Windows e eeePC

MRuivo

I'm cool cuz I Fold
Boas, adquiri um eeePC da Asus e como sabem não tem drive de CD's, eu tenho um cd genuíno do windows xp e discos externos, a minha duvida era saber como é que coloco o windows xp neste computador. Obrigado. :)

esqueçam, encontrei um tutorial, acho que é isto. :)

Como eu tinha prometido em meu post de ontem sobre como eu amo meu EeePC agora com XP instalado eu quero divagar essa pequena sessão de como eu fiz. Não é difícil mas precisa de algum planejamento e um pouco de trabalho. Dedico uma grande parte deste trabalho a esse post que me ajudou a iniciar.
Pré-requesitos
- Uma pendrive, de no mínimo 1GB.
- Um cartão SD, de no mínimo 16MB.
- Um CD de instalação do Windows SP2
- O software Physdiskwrite ( download aqui)
- A imagem do disco de boot ( download aqui)
- Um segundo PC com um leitor USB de cartões SD para fazer a configuração acima.
Criando o disco de Boot
Primeiro nós precisamos fazer nosso SD card ser “bootável”, então n’soprecisamos ir para o modo DOS e iniciar a instalação do XP. Para fazer isso extraia o physduskwrite.exe para uma pasta no seu PC. Coloque o wxpboot.ima na mesma pasta e insira o seu cartão SD no seu PC. Vá até o diretório e digite:
physdiskwrite -u wxpboot.ima
AVISO: Tenha certeza que você escolheu o número do drive correto quando estiver fazendo isso (ele foi 1 pra mim), se você escolher errado ele limpará todo o seu sistema, isso é muito ruim, então tenha muito cuidado nessa parte. Esse processo tomará somente alguns segundos.
Copie o XP para o pendrive
No próximo passo você precisa inserir sua pendrive no seu PC juntamente com o CD do XP SP2. Copie o diretório i386 do CD para a raiz do seu pendrive.
Iniciando a instalação
Uma vez que você tenha o XP no seu pendrive, insira o pendrive na porta USB do seu EeePC (do lado que tem somente uma (1) porta USB - tenha a certeza que é mostrado como a letra D: depois). Coloque o cartão SD no EeePC e ligue-o. No boot pressione F2 e entre na BIOS - você precisa alterar “OS Installation” para “Start”. Pressione F10 e saia da BIOS e reinicie o sistema. Agora será mostrado o boot à partir do cartão SD e em seguida chamará o prompt C:.
Agora você precisa particionar o seu EeePC usando o Fdisk, então no prompt de comando digite fdisk e pressione enter. Você precisará apagar todas as partições do disco (TODAS elas, incluindo as non-DOS). Uma vez que você tenha deletado todas, você precisará criar uma partição primária que será todo drive. Agora saia do fdisk e então nós formataremos o drive com o comando “format c: /s” (the /s torna o disco “bootável” para nós).
Instalando o XP
Aogra que você já tem tudo formatado você pode está pronto para iniciar a instalação do XP. Se você colocou o pendrive corretamente na porta ela será mostada como o dirve D:, então tudo que você precisa fazer é alternar para esse drive e então entrar no direrório i386. Uma vez digitado “winnt” será iniciada a instalação do XP. Na minha máquina eu estou usando um leitor de cartões USB bem antigo com um cartão MiniSD de 2GB para iniciar a instalação. A primeira parte da instalação será a cópia dos arquivos, isso demora uns 15 minutos se me lembro bem. A próxima parte demora um pouco mais.
Finalizando a instalação
E aí, enquanto tempo foi feito? Isso toma um bom tempo, eu aproveitei para jantar, dormir, tomar banhom ir ao trabalho, comer, dormir, tomar banho, ir ao trabalho - então finalmente terminou a primeira fase da cópia dos arquivos de instalação do sistema. Precisei de 48 horas para fazer isso no meu sistema! Eu não tenho certeza exatamente, mas boas notícias para as próximas fases são mais rápidas, menos de uma hora se não me engano.
Drivers
A última coisa que você precisará fazer quando a instalação terminar é isntalar todos os drivers do XP. Felizmente a Asus já provê isso, eu penso que é sofrido uma companhia não vender o XP diretamente na caixa. Inferno, eu não consigo pegar os drivers facilmente para o Alienware, aqueles com o Windows! Então vá à pagina de drivers da Asus e faça o download. A única coisa que não conseguir fazer funcionar foram as chaves da função volume, relamente não sei porque.
Conclusão
Estou esperançoso, pois uma vez usando o XP no EeePC ele trará muito mais benefícios pra você. Eu não quero diminuir o Linux, mas pra mim não é uma plataforma usável. Eu estou deslumbrado como o EeePC roda bem o XP, se o teclado fosse um pouco maior eu penso que usaria ele como meu principal dispositivo em casa (por enquando só quando faço coisas pequenas)
Bem feito Asus, bem feito
 
Última edição:
Experimente formatar em FAT32 ou NTFS.
Já experimentei e mesmo com pens diferentes, não consigo que a porcaria do PeToUsb detecte as pens, ajudem-me pois preciso mesmo de instalar o Windows XP num eeE PC, eu tenho um Acer com o Vista e o Windows XP genuino em CD com SP1.

Agora digam-me como e o que preciso de fazer para instalar o XP no eeePC, todos os tutoriais que vi recorrem ao PeToUSb mas em mim não é detectado as pens. :(
 
Mas dá. Procura no google um tutorial. Muitos dos tutoriais que tem por ai, recorrem a versoes NLITE do windows XP, tens so de ter em atençao de nao excluir um ficheiro/modo que permite o arranque automaticamente.

O petousb tem de trabalhar. Ele pode ate nao parecer que trabalha mas trabalha.

Levei umas 4 horas para instalar o windows mas consegui. instalei em dezembro 2007.

É dificil e dá trabalho, mas dá de certeza absoluta. Formata a PEN em Fat32 ou NTFS. Fat16 nao da.


Pesquisa tutoriais e lê as duvidas dos mesmos que teem a resoluçao destes problemas.
 
Back
Topo