Dúvida WD Velociraptor com Placa PCI Sata3

HaGs

Power Member
Boas, recentemente comprei um ...
[h=1]Western Digital VelociRaptor WD2500HHTZ 250GB 10000 RPM 64MB Cache SATA 6.0Gb/s 3.5"[/h]e gostava de saber se ao instalar uma placa PCI-E Sata 3 vou obter melhorias na velocidade significativas...

A minha board é uma...
[h=3]ASUS P5W DH Deluxe[/h]
Já agora: não sei porque razão o disco aparece em "Third IDE Master"... não deveria aparecer em First?

Obrigado...
 
Dificilmente irás sentir diferenças. O Raptor não esgota a largura de banda do SATA II, portanto aqui não deverá haver alterações. A única diferença será no Burst Speed cujo impacto é pouco ou nada perceptível.

A board deverá ter duas controladoras de disco, a nativa do chipset e um adicional da Silicon Image. A adição de um terceiro controlador coloca-o nessa posição numa "hierarquia" onde os chips da board surjem primeiro.

Já agora, deverias aceder ao menu interno dessa controladora e alterar a configuração para modo AHCI. Se tiveres o Windows instalado nesse disco tens que efectuar alguns passos antes dessa alteração, senão vais ter blue screens no arranque da máquina.
 
Existiria um pequeno aumento porque a board é antiga e a gestão da passagem dos dados sairia beneficiada numa zona mais rapida, mas como o silverring já disse, dificilmente seria perceptivel nesse sistema.
O custo/beneficio neste caso é muito alto. Pelo mesmo preço se calhar um SSD de 120GB teria sido uma excelente opção, não sabendo todos os detalhes da compra.
 
Dificilmente irás sentir diferenças. O Raptor não esgota a largura de banda do SATA II, portanto aqui não deverá haver alterações. A única diferença será no Burst Speed cujo impacto é pouco ou nada perceptível.

A board deverá ter duas controladoras de disco, a nativa do chipset e um adicional da Silicon Image. A adição de um terceiro controlador coloca-o nessa posição numa "hierarquia" onde os chips da board surjem primeiro.

Já agora, deverias aceder ao menu interno dessa controladora e alterar a configuração para modo AHCI. Se tiveres o Windows instalado nesse disco tens que efectuar alguns passos antes dessa alteração, senão vais ter blue screens no arranque da máquina.

Ele já tá instalado á uns dias e não tive B Screens.. :S

Seja como for aconselhas a isso?? Mudar para AHCI??

Quero tentar aproveitar ao máximo as capacidades do disco... na BIOS tem tantas opções que me perco... :S

Existiria um pequeno aumento porque a board é antiga e a gestão da passagem dos dados sairia beneficiada numa zona mais rapida, mas como o silverring já disse, dificilmente seria perceptivel nesse sistema.
O custo/beneficio neste caso é muito alto. Pelo mesmo preço se calhar um SSD de 120GB teria sido uma excelente opção, não sabendo todos os detalhes da compra.

OS SSD sao bons.. mas com este Raptor sei que n fico mal servido e tenho muito mais espaço... eu claro que já noto diferença... especialmente a jogar BF3 e a carregar o jogo... deiferença na ordem dos 4 minutos...
 
Última edição pelo moderador:
Nunca mexeste num SSD presumo :)
Já tive RAID de raptors e acredita que um SSD em termos de resposta rapida ( não transferencia continua de dados ).
Compraste um disco com o dobro do espaço. Não é assim tanto mais espaço como estás a pintar.
 
O silverring estava-se a referir ao facto de teres instalado o Windows com a controladora em modo IDE e que ao passares para AHCI vais ter BSOD ao iniciar o windows a não ser que executes uns passo antes de mudares de modo. Para futura referência, aconselho a usares sempre a controladora em modo AHCI porque mesmo após teres instalado o Windows, se tiveres necessidade de reverter para modo IDE, consegues bootar o windows na boa sem BSOD no arranque. Para além de que beneficias da tecnologia NCQ (native command queueing) disponível nos discos SATA que melhora um pouco a performance do mesmo.


Cumps,

Wolfskin07
 
Então agora basta ir á BIOS e passar para AHCI não é??...

@strom...
Não.. nunca mexi..:( sei que são muito bons pelo que ouço.... mas 120gb acho pouco... e acredita... eu com este já estou satisfeito... que sabe no futuro compre um SSD...

Eu só acho estranho é uam coisa... desde que mudei de mobo, os dicscos paracem que fazem mais barulho.. será imperssao minha não??
 
É desde que mudaste de board ou desde que compraste o Raptor que sentes mais barulho?

Um Raptor normalmente é mais ruidoso que um disco normal..
 
Desde que mudei a board.... notei no meu antigo disco WD.. meti esta board, era muito mais barulho... :S a ler o disco...
O raptor.. tb faz.. mas muito menos.... deduzo que tb seja eco da caixa... tenho uma Collermaster STC-01... mas não sei...
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo