1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

vsftpd - Questões/Dúvidas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por xukuru, 29 de Outubro de 2007. (Respostas: 2; Visualizações: 968)

1. xukuru

xukuru Power Member

Ainda pensei abrir este tópico na parte das Redes e afins, mas visto grande parte das dúvidas estarem mais ligadas com o linux propriamente dito, achei por bem colocar aqui.

Instalei o vsftpd, configurei usando um tutorial que encontrei no google e agora tenho o seguinte problema:

- Criei um grupo novo onde coloquei um user. Depois defini o /home desse user. Quando faço a ligação ao FTP coloco o user, a pass e autentico. Como é de esperar, ele entra no /home respetivo. O problema (e grave!) é que o user tem acesso a tudo! Ou seja, se eu fizer "ls /media/" lá vai ele todo contente para esse directório! Basicamente é possível andar pelo disco à vontade.

O tutorial usado foi este: http://www.linuxhomenetworking.com/...OWTO_:_Ch15_:_Linux_FTP_Server_Setup#Tutorial

Neste momento isto é o que mais me preocupa. Quero apenas que ele tenha acesso ao /home e mais nada.

Agora as dúvidas:

- eu gostava de colocar todos os users que vão ter acesso ao ftp (todos com o mesmo /home) num mesmo grupo (ftp-users, p.e) mas dar diferentes permissões a cada um deles. Até agora só consigo dar permissões a grupos completos... Não consigo especificar um user em concreto.
    Isto é possível?

- Há mais algum ftp server que aconselhem? Preferencialmente GUI... Não quero que faça nada de extraordinário.

Penso que será tudo.

2. slack_guy

slack_guy Power Member

Modificas, ou acrescentas, no ficheiro /etc/vsftpd.conf:
    Código:
    chroot_local_user=YES
    chroot_list_enable=NO

3. xukuru

xukuru Power Member

slack_guy, isso já me resolveu o problema, muito obrigado.

Estive à procura de um FTP server com "GUI" e encontrei o VirgoFTP.

Em termos de aspecto visual é semelhante ao FlashFXP.

Em relação à dúvida das permissões para diferentes users, alguém tem alguma dica?

Partilhar esta Página