Artigo/Análise Vodafone Sharing Dock R101 - Router

Gepeto

Power Member
Recentemente a Vodafone lançou um Router para as Pens de Banda Larga, sendo possivel partilhar a net entre 2 PCs (ou mais, até um máximo de 5 dispositivos) ou até mesmo dispositivos móveis (telemóveis). O Vodafone Sharing Dock é ideal para partilhar o acesso à Internet via Wi-Fi com todos os membros da sua família, entre amigos, num pequeno grupo de trabalho ou para aceder à Internet através de dispositivos móveis (consolas portatéis, etc).

O Vodafone Sharing Dock é compatível com todas as Vodafone Connect Pen (E172, K3520, K3715, K3565, K3805, K4505) e com todas as Vodafone Connect Box (E220, E272). E com a actualização do firmware versão 1.03, suporta a Vodafone Connect Pen K5005 (4ºGeração LTE)


O preço deste equipamento é de 29,90€



A Embalagem:

Uploaded with ImageShack.us

Conteudo da Embalagem:

Uploaded with ImageShack.us
- Vodafone Sharing Dock
- Carregador
- Cabo de Rede
- Manual


Uploaded with ImageShack.us
O equipamento é muito simples de ligar. Bastando ligar à alimentação, conectar a Pen na parte superior. Depois é só ligar o botão "Power" localizado na parte de trás do equipamento, e aguardar uns segundos. Aí, no PC será pedida uma "Chave" (que se encontra localizado na parte debaixo do Vodafone Sharing Dock). na parte superior estão os Leds indicadores do estado da ligação à rede/internet.

Uploaded with ImageShack.us
Aqui se pode ver o botão Power e a ligação para o cabo de Rede.


Uploaded with ImageShack.us


Aqui podemos configurar o Vodafone Sharing Dock, podemos selecionar o indioma para Portugues.

Uploaded with ImageShack.us

Uploaded with ImageShack.us


A utilização deste aparelho é mesmo muito simples, até mesmo para os poucos entendidos (como eu).
Ideal para quem usa a internet Vodafone banda larga e quer partilhar com outro dispositivo.


UPDATE:

Com o ultimo firmware disponibilizado pela Vodafone, a Sharing Dock passa a suportar a nova pen Vodafone Connect Pen K5005 (de 4 Geração).

imagem_pen4g01_small.jpg


O processo de actualização da Sharing Dock é bastante simples:
- Fazer download do firmware na página da Vodafone.
- Depois é só ir à "Administração" (quadro esquerdo), selecionar "actualizações de Firmware". Indicar o directório do firmware guardado, e o restante processo é todo automático.




Dispositivos suportados com a ultima versão de firmware:
Vodafone K5005 USB Stick; Vodafone K4511 USB Stick; Vodafone K4510 USB Stick; Vodafone K4605 USB Stick; Vodafone K4505-Z USB Stick; Vodafone K4505 USB Stick; Vodafone K3806 USB Stick; Vodafone K3806-Z USB Stick; Vodafone K3805 USB Stick; Vodafone K3805-Z USB Stick; Vodafone K3771 USB Stick - 3G only; Vodafone K3770 USB Stick – 3G only; Vodafone K3765-Z USB Stick; Vodafone K3765 USB Stick; Vodafone K3760 USB Stick; Vodafone K3571-Z USB Stick; Vodafone K3570-Z USB Stick; Vodafone K3715 USB Stick; Vodafone K3565-Z USB Stick; Vodafone K3565 USB Stick; Vodafone K3520-Z USB Stick; Vodafone K3520 USB Stick; Novatel Wireless MC950D USB Stick; Vodafone E272 USB Modem; Huawei E220 USB Modem; Huawei E172 USB Modem; Huawei E160 USB Modem; Samsung GT-B3740
 
Última edição:
Basta ligar o Botão Power, e liga-se ao 3G HSDPA por defeito (isto se houver rede na zona onde resides).

Quanto ao alcance estou muito satisfeito.
 
Uma vez que a Zon funciona sobre a rede da vodafone a unica coisa que poderá ter que alterar é a configuração do equipamento para os dados de ligação da Zon, isto se não forem os mesmos.
 
Estou a pensar em adequirir um equipamento deste estilo mas gostava de saber se este tipo de equipamento tem todas as funcionalidades de um router comum (partilha de ficheiros entre maquinas ligadas, proteccao da rede wirless, firewall ...) e afins ... E tambem qual o desempenho nas redes wireless (bom alcance e velocidades ...)
 
.

Sabem-me dizer se este equipamento permite efectuar uma ligação à internet através da porta de rede (RJ45) ?

A ideia é ligar um equipamento à internet através dum cabo de rede, pois ele não tem wireless..

.
 
.

Sabem-me dizer se este equipamento permite efectuar uma ligação à internet através da porta de rede (RJ45) ?

A ideia é ligar um equipamento à internet através dum cabo de rede, pois ele não tem wireless..

.

SIM, podes ligar até 5 aparelhos maximo, simultaneamente a este router, entre uns por wireless e outros por cabo de rede (não fiz ainda a experiencia com mais de 4 eu...)

sendo assim, podes fazer como eu, coloquei um Switch D-LINK de 8 portas DGS-1008A , por exemplo este,
http://www.*****.pt/1/178225/D-Link-DGS-1008A-switch-8-portas
e fiquei com 7 portas livres ainda , onde liguei varios pc e camaras IP, tudo a bombar!!!
 
Venho aqui confirmar que tambem uso este router mas com uma pen TMN e funciona 5* alcance e bastante bom com o router no 1º andar e estar no RC no canto oposto da me 4 traços de rede aconselho para quem tem banda larga movel
 
.

Obrigado pela resposta!

Por acaso a minha ideia tambem é usar a sharing dock para ligar a um router wireless onde ligarão camaras IP e computadores.

.
 
tenho um pen da kanguru e170 sabem me dizer passo a passo o que tenho que fazer para configurar para por a funcionar com a optimus?
pelo que ja li aqui tambem dizem que ja é compativel com 4g (ver aqui http://shop.vodafone.de/Shop/datenprodukt/vodafone-usb-stick-k5005-plus-sharing-dock-r101/) e apos comprar este equipamento posso actualizar o firmware que esta na pagina da vodafone http://downloads.vodafone.pt/Detalhe.htm?DocumentId=102 ou seja qd comprar actualizo o firmware e depois so preciso de saber se funciona com a pen e170 e como configurar pra optimus. qd sair um novo firmware terei que re configurar o router de novo? com este equipamento basta ligar a pen e depois ir a um pc e procurar pela rede wireless? como ultraassar a questao dos 5 equipamentos por wifi?

tenho uma e170 e uma e372r será compativel com a dock? obrigado
 
Última edição:
Este equipamento (Vodafone Sharing Dock) possibilita a conexão com uma impressora, de forma a tornar a ligação PC-IMPRESSORA (Canon MG5250) via Wireless ?
Cumprimentos
 
Alguém me sabe dizer se há forma de ultrpassar a limitação dos 5 equipamentos ligados em simultâneo? Com um switch, por exemplo...

Outra dúvida: as pens que se compram nos hipermercados vêm já pré-registadas ou é preciso fazer algum registo? O que quero saber é se dá para testar a cobertura com 100mb livres ou assim como por vezes acontece, antes de escolher o tarífário e assinar contrato.
 
Já agorau ma outra dúvida:

Parece que o modem só permite um port Forwarding ou 1 DMZ. Não consigo meter mais de 2. Se o faço fica baralhado e não permite ligação nenhuma, nem de um normal PC.
Só consigo resolver usando o Reset!

É possível definir mais que um Port Forwarding?
 
Este equipamento (Vodafone Sharing Dock) possibilita a conexão com uma impressora, de forma a tornar a ligação PC-IMPRESSORA (Canon MG5250) via Wireless ?
Cumprimentos


Dá, se vires na 6ª imagem refere isso.

Alguém me sabe dizer se há forma de ultrpassar a limitação dos 5 equipamentos ligados em simultâneo? Com um switch, por exemplo..

Acho que não. Deve ser limitação do próprio Hardware, não sei.
 
Vodafone Sharing Dock firmware v1.03.09

Boa tarde,
Se actualizar a Vodafone Sharing Dock para o firmware v1.03.09, esta faz com deixe de funcionar as pens de outra rede? Já alguém testou?

Muito Obrigado

CF
 
Back
Topo