação ao formato.
Tenho 18 minutos e picos de video, imagens e sons de uma câmara HD 1080i, música de fundo de um CD, um ou outro efeito do programa e basicamente é isto.
Exportei em formato .mov com o codec h264, 1080, passagem múltipla, qualidade a 10(máximo).O Som está em stereo de 16 bits.
O ficheiro final do video tem 6.5gb.Ou seja, é grande.Muito grande.A minha ideia era, e continua a ser, ter a melhor qualidade possível.Já sei que ou se tem isto ou se tem ficheiros mais pequenos, entendo este equilibrio.Mas também não gostava por exemplo de ter algo com 6.6gb em vez de 3gb se tiver forma e poder gravar num formato em que eventualmente perca 5% da qualidade, se me faço entender.
Que especificações alternativas me sugerem?E com que diferenças de tamanho versus qualidade?

Obrigado desde já.
 
Quando gravas com um codec, com qualidade máxima, não estás a usar o codec... ou seja, estás a usar um codec de compressão, e estipulando a compressão a zero. Provavelmente tens um MPEG4 com a qualidade e dimensão de um MPEG2 (sem compressão).

Tens que te orientar para o sítio onde este vais ser apresentado. Se for para um ecrã gigante, melhor qualidade, se for para um leitor de dvds, menor qualidade...

Se for para guardar em alta definição para ver na televisão lá de casa, faz uma ou duas experiências... e vê qual a que te satisfaz mais.
 
Quando gravas com um codec, com qualidade máxima, não estás a usar o codec... ou seja, estás a usar um codec de compressão, e estipulando a compressão a zero. Provavelmente tens um MPEG4 com a qualidade e dimensão de um MPEG2 (sem compressão).

A ver se percebi bem.
Existe a barra de qualidade(0 a 10, salvo erro).Se a tiver em 10, o codec escolhido não vai comprimir realmente o video, apenas definir o parâmetro de codificação.
Se fôr baixando para 9, 8, etc...aumenta a compressão, diminuirá o tamanho e a qualidade.E aqui a vantagem apregoada do h264 pode fazer-se valer.
 
Não estou muito ao corrente dos novos codecs porque ainda não passei a trabalhar em HD (manetenho-me em SD...para já).

Contudo, deixa ver se percebi a questão para ver se te consigo fazer um paralelismo com a fotografia onde penso estares à vontade.:D

Exportar isso sem compressão (com o tal codec h264 para exportares na melhor qualidade possivel) pode não ser problemático porque ainda te falta outra coisa.:p

A ultima fase de um projecto em vídeo é o chamado encoding para suporte optico. E é aqui que reside a grande questão. Ao gravares esse ficheiro para DVD provavelmente vai ficar bem mais pequeno do que esses 6GB. Isto porque isso é como teres o RAW que agora vai ser processado para JPG. Ou seja, depois de estar em suporte óptico a qualidade será semelhante, mas o tamanho será mais pequeno.

Não sei qual o programa que vais usar para transferires isso para suporte optico, mas eu costumo usar o Adobe Encore e a qualidade final é sempre excelente.
 
1080i em h264 com qualidade máxima é de loucos :D, como já disseram é praticamente o mesmo que nem estares a mexer no vídeo. Onde também podes poupar um pouco é no som (no bitrate).
 
Obrigado a todos.

Sim, falta-me depois gravar em dvd.Estava a pensar começar nos próximos dias no iDvd, nem sei ao certo o que faz mas ouvi dizer que grava em formato de dvd :cool:
Este mundo é de facto complicado.Então não é que descobri entretanto que o sacana do iMovie09 não faz o deinterlace do video?! :eek: Nas opções de exportação está lá, eu tenho-a escolhida... mas li no macrumours, fui ás specs do video e realmente está em 1080i.Enfim, á noite logo testo o JES deinterlacer a ver o que acontece.

A minha ideia é guardar o dito master do projecto just in case.O meu iMac tem 560gb mas a este ritmo ia-se depressa :rolleyes:

Bom, é um work in progress, claramente.
 
Com o tempo vais lá :-)

O JES é porreiro. Se te sentires um pouco preso com o iMovie 09 (apesar de a interface ser genial) tenta o Final Cut Express.
 
Obrigado pela dica.
Adoro o iMovie09 pela sua facilidade e rapidez do drag-and-drop e ajuste preciso na timeline.Já tive o FCE trial instalado e já o pus no caixote.A curva de aprendizagem não justificava.Pelo menos no meu caso presente. ;)

De programa estou aparentemente resolvido.Agora a dança de formatos e codecs, ui é pra vida toda!
 
Depois de mais uma noite a tentar perceber estes meandros, estou, acredito eu, entregue ao formato MP4.Aqui fica um resumo, pode ser que ajude alguém.

Antes, testei um processo divulgado em alguns sites como sendo o holly grail.Basicamente passa por exportar o projecto em lossless AIC, interlacado...depois no JES desenterlacar e ajustar um ou outro nível para finalmente no quicktime pro exportar em MP4(ou outro)já devidamente tratado.
A verdade é que segui os passos devagar, fiz as coisas como instruidas, mas não gostei do resultado final.O que me aconteceu é que os jaggies associados a um video a 1080i passaram sim a ser visiveis depois de assim proceder.
Voltei ao iMovie e depois de mais uns tweaks, resolvi exportar em MP4 directo a 1080HD, codec h264, qualidade máxima, dupa passagem ...e baixou para 1.60gb sem aparente decréscimo de qualidade face ao meu .mov inicial.

Nem sei ver se está 1080i ou 1080p, o inspector do quicktime refere a resolução mas mais nada.Alguém sabe como desfazer esta dúvida especifica?
 
Quando acima comecei "Voltei ao iMovie..." quiz dizer que descartei tudo do parágrafo anterior, desculpa se não foi claro.

E sim, supostamente.Mas eu queria passar do supostamente.Se se diz que o iMovie09 não faz o deinterlace apesar de ter essa opção, como tiraram isso a limpo?No inspector do quicktime não me parece que se veja.... :confused:
 
Back
Topo