Watercooling DYU

hiroshima

Membro
Estou a ponderar a hipotesse de entrar pelo mundo do watercooling, numa de experimentação, mas de um modo 'homemade'. Informação não me falta, ja' encontrei fontes de cobre para os waterblocks, deverei ter acesso a ferramentas para o fazer, etc.

Centrando a duvida no waterblock: a minha questão prende-se com a 'tampa' do water block. Existem 3 materiais que estou a ponderar: cobre, acrilico ou Delrin (não sei se terá tradução em português). O acrilico está praticamente posto de parte devido ao perigo de rachar. Se for em cobre, facilmente se solda a tampa ao water block, sem problema. A questão que se prende (voltando a incluir o acrilico) com os outros 2 é como é que a junção de bloco com a tampa e' feita? E' obvio que tem de haver um vedante para não haver fugas de agua, como e' que se juntam as duas coisas? Algum tipo de cola? Aparafusando?

Agradecia respostas e, se alguem ja' se aventurou nestas andanças de produção de waterblocks (ou sistemas de water cooling em geral), agradecia referências aos projectos deles...

Desde ja' o meu obrigado

P.S: Já agora, no nome do tópico, é DIY e não DYU...my mistake...mania das pressas...
 
Última edição:
Para a junçao é assim,na parte debaixo do bloco fazes um pequeno rasgo circular a 0.4cm dos extremos do bloco,o rasgo com profundidade de 0.05 deve fazer o truque. Depois arranjas uma borracha fininha redonda que tenha o diametro do circulo que fizeste no bloco e colocas a borracha nesse mesmo. Ao pores a tampa,e esta pode ser de qualquer tipo,ao apertares os parafusos,esta vai espalmar a borracha criando o vedante perfeito, Acho que ja percebeste a ideia.

Boa Sorte
 
Percebi a da borracha sim, de facto vai vedar na perfeição, plo menos teoricamente. Obrigado bikeman.
Seguindo para a fixação: apresentam-se 3 soluções possiveis para fixar o waterblock (plo menos foram as que me ocorreram). A 1ª seria fazer um waterblock mais dimunuto e estar apenas a tampa aparafusada à motherboard. Com a pressão exercida pela tampa no waterblock, o waterblock ficaria fixo (não me parece uma ideia assim tão boa quanto isso pois parece-me que iria pressionar demasiado o CPU para obter uma boa fixação). Outra opção seria aparafusar o waterblock à board e a tampa nesse mesmo parafuso (fixar a tampa com ajuda de porcas) ou ainda fixar o waterblock à board e fazer furos no waterblock para aparafusar a tampa a este (das três parece-me ser a melhor, mas posso estar enganado).
 
Back
Topo