1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

WI-FI burlada

Discussão em 'ISPs' iniciada por rjpinto, 23 de Setembro de 2007. (Respostas: 46; Visualizações: 3549)

  1. rjpinto

    rjpinto Power Member

    Boa noite caros utilizadores deste fórum...

    Venho apresentar-vos uma situação caricata que me aconteceu mas que não tem graça nenhuma :P

    Então aqui vai:
    Na semana passada recebi uma carta da SAPO ADSL... Até aqui tudo bem mas... Nessa carta estava uma factura de 400 euros de net (Sim 400 euros leram bem). Tinha de pagar esta quantia exorbitante pois tinha usado e abusado do WI-FI. Nessa factura está lá discriminado um consumo adicional de 241 blocos de 100Mb. Eu pensando que seria engano telefonei para lá. Mas afinal não... Após telefonar para a SAPO e para a PT-WI consegui saber quando foi efectuado este consumo, o local e também os MAC-ADDRESS's de quem andou a fazer o tal consumo. (que não fui eu nem ninguém com minha autorização)

    O que eu queria mesmo saber é se a partir dos MAC-ADDRESS's posso saber quem foi ou pelo menos chegar mais perto do sujeito. Ou se existe outra forma de conseguir saber quem foi. Pensava que o MAC-ADDRESS é único mas afinal enganei-me... Espero sim é que o tal sujeito se tenha esquecido de proteger alguma coisa e assim o consiga "caçar"...

    Desde já obrigado e aguardo uma ajuda neste caso
     
  2. Skywatcher

    Skywatcher Power Member

    O MAC-Address é único, é o "nº de série" da placa de rede.
    Agora, não estou a ver é como é que vais conseguir descobrir a quem é que foi vendida a placa de rede com determinado mac address.

    O que tu tens de fazer, isso sim, e urgentemente, é bloquear o teu router wi-fi aos teus mac-addresses, de forma a que ele não permita ligações de outros.
     
  3. spastikman

    spastikman Banido



    Se lhe deram os macs é porque se andaram a ligar a partir de hotspots pt wifi. E neste caso não tem nada a ver com bloquear o router.
     
  4. LastCaress

    LastCaress Power Member

    O MAC é legalmente único, mas sempre pensei que fosse bastante fácil fazer o spoofing deste...
     
  5. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Todas as placas de rede tem um mac, mas este pode ser copiado para por exemplo, routers. Se fosse ilegal, como foi sugerido, duvido que muitas marcas conceituadas (Cisco, SMC, entre outros) dessem essa opçao nos seus routers :p

    Para navegarem nos hotspots precisam dos teus dados pessoais. Como chegaram a eles?
     
  6. LastCaress

    LastCaress Power Member

    Eu estava mais a falar que é fácil o MAC que foi usado ser spoofado
     
  7. Skywatcher

    Skywatcher Power Member

    Ah, Ok, andaram a usar o login Sapo dele em hotspots wi-fi. My bad. Não tinha percebido :wvsore:

    Então foi alguém que te caçou a password. Para começar, muda-a.
     
  8. OubeLa

    OubeLa Power Member

    Pelo MAC address não vais conseguir saber quem é, é relativamente fácil altera-lo, e não existe nenhuma DB de MAC address' :lol: Isso é realmente muito mau, podes sempre tentar expor a situação e apresentar uma queixa contra desconhecidos. No entanto, penso que não te safarás de pagar a conta.
     
  9. Tristan

    Tristan [email protected] Member

    O mac address de uma placa eh TEORICAMENTE unico em todo o mundo... mas ja encontrei placas com o mesmo mac-address fisico... sao falhas das marcas.. mas acontece.

    Mas tirando essa questao, eh muito facil mudar o mac-address por software, no windows e linux eh facilimo. Por isso basta saberem o teu mac-address e muda-lo no seu pc ou portatil e fica igual ao teu.

    O que deves fazer para proteger a tua rede wireless ao maximo, sera so permitires que o mac-address do teu pc ou pc's possam usar a rede wireless, a maior parte dos routers tem essa funcionalidade, tambem alem disso nao fazer o broadcast do SSID, e muito importante, usar encriptaçao WPA, a ultima versao que ainda nao foi hackada ;)

    Entrar numa rede wireless desprotegida eh so uma questao de pouco tempo e muito facil. Mesmo protegida eh facil a menos que uses encriptaçao decente :)

    E vais ter de pagar essa factura....
     
  10. OubeLa

    OubeLa Power Member

    A burla foi através da rede PT Wi-fi, e não da rede wireless.

    Quando a protecção da rede domestica: desligar o SSID, restrição de MAC address, encriptação WPA (ou WPA2 se possível), uma chave de rede estupida são coisas que evitam que alguem entre na nossa rede.
     
  11. Tristan

    Tristan [email protected] Member

    isso foi o que eu disse... nao fazer broadcast do SSID, restriçao por mac-address, e usar WPA.
     
  12. Neptune

    Neptune 1st Folding then Sex

    Mas o que te disseram foi que o caso deste utilizador é diferente. Acederam com os dados dele a um hotstop da PT-Wifi, e não ao router de casa dele. ;)
     
  13. rjpinto

    rjpinto Power Member

    Exactamente... O que aconteceu é que usaram a minha conta num hotspot... E também sei que o MAC-ADDRESS pode ser "alterado". Mas pode ser que o gajo nao se lembrasse de mudar o MAC-ADDRESS. Se apresentar queixa na polícia penso que podem provar que nao fui eu...
    Ao menos penso que posso provar que nao fui eu que estive nesse local com a minha conta, pois estava no algarve :P

    Vamos lá ver...
     
  14. pdf

    pdf Banido

    THINK MCFLY, THINK!

    www.ptwifi.pt ...
     
  15. mrosendo

    mrosendo Power Member

    investiga, familiares e quem montou o router às vezes é quem menos se pensa.
     
  16. Deves mudar a pass de acesso a conta do sapo no site de cliente. De modo a mudar também a password de acesso ao Wi-Fi da rede sapo.
     
  17. Se tinhas a rede aberta sem qualquer protecção, não foi burla nenhuma.

    Foi é n00bice da tua parte teres deixado a rede assim disponivel a qualquer um. É o mesmo que comprares um portatil ou um iphone, e depois o deixares na rua. Só não o leva quem não quiser!

    O descuido foi teu, agora és tu que vais ter de acarretar com os custos.
     
  18. IcePicK

    IcePicK Power Member

    A questão que se coloca é que tu próprio podias ter alterado o MAC address da placa antes de utilizar o hotspot! Daí que uma queixa na policia não ia adiantar de nada nem livrar-te do pagamento.

    Podes no entanto apresentar queixa na mesma. Se um dia o caso ficar resolvido pode ser que te devolvam o dinheiro (or NOT!).
     
  19. IcePicK

    IcePicK Power Member

    Então e ler os outros posts antes de dizer asneiras? não?
     
  20. maotsetangas

    maotsetangas Power Member

    Mas que parte é que voçês não perceberam!?:zzz::zzz::zzz:...não foi na rede wireless domestica mas sim num hotspot publico,daqueles que se ve nos jardins,centros comerciais,macdonald's etc...
    Por muito que eu mexa no router cá em casa não me vai proteger em nada nos hotspot wifi publicos.Na minha opinião foi alguem que te "mancou" o user e a password ligou-se e abusou que nem gente grande.
     

Partilhar esta Página