1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio
  3. Informação: A partir das 00:30 (hora de Lisboa) desta Terça-feira, 24 de Novembro, o fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc) estarão inacessíveis por alguns minutos.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

Windows fez ontem 35 anos

Discussão em 'Microsoft e Windows: Discussão Geral' iniciada por Manuel Vilches, 21 de Novembro de 2020 às 03:04. (Respostas: 0; Visualizações: 78)

  1. "Nesta sexta-feira (20), o Windows 1.0 completou 35 anos de idade. A versão final da interface gráfica do MS-DOS foi lançada pela Microsoft em um 20 de novembro de 1985. Hoje, é fácil dizer que o Windows é um dos sistemas mais populares do mundo, e não somente pela idade.

    Entre os sistemas operacionais mais populares para computadores, o Windows lidera, atualmente, o mercado global com 76% de participação. Em segundo lugar, o macOS detém 17% – "outros" alcançam 3%, enquanto o Chrome OS possui 1,5% da fatia. Os dados são da consultoria StatCounter.

    A data foi comemorada por Steven Sinofsky, ex-presidente da divisão do Windows, no Twitter. "Feliz aniversário, Windows 1.0! Dois anos depois de ser anunciada, a primeira versão era lançada em 20 de novembro de 1985", relembrou. Isso porque, no caso, o anúncio do Windows 1.0 foi feito em 10 de novembro de 1983 por Bill Gates.

    Ele se tornou, então, uma "extensão" do já conhecido MS-DOS. "O Windows 1.0 é um software exclusivo para usuários exigentes que querem usar seu PC para aumentar sua produtividade", disse Gates no lançamento.

    Em artigo publicado por Irene Nadler, gerente de comunicação do Windows na Alemanha, o Windows 1.0 facilitou as coisas. "Enquanto os usuários tinham que digitar comandos complicados do MS-DOS na forma de C:\, um mouse agora estava disponível para eles. Isso permitiu que eles clicassem nos programas de forma intuitiva", citou.

    Nadler, que trabalha na Microsoft há 28 anos, disse que durante o desenvolvimento o objetivo do Windows "era padronizar a exibição de programas e simplificar o uso de dispositivos periféricos, como impressoras e telas, mesmo para usuários não técnicos".

    [​IMG]

    Segundo Nadler, o lançamento do Windows 1.0 há 35 anos "moldou o Windows até hoje".

    Ela também cita que no lançamento do Windows 1.0, "a Microsoft tinha aproximadamente 910 funcionários e mais de US$ 140 milhões em vendas". "Mas o software ainda não foi devidamente aceito", disse. Somente a partir do Windows 3.0, lançado em 1990, a interface "ganhou maior aceitação".

    Junto do Windows 3.1, lançado em 1992, essa versão atingiu 10 milhões de cópias vendidas nos dois primeiros anos. O Windows 3.0 já trazia gráficos com 16 cores, novos ícones para aplicativos e aparência 3D, além de novas funções."

    >>Link não indicado por conter excesso de publicidade.<<
     
    Última edição: 21 de Novembro de 2020 às 03:33