windows nao reconhece a memoria toda

adec_12

Power Member
Boa tarde, fiz recentemente um upgrade de memoria (1600) ao pc mas o windows não reconhce o valor total (12), reconhece apenas 8 gb; contudo se fizer uma análise via speccy ou cpuz ambos os programas indicam o valor certo(12).
Se selecionar na bios o valor auto para dram o windows já lê o valor correto, mas as memorias ficam a funcionar apenas a 534. Alguem sabe como solucionar? Obrigado
 
2coj3hs.jpg
Se deixo a Dram frequency em auto, o windows lê 12gb mas trabalha a 530mhz (7-7-7-20)
Se mudo a Dram frequency para 1600 (uma vez que as memorias são de 1600) o sistema fica algo instavel e acontecem duas situações:
-Numa primeira fase o windows le 12gb a 800mhz (9-9-9-24), mas aparecem de vez em quando blue screens ou erros;
-Apos o blue screen o windows volta a ler 8gg a 530mhz;

O que é que se passa aqui, há outra opção que me está a escapar? O correto não seria colocar manualmente a dram frquency a 1600mhz?
Obrigado
 
Última edição:
O ideal será as memorias terem as mesmas latências e frequências iguais nas latências, ou seja ele em auto coloca a frequência no valor onde não entram em conflito. Não sei se me fiz entender. Já me aconteceu isso e a solução foi deixar a bios gerir as frequências/latências senão tinha blue screens. pelo que parece os chips funcionam na mesma frequencia nos valores 530mhz (7-7-7-20) nos outros as frequencias são diferentes e logo dá raia. Já agora são da mesma marca? quando compraste verificaste quais as frequencias nas diferentes latências?
 
Back
Topo