Artigo Volante (Steering Wheel) e FFB para Iniciantes

CML1985

Membro
Boas,


Tomei a iniciativa de escrever este artigo, pois, eu próprio tive alguma dificuldade em achar informação acerca disto.


1 - Vale a pena adquirir um volante (Steering Wheel)? Depende

2 - Deve ter Force Feedback e ângulo de viragem? Sem dúvida com FFB (principalmente se não for arcade)

3 - Adquirir um volante usado/novo mas que não seja recente compensa? Boa maneira de iniciar sem gastar muito. Usados sempre com cuidado/quanto mais antigo for, menos compatível com jogos modernos.


Vamos começar pela primeira… e atenção que isto baseia-se apenas no que eu experienciei e no pouco que consegui pesquisar.

Ponto 1 - A utilização de volante em jogos é realmente outra coisa, não de ser propriamente melhor nem mais fácil, mas sim por se aproximar mais da realidade. Então quem se inicia com volante e não está habituado a gamepad/comando acho mais fácil a curva de aprendizagem, o problema está em quem está habituado a gamepad, não digo que seja sempre assim mas no meu caso que gosto de jogos de corridas o meu hábito de gamepad vem desde o Gran Turismo 2 (1999) e foi se enraizando com tempo através dos vários GTs, CMRs, NFSs, TOCAs, DIRTs. A diferença da “motricidade fina” aplicada em gamepad para o girar de volante e carregar pedais não tem nada a ver é uma aprendizagem completamente nova e isto nota-se principalmente nos jogos tipo rally que são mais “acelerados”.
Achei dois pontos interessantes em pesquisas que era,
1. Quem faz bons tempos e é “bom”/não tem dificuldades com gamepad então não deve arriscar a mudança.
2. Em grande parte dos jogos os players TOP usam Gamepad



Ponto 2 - O Force Feedback era outra dúvida principalmente pelo preço do volante ((Novos) +- 40€ sem FFB e desde 150€ com FFB) e se depois valia a pena. Ora bem quem já conduz de verdade sabe ou tem noção de sentir muita coisa no volante (um buraco, viragem com excesso de velocidade, patinar,perda de aderência em piso molhado, lençol de água, até o vento se pode sentir no volante). Isto num jogo oferece-nos duas excelentes vantagens, aumenta a imersividade do jogo e pode ser ao mesmo tempo “ajudas” que quando corretamente interpretadas ajudam e muito na aprendizagem adaptação ao volante. Exemplo, ao fazer uma curva apertada o volante está a contrariar o lado para que estou a virar, ou quando existe falta de aderência o volante fica solto. Os únicos jogos em que não fará tanta falta o FFB serão os que não o suportem/usem e/ou jogos mais arcade

O ângulo de viragem, na minha opinião prefiro de 240 ou 270 graus, não tenho muito a dizer acerca disto além de que, acho que, menos não chega e mais (nunca usei mas) parece-me demais talvez apenas para quem queira levar a imersividade a outros níveis.



Mesmo sem saber ainda muito do que descrevi em cima r (a unica experiencia com volante em jogos foi em máquina de SEGA RALLY ( quem se lembra disto na altura era brutal)) eu queria mesmo um volante com FFB (por que todos recomendam) e passar por essa experiência.


Ponto 3 - Para novos o mais barato que se pode encontrar atualmente com FFB de marca fica acima de 175€ (Thrustmaster T150) depois é sempre a subir até 700€ (onde vi apenas aparecem Thrustmaster e Logitech). No mercado de usados podemos optar não só por usados como por modelos mais antigos e baratos que nos dá a vantagem de perceber, se será um bom investimento, para um futuro XPTO de 300€


Eu preferi recorrer ao mercado de usados (principalmente porque não queria estar a investir em algo que não conhecia, não sabia se ia gostar e para além de gostar de jogar tenho também outras prioridades/obrigações). Aqui não deixo de alertar que sendo usado temos que avaliar sempre bem ante de fazer negócio. Nesta altura (Mar/2019) existem disponíveis muitos volantes desde 5€ até os mais caros se alguém os decidir vender, os preços variam muito, como tal estabeleci o meu limite (máximo 60€ e com FFB) e fiquei com:

(PC/PS2) (2003) (900º) (40€ +) Logitech Driving Force PRO
(PC/PS2) (2003) (240º) (60€ +) Logitech MOMO Racing Force
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Formula Force EX
(PC/PS3) (2006) (180º) (40€ +) Logitech Driving Force EX
(PC/PS3) (2007) (900º) (60€ +) Logitech Driving Force GT

Todos eles são relativamente antigos o que me levantava questões de compatibilidade com jogos, posteriormente percebi que embora não fizessem parte da lista “oficial” de dispositivos compatíveis eles podem ser reconhecidos e funcionar (incluindo o FFB), pelo que pesquisei também verifiquei vídeos deles em funcionamento com jogos mais recentes com Dirt Rally e Project Cars.



A mim que estava focado no logitech DF GT apareceu-me um negócio isolado e mais vantajoso (Thrustmaster F430 Force Feedback) que apanhei logo mal foi anunciado e devo dizer que não me arrependo.
 
Respondi no outro post teu, neste momento fiz uma pesquisa rápida nos sites nacionais de artigos usados e nada, mas comprei à 1 ou 2 anos, Thrustmaster Volante Rgt Force Feedback Pro Clutch Edition PC, com 3 pedais, manete sequencial e patilhas, (podes usar a manete para travão de mão...) por 70eur.. Em relação à rotação acho que faz 720º se não estou em erro. Bom force feedback, normalmente uso no médio ou baixo..

Pode ser interessante adicionares à lista, pelo que ofrece ao preço que se arranja, e volantes não é só logitec... Volantes com menos de 360º acho só mesmo para jogos de arcade, em simulação vais sentir falta de "sensibilidade".
 
Diz tb a plataforma q vais jogar se PC/PS4/Xbox...é importante pq define a compatibilidade. Eu já tive um G25 com sorte arranjas por menos de 100€ e gostei bastante de momento tenho um G29 troquei pq consegui vender bem o G25 e comprei por 180€ em promo + 30€ pelo shifter e a compatibiliade com a Ps4 fui mm obrigado a trocar.

Procura tb pelo Thrustmaster T150 q usado para mim não vale mais q 100€.
 
Back
Topo