Win Server 2003

joaopinotes

Power Member
Olá ...

A quem tiver experiencia em server 2003.

Que potencialidades terá que ter um servidor 2003 em termos de hardware para poder suportar o DNS, DHCP e active directory com cerca de 50 utilizadores.

Potencialmente com a possivel adição de mais utilizadores....


}>
 
Olá

mais ou menos uma coisa destas com o minimo de 2GB RAM e 2 discos rigidos de 160 GB em RAID 1. Como sempre vale a regra de que quanto mais melhor mas se se ficar por essas funcoes, esta configuracao chega perfeitamente.
 
Se ele não usar bastidor, não precisa disso em rack

Estás a planear usá-lo como file server ? Os perfis dos utilizadores vão estar nesse servidor ?
Isto chega perfeitamente
 
A máquina que o DekkeR sugere é bastante boa para aquilo que procuras - são estáveis e têm condições para durar anos sem precisar de manutenção.

Se puderes - investe também nas redes de dados e certifica-te que tens uma LAN em condições dando preferência aos switch's de 10/100/1000 - fazem bastante diferença porque diminui o tempo que cada pessoa tem de estar a sugar os recursos da tua máquina (no caso de file/webserver)

Eu trabalho numa rede local com perto de 50 clientes - ligada a uma WAN nacional (com ~4000 clientes durante o dia) e uso um computador "normal" Pentium IV com 512Mb e Windows XP PRO a funcionar como fileserver. (apenas apliquei o respectivo patch de múltiplas ligações simultâneas para o SP2)

Não tem as funções de Domain Controller nem fornece DNS ou dhcp, mas as máquinas responsáveis por este serviço numa WAN destas dimensões não são muito diferentes da minha.


Na LAN onde trabalho temos um outro desktop dedicado a DNS, DHCP, Domain Backup Controller e servidor local do exchange server. (Pentium III com 512Mb RAM) - funciona bem há anos (>5?) com uso ininterrupto em windows 2000.

Não te esqueças de aplicar o último service pack para o windows 2003 - caso contrário podes ter muitas dores de cabeça com um sistema instável sempre a ir abaixo por razões "esquisitas"..

Boa sorte! :)
 
Se ele não usar bastidor, não precisa disso em rack

Estás a planear usá-lo como file server ? Os perfis dos utilizadores vão estar nesse servidor ?
Isto chega perfeitamente

Sim tens razao, tambem pensei nisso mas achei que o joaopinotes estivesse mais a procura de sugestoes quantos aos componentes e nao em relacao a forma da caixa.
De resto essa maquina que tu sugeres é sem duvida adequada.

joaopinotes: Já agora deves tambem ter em conta que um servidor desses é pro lado do "barulhento" e caso a empresa nao disponha de bastidores separados isto pode tornar o ambiente de trabalho de desagradavel a insuportavel.
 
Obrigado pelas digas, vão ser mt uteis.

O servidor vai ficar numa sala de servidores para minha satisfação.

Em principio o servidor vai ser do tipo rack e vai funcionar como domain controler, dns e dhcp apenas. A solução de file server ainda não está equacionada..
 
Para o que queres o servidor que o Dekker sugeriu serve perfeitamente. E ainda te da para expandir bastante!

A não ser que venhas a ter uma AD com prai 10000 users e 10000 pcs:x2:
 
Back
Topo