Windows = .bat; OSX = ?

Mitnick

Power Member
Pois é, a minha questão e a seguinte:

Eu no windows posso criar um ficheiro .bat para executar comandos automaticamente na linha de comandos, no Mac OSX como posso fazer para criar um ficheiro que execute comandos automaticamente no terminal?

Isto deve ser uma coisa extremamente facil, mas nao sei como e porque procurar, por isso recorro aqui a vossa ajuda :p

Desde já agradeco todas as dicas que possam dar.
 
Com o Automator tambem nao me dei muito, tambem nao perdi muito tempo com aquilo.

Decidi exprementar o xCode a parte do Apple Script Text file.

E so por os comandos que quermose guardar, depois na consola escreve-se:
Código:
./nomeDoFicheiro
e ele executa todos os comandos.
agora uma duvida, alguem sabe como fazer o script ler um valor?
 
Pois é, a minha questão e a seguinte:

Eu no windows posso criar um ficheiro .bat para executar comandos automaticamente na linha de comandos, no Mac OSX como posso fazer para criar um ficheiro que execute comandos automaticamente no terminal?

Isto deve ser uma coisa extremamente facil, mas nao sei como e porque procurar, por isso recorro aqui a vossa ajuda :p

Desde já agradeco todas as dicas que possam dar.

Se o que procuras é simplesmente correr comandos como farias num .bat simples, o mais fácil é mesmo criar um shell script.

Num editor de texto do teu agrado cria uma coisa como:

Código:
#!/bin/bash
ls
echo eu vi um sapo
date

Terias um ficheiro com 4 linhas, sendo a primeira necessariamente aquela e as três seguintes os comandos a correr. Nota: Este exemplo funciona em Linux, não tenho o Mac aqui à mão para confirmar mas presumo que funcionará exactamente da mesma forma.
 
Com o Automator tambem nao me dei muito, tambem nao perdi muito tempo com aquilo.

Decidi exprementar o xCode a parte do Apple Script Text file.

E so por os comandos que quermose guardar, depois na consola escreve-se:
Código:
./nomeDoFicheiro
e ele executa todos os comandos.
agora uma duvida, alguem sabe como fazer o script ler um valor?

Queres ler o valor a partir da linha de comandos dado como argumento na execução, como standard input na linha de comandos ou lendo num ficheiro?

Dependendo da complexidade do que pretendes pode compensar mais fazer um programa simples em C e compilar para ficares com um executável. Se for uma coisa simples, um script de bash ou um Apple Script devem bastar.
 
Eu que eu queria, era que quando executasse o script ele me pedisse um valor, por exemplo o script faria isto:

Digite um numero: [aqui eu digitava um numero]
agora o script imprimia o numero ou calculava algo ou outra coisa qualquer com esse numero.
 
Back
Topo