vsftpd - Questões/Dúvidas

xukuru

Power Member
Ainda pensei abrir este tópico na parte das Redes e afins, mas visto grande parte das dúvidas estarem mais ligadas com o linux propriamente dito, achei por bem colocar aqui.

Instalei o vsftpd, configurei usando um tutorial que encontrei no google e agora tenho o seguinte problema:

- Criei um grupo novo onde coloquei um user. Depois defini o /home desse user. Quando faço a ligação ao FTP coloco o user, a pass e autentico. Como é de esperar, ele entra no /home respetivo. O problema (e grave!) é que o user tem acesso a tudo! Ou seja, se eu fizer "ls /media/" lá vai ele todo contente para esse directório! Basicamente é possível andar pelo disco à vontade.

O tutorial usado foi este: http://www.linuxhomenetworking.com/...OWTO_:_Ch15_:_Linux_FTP_Server_Setup#Tutorial

Neste momento isto é o que mais me preocupa. Quero apenas que ele tenha acesso ao /home e mais nada.



Agora as dúvidas:

- eu gostava de colocar todos os users que vão ter acesso ao ftp (todos com o mesmo /home) num mesmo grupo (ftp-users, p.e) mas dar diferentes permissões a cada um deles. Até agora só consigo dar permissões a grupos completos... Não consigo especificar um user em concreto.
Isto é possível?

- Há mais algum ftp server que aconselhem? Preferencialmente GUI... Não quero que faça nada de extraordinário.


Penso que será tudo.
 
O problema (e grave!) é que o user tem acesso a tudo! Ou seja, se eu fizer "ls /media/" lá vai ele todo contente para esse directório!
Modificas, ou acrescentas, no ficheiro /etc/vsftpd.conf:
Código:
chroot_local_user=YES
chroot_list_enable=NO
 
slack_guy, isso já me resolveu o problema, muito obrigado.

Estive à procura de um FTP server com "GUI" e encontrei o VirgoFTP.

Em termos de aspecto visual é semelhante ao FlashFXP.


Em relação à dúvida das permissões para diferentes users, alguém tem alguma dica?
 
Back
Topo