Windows ou Linux

Andremo

Power Member
Boas!
Precisava de uma ajuda relativamente á escolha de um sistema operativo, windows ou linux, gostava de saber as caracteristicas de cada um, as vantagens e desvantagens, de preço, de compatibilidade de hardware e essas coisas assim, pra uso pessoal qual será mlh, ou até msm numa empresa qual sera mlh?
Ja procurei na net links relacionados mas nao encontro assim nenhum especifico que me possa ajudar.

Desde ja obrigado e um abraço!
 
Se todo o teu hardware tiver drivers funcionais para modo linux força....ubuntu contigo ou outro qualquer...se tiveres como eu que para aceder a net não consigo windows....se queres ter os dois mundos.....windows primeiro e dpx o outro
 
Linux é de borla.. as licenças do Windows ainda são caritas..

Depende exactamente do que tu queres fazer.. se queres mais jogar.. é melhor ir para Windows.. se és programador de PHP por exemplo, o melhor seria usares Linux..tudo depende exactamente do que tu queres.

Creio que numa empresa será mais normal ver workstations e servidor Windows.. o que não quer dizer que seja melhor.. mas o utilizador comum está mais habituado a trabalhar com Windows.

Se fosse uma empresa que só precisasse de office por exemplo.. era a instalar uma distro qualquer com o openoffice.. poupava-se muito dinheiro :D

Só uma opinião

Cumps
 
Então as diferenças basicamente são do preço, as licenças, software, e do que o utilizador saiba trabalhar?
Existe outras diferenças? como a questão da segurança?
Conseguem-me arranjar um site com essas especificações, caracteristicas e performance de cada um?

Obrigado ;)
 
presumo que estarás a utilizar um pc com windows......para escreveres estas perguntas...
se assim for já sabes como são as funcionalidades deste os.
se te quiseres conhecer linux o melhor que é experimentares uma, ou mais, das versões que estão disponíveis para download e que podes testar sem instalação, correndo a partir de um live cd.
tens, aqui, uma lista das várias distro live...
aconselho-te knoppix ou PCLinuxOS.
 
Pois tenho windows, mas estou mais interessado em saber qual sistema operativo usar em empresas, ontem fui confrontado com essa questão e nao sube responder, e fiquei interessado em saber kual a resposta, penso que as empresas estão na duvida se usam o windows server 2003 ou linux, pareceme que sao essas que estao mais em uso
 
Como já foi dito tudo depende do que queiras fazer com o sistema operativo. Para jogar, vai para windows ou arranja uma consola. Para programares tudo depende da linguagem, se forem linguagem made in Microsoft vai para o windows, caso contrario tens tudo disponivel gratuitamente para linux.

Com linux podes fazer um pouco de tudo, desde ouvir musica, ver filmes, consultar a web, messenger, tens office etc, bom para quem usa o pc para trabalhar e algum lazer.
A nivel de segurança so precisas de firewall, n é afectado por virus do windows nem por spyware.
O proprio software é facil de arranjar, caso uses ubuntu (ou outra debian based) usas uma "aplicaçao" chamada synaptic que é uma especie de base de dados onde so podes pesquisar por cerca de 20000 aplicações diferentes, completamente gratuitas depois sobre precisas clicar em aplicar e ele faz download automatico e autoinstala. :)
É claro que tb tens muita coisa na web disponivel.
As desvantagens actuais estão mesmo nos drivers, já existe live-cd's, caso não saibas, permitem experimentar o sistema, sem instalares nada no disco, são bons para verificares se o teu hardware irá funcionar todo correctamente.

Em linux tens varias distribuiçoes feitas a medida de cada um, tens é que encontrar a tua.

Faz este teste -> http://www.zegeniestudios.net/ldc/

Ele poderá dar-te umas ideias das distro's que melhor preenchem os teus requesitos.

Actualmente a mais populares sao: Ubuntu, OpenSUSE, Fedora, PCLinuxOS, Mepis e Mandriva.
Todas elas estão disponiveis em várias linguas incluindo o portugues mas nem todas são live cd. :)

Experimenta o kurumin é brasileiro mas está muito bom para iniciantes!
 
Back
Topo