Windows pára ventoínhas?

birdmurder

Power Member
Na primeira vez que instalei o WinXP a minha ventoínha do processador parou de forma estranha. Desmontei o PC, soprei o pó e com uns carolos ela voltou a funcionar mas volta e meia parava, funcionando com altos e baixos de rotação que até se conseguia ouvir. Fiquei convencido que a board dava sinais de pifar pois a ventoinha ligada a outra tomada funcionava bem. Reinstalando o Me tudo isto desapareceu e aqui nao noto diferenças de rotação.

Meses depois, acabei de instalar o XP outra vez e apesar de ela não parar ouve-se que não tem uma rotação constante, variando por si só ou quando se faz alguma coisa:por exemplo quando mexo numa barra de scroll.

Até que ponto o Windows gere a energia de forma a provocar isto?

Muito Obrigado

PS: Mainboard ASUS P3 BF 440 BX
 
Bem á programas que permitem mudar a rotção das ventoinhas... gora o win?!? :confused:
Diz-me uma coisa, quando notas uma descida das rotções tb notas alguma actividade intensa do disco rigido?
 
Não, não noto mais actividade do disco. As variações ocorrem de qualquer das formas se bem que por vezes consegue-se estabelecer relação entre por exemplo manter premido o botão do rato e a rotação baixar.
 
a mim acontece-me é ao abrir por exemplo o menu iniciar ou uma janela ou outra coisa do genero, o som da ventoinha altera-se (nao sei se para mais rotaçoes se para menos) mas altera. é uma dragon orb 1 numa asus a7v333
 
Q eu saiba o Windows XP n provoca qq alteração na rotação da fan do CPU, puxa mais pelo processador e isso leva a q ele aqueça ligeiramente mais??? isso ainda é aceitável, agora até ao ponto de a fan aumentar e diminuir de rotação sem fazeres nada de especial, n me parece.
A n ser q o teu processador aqueça mto rapidamente e isso irá fazer com q haja uma maior rotação da fan para o arrefecer, dp de o arrefecer ela baixa novamente de rotação, mas isso nunca acontecia a deslocares uma barra de scroll!!!

O problema pode ser da ventoinha!! Ela até já te parou uma vez!! Experimenta mudar. Ou então da board q está a controlar de uma forma deficiente a rotação da fan

:003: :003: :003:
 
Última edição:
sera que a tua fan é uma fan tipo das volcanos e como isso puxa muita amperagem, e a tua fonte nao seja muito potente, a board nao consiga fornecer a amperagem pedida pela vventoinha e ai ela oscilar de rotacao?


Qual a ventoinha, e onde tens ligada, na board ou num connector tipo disco
 
Originally posted by jfbbms
sera que a tua fan é uma fan tipo das volcanos e como isso puxa muita amperagem, e a tua fonte nao seja muito potente, a board nao consiga fornecer a amperagem pedida pela vventoinha e ai ela oscilar de rotacao?


Pois deve ser isso. Quando fazes qq coisa o processador pede mais potencia e já n há suficiente para a ventoinha. Era ai que apostava. O ME como é mais leve que o XisPe não obriga o processdor a tanto esforço (talvez ;))
 
Sim, até aceito que o XP por puxar mais pelo processador este puxe mais corrente à board....mas e por exemplo quando jogo UT e Medal Of Honor, Max Payne...será o processador não tem ainda mais actividade do que em ambiente Windows?

A minha ventoínha não tem nada de especial, está ligada a tomada de 3volts (a board tem 3 tomadas), e é a que vinha com o processador que é um slot1. Estas 3 tomadas têm a mesma voltagem para poder receber duas ventoinhas de cx e uma de cpu e na altura ligando-a a uma das outras tomadas o problema ficou resolvido. A ventoinha em si está boa pq já experimentei com outra igual e o efeito é o mesmo.

A vossa teoria tem algum fundamento e vou experimentar liga-la a uma tomada de cd-rom/disco, etc

Obrigado pela ajuda
 
ñ me xeira que isso tenha a aver com o winXP mas sim com a tua board ou alguma config. k tenhas ai feito agora com o winXp n tem nd a aver

[]'z :003:
 
Back
Topo