Vodafone connect box em Windows 2003 Server

Boa noite.

Escrevo este post a solicitar auxílio na instalação do modem Huawei E220, da Vodafone connect box, em SO Windows 2003 Server.

Após consulta em vários sites e inclusivé após contacto com o apoio técnico da própria Vodafone, obtive estes resultados:
- instalando em Windows XP trabalha conforme é suposto, quer a instalação a decorrer normalmente, quer o acesso à internet e navegação.
- instalando no Win2k3Server aparentemente a instalação ocorre normalmente, aparece a mensagem final de que o windows está a configurar o dispositivo, mas passado um minuto, ou perto, a mensagem desaparece e mais nada acontece. Manualmente tentei correr os programas que teoricamente ligam o software VMC, mas não executa ou dá erro.
- do apoio informam que a Vodafone não tem drivers para este SO, apenas para XP.
- também do apoio aconselham a checkar na internet drivers genéricos ou outros para este modem e SO, o que já tentei fazer mas sem sucesso.
- ainda o apoio aconselhou a, em vez de aceitar a auto-instalação, fazer o download e instalar os drivers para XP do site da Vodafone (quando tento fazer isto aparece a seguinte mensagem: "São necessários privilégios de administrador para instalar o Vodafone Mobile Connect no Windows 2000 SP4 ou no Windows XP SP2. O programa de instalação vai agora ser encerrado.").
- ao obter a mensagem anterior tentei procurar na internet formas de resolução, desde criar novos utilizadores com permissões de administração, já que sempre executei com o administrador pré-definido por mim e sempre me apareceu essa mensagem, até modificar manualmente algumas entradas do registo do Windows, tudo sem sucesso.

O meu objectivo é manter o mesmo sistema operativo (windows 2003 server), já que está totalmente configurado com uns tantos serviços que pretendo continuar a correr, mas sob uma destas placas de dados.

Desta forma, e já que possuo a placa à uma semana e restam apenas 3 para eventualmente poder devolver à loja caso não a queira, agradecia qualquer dica/informação/ajuda que me permitissem pôr o meu servidor a correr em qualquer placa de dados de internet (a ligação mais rápida para principalmente upload, quer seja da tmn, vodafone, kanguru, etc, placa de dados ou pen... o que seja mas que permita o acesso :) ).

Obrigado em antecipação.

Cumprimentos,
João Afonso
 
A connect box da vodafone é um caso sério para funcionar no XP SP3 ! Liga-se a maquina e fica a maquina a mastigar bue de tempo até ser reconhecida e aparecer o painel para ligar. Se desligo o portátil ou reinicio, mesmo que tenha a connect box ligada, não a reconhece e tenho sempre de a desligar das 2 portas USB e voltar a ligar ao PC e esperar 5min ate ser reconhecida, é uma porcaria made in china, lol

O serviço é bom mas o material é lixo! Por isso esquece, não consegues meter isso a dar no win 2k3 pk isso ta feito para XP e Vista e mesmo nesses SOs já se faz de fino, fora no win2k3! lol

Conselho de amigo, entrega isso a vodafone e só metes uma placa dessas no PC se disser compatível com win2k3 na caixa da placa!
 
Quer dizer, os windows têm de me servir a mim utilizador e não o contrário :) Para o que pretendo o Win2k3Server, que é o que mais se adequa, por isso não me apetecia ser forçado a alterar de SO...

Agora compreendo que terá de ser assim, apenas adquirir a placa se fôr compatível com os server.

A outra questão que tinha colocado era perguntar por uma alternativa à placa da Vodafone. Não tenho hipótese de ter linha telefónica para adsl ou cabo, por isso creio que estas placas serão as únicas alternativas.
- Já alguém conseguiu fazer a ligação de alguma das placas com um server?
- Haverá alternativa do tipo de criar uma máquina virtual de XP no server que permita a ligação à placa e depois partilhar essa ligação com o Server e aceder à net desta forma?
- A placa da ZAPP, por exemplo, terá o mesmo redimento e trabalhará?

Obrigado mais uma vez
 
Essas placas 3G foram desenhadas desde o início para pessoas com portáteis e em mobilidade, logo, não vais encontrar um win2k3 num portátil nem um windows server cuja licença é caríssima com um acesso a net via 3G... o teu caso é um caso muito especial e por isso vai ser complicado encontrares uma placa compatível!

A ideia da máquina virtual creio que não funcionará. O que te aconselho a fazeres é enviar mails aos suportes técnicos de todos os operadores 3G pra ver se algum te sabe dar uma resposta ao problema, senão, vais ter mesmo de mudar de SO... Se o win2k3 é original, tens o suporte da Microsoft, eles também podem ajudar...
 
Já trabalhei com o XP como servidor, mas quando alterei para o 2003 server, para além de toda a segurança adicional, a velocidade no acesso aos serviços que o servidor disponibiliza melhorou visivelmente... principalmente por esta razão, mais que pela segurança, não pretendia alterar o sistema operativo.

De qualquer forma, será possível configurar um XP optimizado para servidor e obter os mesmos performances?

Creio que também existem uns routers ao qual se podem ligar directamente estas placas de dados... assim teria acesso pelo router e dava ligação ao meu pc através de um normal cabo de rede. Terei sonhado, ou existe mesmo este tipo de equipamento? :)

Obrigado
 
Configurei um "sabonete" destes num servidor w2k3 e deu alguns problemas. Resolvi desinstalando o Runtime e instalando manualmente os drivers da placa no Gestor de Dispositivos. Depois retirei e recoloquei a placa e instalou o runtime novamente. Mas desta vez completou o processo correctamente.
 
João: Realmente não estás sonhando... Não me lembrei disso, os routers que suportar ligar placas 3G são da marca Linksys. Procura-os no site deles. Essa realmente é a melhor solução!
 
Hmm... para esses routers terei de adquirir a placa PCMCIA. Agora só tenho algumas questões de pormenor: a configuração é feita como um router normal, através de um browser após ligar a placa ao router? Placa PCMCIA não é mais lenta em termos de acesso que uma das placas por USB? Se consigo ter velocidades até 7,2Mbps, haverá a hipótese desse router limitar a velocidade (do tipo de ter sido concebido apenas para 1,8 ou 3,6 e tenho que me sujeitar à velocidade mais lenta)?
Para os meus objectivos, até me parece melhor um desses routers... é pena ter de dispender mais quase 200€ :(

Vou tentar, antes de passar a esta dispendiosa opção, instalar o sabonete como o freefall2870 sugeriu. Assumo que os drivers que foram instalados manualmente tenham sido copiados directamente da placa sem ter feito nenhum download... Vou tentar, e caso consiga digo aqui alguma coisa. Quer dizer, caso consiga ou não :) Ando a contra-relógio a querer montar esta ligação à net para evitar ultrapassar os dias de "trial" após a compra da placa...

Obrigado, e já agora mais qualquer dica será preciosa.
 
João: Realmente não estás sonhando... Não me lembrei disso, os routers que suportar ligar placas 3G são da marca Linksys. Procura-os no site deles. Essa realmente é a melhor solução!

Para ligar os "sabonetes" pode-se comprar um router Vigor 2910 da Draytek. Suporta este e outros modems USB com o último firmware. Lá em casa funciona muito bem.

Outra opção é um router Asus "artilhado" com um firmware especial (Oleg). Mas este não te recomendo pois envolve mexer em algo bastante complexo (Linux) e que pode correr mal.
 
Esse router limita a ligação a 3,6Mbps, pelo que daqui a pouco tempo poderei estar a subaproveitar a ligação que a Vodafone permitirá, embora seja uma boa alternativa para evitar trocar o E220 pela PCMCIA.

De qualquer forma, e finalmente, consegui instalar a placa. O que fiz foi semelhante ou igual ao sugerido pelo freefall2870: corri o software sem ter a placa ligada ao PC, e ele instalou o VMC lite (era um dos problemas que parecia que tinha anteriormente, o facto do software parecer "instável" e desligava-se quando tentava corrê-lo "manualmente"). De seguida coloquei a placa e começou a pedir drivers para os vários hardwares que identificou. O que fiz foi redireccioná-lo para os drivers para windows XP e Vista, salvo erro, que saquei do próprio site da Vodafone. Depois de instalar esses 3 ou 4 hardwares, liguei o VMC lite e já identificou o hardware e neste momento já está a correr :) Obrigado pelas dicas.

Neste momento estou a ter alguns problemas com o servidor, não consigo aceder exteriormente, mas terá a ver com o cliente do no-ip que ainda não tirou bem as novas medidas à minha ligação :) Também reduzi a velocidade de upload de 900 para 300 kbps... o que é um bocado mau, mas tendo em conta que a troca foi de ligação ADSL para uma placa, talvez não esteja tão mau assim.

Mais uma vez obrigado pelas dicas, e agora que me tornei um bocado mais experiente na instalação neste SO, caso alguém precise de mais algum detalhe na explicação é só dar-me um toque :)
 
Back
Topo