WIN XP?

Tem duas respostas - ser é , para jogos antigos, os novos não lançam suporte para ele penso eu.
Por outro lado não é , já que o XP não tem suporte de actualizações e mesmo deixará de haver programas compativeis daqui a futuro , ou seja irás portar um sistema caducado enquanto a instalação e suporte de softwares e de actualizações novas, a Mocosoft só dá suporte a XP a quem pague muito bem e a empresas hoje em dia segundo eu sei.

Tenta instalar o 7 se vires que o teu pc não se dá bem com ele tens duas alternativas - XP com todas as suas problemáticas presentes, GNU/Linux permitir-te-á manter um sistema antigo medianamente capaz de usar software mais recente sendo que isto é em geral e tem a ver com o suporte a arquitectura, X86, x86_64, 64, I486 I... etc . Para máquinas mais antigaas ou com pouco hardware para novos softwares o GNU/Linux é o melhor não obstante se for para um gamer depende muito dos jogos que quer jogar via wine ou mesmo nativos e depende também da sua gráfica ter no GNU/Linux suporte para rendimento para esses jogos.
No meu caso tenho perto de 50 a 60 jogos instalados , uns Wine outros nativos , no entanto o grande problema do GNU/Linux em ter mercado junto dos usuários caseiros é mormente os jogos ou o baixo rendimento gráfico das gráficas sob gestão GNU/Linux.

Força.
 
Windows xp miniOS (Español) por exemplo e depois colocar os drivers todos seguidamente - https://www.raymond.cc/blog/easily-install-and-download-directx-10-for-windows-xp/
deve dar, ainda que eu usando GNU/Linux não possa assegurar.

Isso do buraco de segurança é de discutir tendo em conta que o 10 abre tudo , envia tudo a terceiros, obriga o usuário a ... a nível insegurança acho que estão os dois a par um com malware mantido por núcleo, outro por não ter updates.
http://www.gnu.org/proprietary/malware-microsoft.en.html .

Se forem jogos antigos no GNU/Linux tb podes jogar via wine ou nativos eu tenho alguns wined como o Rome Total War. Medieval 2 Total war, Blood Bowl Chaos Edition, Warhammer 40.000 Soulstrom, Farcry, Flatout 1 e 2 , 2006 Fifa World Cup, Prototype e outros tenho tantos que não instalo todos alguns desinstalo para instalar outros e ter espaço em disco para downloads torrent etc, em virtude dos jogos que possas querer jogar podes pensar se vale a pena migrar a GNU/Linux, pelo lado de programas e carga de sistema se o pc é antigo vai dar-se muito melhor com GNU/Linux o qual tende a expandir no tempo o tempo de vida dos componentes devido à gestão de hardware e de disco ( partições), é questão de tu veres.

Subi agora estas imagens de um jogo para comprovares que eu tb jogo mesmo noutro sistema.

2016_01_11_180857_1024x768_scrot.png

2016_01_11_181054_1024x768_scrot.png


Se as gráficas dessem suporte activo a sistema GNU/Linux o Windows já tinha dado o berro desde à muito tempo, já nem se falaria nele...

Quase me esqueço se quiseres fazer aqueles videos de gamers tb podes fazer no GNU/Linux existem muitos programas para gravação de imagem de monitor desde monitor em sí a aplicações em janela etc, OBS, Simple screen recorder, vokoscreen ....
 
Última edição:
O Windows 10 NÃO é um buraco de segurança ou privacidade, muito pelo contrário...
Se o teu PC for recente suportar o Windows 10 e seria muito melhor que o Windows XP, que já não tem suporte...
;)
 
O Windows 10 NÃO é um buraco de segurança ou privacidade, muito pelo contrário...
Se o teu PC for recente suportar o Windows 10 e seria muito melhor que o Windows XP, que já não tem suporte...
;)

O conceito de malware sugere - intrusão, essa intrusão é portada pelo windows 10 e 8 só que de maneira oficial ou seja o usuário expõe-se a ser usado para beneficio de terceiros ou para operação em sistema sem que disso dependa a vontade do usuário, daí que o Windows 10 e o novo modelo que apresentam seja tido como um sistema espia, com toda a prática de ferramentas tidas como malware, seguimento, envio de de dados, oferta de serviços externos ao usuário, keylog, porta traseira e demais, portanto é um kit de malware vendido não como tal no entanto assume o mesmo tipo de função, espiar é sempre espiar, usar terceiros para benefício próprio sem que esses obtenham parte desse lucro gerado é sempre isso mesmo.
Não vale a pena queremos dar um nome a uma coisa que no fim é o que é. Nesse aspecto todos os windows depois do 7 são piores que os anteriores e portanto até o vista seria melhor opção que usar os novos windows, a diferença é portar ou estar exposto a malware vendido ou malware não vendido é uma ténue linha de diferenciação. Depois podem por as palavras que quiserem mudarem o tema ao contrário etc, como sistema e devido ao que fazem com o que impingem ao usuário não existe muita possibilidade de chamar aquilo que é por outro nome, salvo que no futuro mudem de ideias e façam as coisas com um minimo de respeito pelos vossos direitos enquanto - clientes e usuários do que voçês já pagaram.

O windows Xp ainda tem suporte - a empresas e por pagamento tanto quanto eu sei, odinheiro em causa não está ao alcance do usuário comum para esse suporte, assim como interessa à Mocosoft substituir não só os XP como todos os outros exactamente para recolherem , seriarem e venderem dados interessantes como o google etc, Big Data e essas coisas.

é um tema controverso mas as funções de sistema são até bastante similares a um kit de malware enquanto tal, só que agora a fonte é a própria casa mãe, mais os grupos dedicados ao malware intrusivo não pago que não vão deixar de existir e tanto infectam XP como 10, dizer que o 10 é por si mais seguro é uma falácia.
 
Obrigado a todos, o meu pc aguenta completamente com o 7/8/10, mas sempre me lembrei que o xp por ser tao levezinho e tinha a sua versão gaming, mas visto o que acabaram de dizer ainda vou pensar entre o 7/10.
 
O conceito de malware sugere - intrusão, essa intrusão é portada pelo windows 10 e 8 só que de maneira oficial ou seja o usuário expõe-se a ser usado para beneficio de terceiros ou para operação em sistema sem que disso dependa a vontade do usuário, daí que o Windows 10 e o novo modelo que apresentam seja tido como um sistema espia, com toda a prática de ferramentas tidas como malware, seguimento, envio de de dados, oferta de serviços externos ao usuário, keylog, porta traseira e demais, portanto é um kit de malware vendido não como tal no entanto assume o mesmo tipo de função, espiar é sempre espiar, usar terceiros para benefício próprio sem que esses obtenham parte desse lucro gerado é sempre isso mesmo.

Os utilizadores têm a opção de activar ou desactivar o tipo de dados que partilha (e não é algo exclusivo do Windows 10 ou 8. Telemetria é algo que já existe aos anos). E muitos dos dados partilhados são apenas para telemetria e melhoramento do serviço. Nada disso é malware, facilmente confirmado pela própria definição do termo.
 
Os utilizadores têm a opção de activar ou desactivar o tipo de dados que partilha (e não é algo exclusivo do Windows 10 ou 8. Telemetria é algo que já existe aos anos). E muitos dos dados partilhados são apenas para telemetria e melhoramento do serviço. Nada disso é malware, facilmente confirmado pela própria definição do termo.

E tu a dares-lhe, ainda que desactives os dados podem continuar a saír e as modificações a sistema continuam à mão do que produz o mesmo , se calhar é gastar latim ... . Os dados partilhados não são só telemetria no 8 10 e mesmo anteriores recolher voz e enviar é telemetria , recolher dados de navegação também é telemetria, recolher e enviar info sobre uso e actividade de sistema do usuário agora também é telemetria. A tal telemetria que falam é telemetria para quem queira nela acreditar.

De resto podes classificar como bem queiras, não te aconselho é a pensar que por dares um click numa definição para não envio de tais dados essa definição se adopte realmente, já houve quem andassse a fazer trace a essas opções mesmo com aplicações que dizem que bloqueiam o envio e tivesse chegado à conclusão que o que bloqueavam afinal continuava a mandar os pacotes à mesma, tendo então optado por regressar ou migrar máquinas a sistema 7 . Também convenhamos num sistema feito para recolher tudo é ridiculo pensar que por um click deixa de enviar algo acho eu.
 
E tu a dares-lhe, ainda que desactives os dados podem continuar a saír

Entre o poder e o acontecer ainda vai uma diferença.

e as modificações a sistema continuam à mão do que produz o mesmo ,

Obviamente. Se estamos a usar um serviço, qualquer suporte ou alteração pode ser feito pela empresa que o providencia.

se calhar é gastar latim ... . Os dados partilhados não são só telemetria no 8 10 e mesmo anteriores recolher voz e enviar é telemetria ,

Onde é que nos anteriores (ou mesmo neste) é recolhida voz de quem quer que seja sem permissão?

recolher dados de navegação também é telemetria,

Pois é. Dados pessoais ou que comprometam a segurança, não.

recolher e enviar info sobre uso e actividade de sistema do usuário agora também é telemetria.

Não é agora. É desde sempre.

A tal telemetria que falam é telemetria para quem queira nela acreditar.

Não passa a ser outra coisa por haver quem duvide. Daí o ónus da prova.
 
O suporte para o Windows XP já acabou. Sendo assim, os jogos para o Windows XP, os mais recentes, não vão rodar.
Também há programas, como o Chrome, que já acabaram de "oferecer" suporte para o Windows XP.

Recomendo a utilizares o Windows 7 ou 10.

Nota: Se o teu computador for um pouco velho, já com uns 6 anos ou mais, recomendo pores o Windows 7, porque as drivers podem não ser compatíveis com o Windows 10
 
Back
Topo