Multi [VR] - o tópico da Realidade Virtual

vTuga

Power Member
Recentemente a Meta revelou que já vendeu 20 milhões de Quests 2. E há rumores que a Apple se prepara para entrar no espaço.

Com o ressurgimento do interesse em VR causado pelo lançamento do PSVR2, achei interessante criar um tópico geral sobre este tema. Pela pesquisa que fiz não encontrei nada semelhante aqui no forum.
Pessoalmente já tive um Quest 2, mas como o principal objetivo era jogar em PCVR, especialmente MSFS e SimRacing, acabei por vender por não ser a solução mais polida. Estou a ponderar retomar, desta vez com um Pico 4 ou um HP Reverb G2.

Vocês têm algum headset? Stand-alone ou PCVR? Usam regularmente? Em que jogos e/ou outras utilizações?
 
O fim de semana passado fui a um evento em que disponibilizavam um headset VR para exibir um vídeo e fiquei maravilhado com aquilo. Nunca tinha experimentado algo do género e apesar de a resolução do headset não ser a melhor, a experiência foi ótima. Depois disso andei a investigar, porque pouca ou nenhuma info tinha sobre o assunto e cheguei à conclusão que um headset VR será o próximo "brinquedo" a ir lá para casa. :biglaugh:

Li umas reviews do Quest 2, PICO 4 e HP Reverb G2 e embora seja um leigo nesta matéria, parece-me que se vens de um Quest 2 a experiência não vai mudar muito para um PICO 4. Para um HP Reverb G2 talvez já sintas melhorias devido à maior fidelidade da imagem, embora o preço também seja superior.

Já agora, uma vez que já tiveste um Quest 2, o que é que não gostaste neles?

Pergunto isto porque era mesmo para esses que estava inclinado e também pretendo utilizá-los maioritariamente no PC, embora numa maior diversidade de géneros de videojogos.
 
O fim de semana passado fui a um evento em que disponibilizavam um headset VR para exibir um vídeo e fiquei maravilhado com aquilo. Nunca tinha experimentado algo do género e apesar de a resolução do headset não ser a melhor, a experiência foi ótima. Depois disso andei a investigar, porque pouca ou nenhuma info tinha sobre o assunto e cheguei à conclusão que um headset VR será o próximo "brinquedo" a ir lá para casa. :biglaugh:

Li umas reviews do Quest 2, PICO 4 e HP Reverb G2 e embora seja um leigo nesta matéria, parece-me que se vens de um Quest 2 a experiência não vai mudar muito para um PICO 4. Para um HP Reverb G2 talvez já sintas melhorias devido à maior fidelidade da imagem, embora o preço também seja superior.

Já agora, uma vez que já tiveste um Quest 2, o que é que não gostaste neles?

Pergunto isto porque era mesmo para esses que estava inclinado e também pretendo utilizá-los maioritariamente no PC, embora numa maior diversidade de géneros de videojogos.
Na altura vendi o Quest 2 porque não estava com muita disponibilidade para usar. Mas gostei do equipamento.

O Quest é um excelente headset, e em termos de biblioteca de jogos “standalone” é o que tem melhor seleção. Para PCVR quer o Quest 2 quer o Pico são excelentes. É pena não terem porta DisplayPort, o que faz com que a transmissão da imagem para o headset seja comprimida, e tenha alguns artefactos.

As vantagens do pico 4 são a maior resolução e principalmente as lentes panqueca, que fazem com que a imagem seja mais nítida numa maior percentagem do campo de visão (o sweetspot é maior). Quer o quest 2 quer o reverb g2 têm lentes com um sweetspot muito inferior, em que a imagem é nitida no centro mas desfocada no resto.
 
Obrigado pela info. 👍

(...) É pena não terem porta DisplayPort, o que faz com que a transmissão da imagem para o headset seja comprimida, e tenha alguns artefactos.(...)

Isto é que é novidade para mim. Das reviews que li nenhuma mencionava artefactos quando ligado por USB-C. Podia acontecer através de wifi com o Air Link. Assim já fico de pé de atrás.

Já agora e aproveitando a tua experiência com os Quest 2, como é o som?

Li que não é nada de extraordinário, mas que é possível ligar por jack outros headphones.

E se por acaso usas óculos, como é usar o headset com eles?
 
Isto é que é novidade para mim. Das reviews que li nenhuma mencionava artefactos quando ligado por USB-C. Podia acontecer através de wifi com o Air Link. Assim já fico de pé de atrás.
Sim, mesmo usando o cabo usb-c a imagem não é enviada pelo protocolo hdmi ou displayport. Tem de passar pelo encoder, e é comprimida. Nos quest 2 é possível alterar a bitrate da imagem para 500mbps, o que melhora bastante esses artefactos, mas não os elimina de todo. Mas ter atenção que quanto maior o bitrate, maior o delay, e pode ter impacto na performance porque a gpu vai ter de fazer o encode da imagem também.

Em relação aos óculos, eu não uso. Mas tenho ideia que eles trazem um espaçador discreto, para dar mais espaço. Existem também empresas que vendem lentes de acordo com a prescrição, para se adaptarem às lentes do headset.
 
Estava com esperança de apanhar o Quest 2 em promoção na Amazon.es nas promoções de primavera, mas curiosamente creio que uma das versões até chegou a aumentar um ou dois euros. Fica para os Prime Days.
 
Back
Topo