WoW - Threat, nossa amiga e inimiga.

apocalipsus

Power Member
O que é a thrent? e ja agora o que é a aggro? Muitos players novos e ate os mais "maduros" (incluindo eu) no inicio não tinham a menor idea do que significava isto. Ouvia falar para aqui e para ali mas ficavam praticamente na mesma. Mesmo agora com quase 2 anos de jogo, acho que a threat ainda contem segredos para mim.

Vou tentar explicar o conceito de threat para todos os que estejam interessados.

Tal como o peso se pode medir em gramas, kilogramas; ou a distancia se pode medir em metros, ou kilometros; a aggro mede-se em threat. Threat é a medida usada para medir a aggro.

O que é a aggro entao? A aggro em termos pouco tecnicos é a vontade do mob atacar qualquer outra coisa (na maior parte dos casos sera outro player mas por vezes sera um npc mesmo).
Todos os mobs (e por mobs refiro-me, para quem não sabe a qualquer NPC que possa ser atacado) tem uma tabela de aggro. Nessa tabela encontram-se todos os players que fizeram algo coisa para criar threat com esse mob. Numa maneira rapida e basica, o mob ataca quem estiver no topo da tabela.

E aquela coisa chamada aggro radius? Bem quando um player se aproxima suficiente dum mob ( esta distancia varia com a diferenca entre os niveis de ambos) esse player entra na tabela de aggro (o valor de threat exacto nao sei, mas é mesmo minimo, pudera mesmo ser 0) e o mob comeca a atacar esse player.

Depois duma breve descrição que penso que deu a entender que quem criar mais threat, fica com a atenção do mob, vamos mostrar alguns valores:

- Health ganha (por alguns efeitos e abilidades) : 0.5 threat por cada ponto
- Mana ganha (por alguns efeitos e abilidades): 0.5 threat por cada ponto
- Healing feito : 1 threat por cada ponto
- Dano causado: 1 threat por cada ponto
- Rage ganha: 5 threat por cada ponto

NOTA: Estes valores sao valores base. Existem muitas abilidades que aumentam ou diminuem a threat causada, abilidades essas que vou expor agora:

Warrior:
- Battle stance: Toda a threat é reduzida por 20%
- Berserk stance: Toda a threat é reduzida por 20%
- Defensive stance: Toda a threat é aumentada por 30%
- Defiance (t) : Toda a threant é aumentada por 3%-15% (depende do rank)

Druid:
- Bear form/Dire bear form: Toda a threat é aumentada por 30%
- Feral Instinct (t): Toda a threat gerada em bear/dire bear form é aumentada por 3%-15%
- Maul: Threat gerada no proximo ataque é aumentada por 75%
- Swipe: Threat gerada por esta abilidade é aumentada por 75%
- Cat form: Toda a threat gerada é reduzida por 29%
- Subtlety (t) : Threat gerada por healing é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
- Improved tranquility (t): Threat gerada pelo tranquility é reduzida por 20%-40% (depende do rank)

Paladin:
- Blessing of salvation: Toda a threat é reduzida por 30%
- Righteous Fury: Threat gerada por magias de holy e abilidades é aumentada por 60%
- Improved Righteous Fury (t): Aumenta a threat gerada por magias de holy, quando usando o righteous fury por 16%-50% (depende do rank)

Mage
- Arcane Subtlety (t): Threat gerada por magias de arcane é reduzida por 20%-40% (depende do rank)generated by offensive Arcane spells is reduced by 20%-40% (depending on rank).
- Frost Channeling (t); Threat gerada por magias de frost é reduzida por 10%-30% (depende do rank)
- Burning Soul (t): Threat gerada por magias de fire é reduzida por 15%-30% (depende do rank)

Priest

- Shadow Affinity (t): Threat gerada por magias de shadows é reduzida por 8%-25% (depende do rank) generated by Shadow spells is reduced by 8%-25% (depending on rank).
- Silent Resolve (t): Threat gerada por magias é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
- Mind Blast: Threat gerada é aumentada por 100%.

Warlock

- Master Demonologist (t): Com um Imp invocado, a threat gerada por todos as magias é reduzida por 4%-20% (depende do rank)
- Searing Pain: Threat gerada por esta abilidade é aumentada por 100%.

Shaman

- Tranquil Air Totem: Toda a threat gerada é reduzida por 20%
- Healing Grace (t): Threat gerada por magias de heal é reduzida por 5%-15% (depende do rank)
- Earth Shock: Threat gerada por esta abilidade é aumentada por 100%
- Rockbiter Weapon: Aumenta a threat gerada por cada ataque

Rogue
- Toda a treat gerada é reduzida por 29%

Existem tambem spell que criam (ou reduzem) uma quantidade fixa de threat, sao eles:

Abilidades que aumentam a threat
-------------------------------------------------------
Improved Revenge stun - 25
Demoralizing Roar - 42
Demoralizing Shout - 43
Battle Shout - 55 (porcada membro que ficou com a buff)
Faerie Fire - 108
Heroic Strike (rank 8) - 145*
Shield Bash - 180*
Shield Slam - 250*
Sunder Armor - 261
Revenge (rank 5) - 315*
Distracting Shot (rank 6) - 600
--------------------------------------------------------
* este valor NÃO conta com o dano causado pela abilidade

Abilidades que reduzem threat
---------------------------------------------------------

Soothing Kiss (rank 4) -165
Torment (rank 6) -395
Disengage (rank 3) -405
Pet:Cower (Hunter Pet) (rank 6) -225
Druid:Cower (Druid Cat) (rank 3) -600
Feint (rank 5) -800
Fade* (rank 6) -820
Growl (rank 7) -415
Suffering (rank 4) -600
--------------------------------------------------------
* o fade é uma abilidade temporaria, quando a buff acaba, e assim que alguma threat for criada, a threat reduzida é restaurada


Todos os efeitos de reduzir a threat sao multiplicativos.
Exemplo: Warrior em berserk stance tem a threat reduzida por 20%, se tiver uma blessing of salvation (30% menos threat gerada) da um total de: 0.8 (threat criada por battle stance) * 0.7( threat criada com a blessing) 0.8*0.7 = 0.56 Ou seja um total de 56% de threat criada.
O mesmo se passa ao contrario (com abilidade que aumenta a threat)

Algumas observaçoes:
-Overhealing nao gera threat, apenas life restaurada
-A threat nunca decai (ao longo do tempo a threat perdida é minima, cerca de 5% ao longe de 1 semana se nao estou em erro)
-A threat dum player é reiniciada se o player morre ao vai para longe do mob
-A threat nao pode ser negativa
-O feign deth do hunter e o vanish do rogue reinicia a threat desse player para todos os mobs que não resistam

Mais info sobre a aggro

As coisas neste ponto complicam-se um pouco, pois nao basta passar à frente do player que tem mais threat para ficar com a aggro.
Um player em melee tem de passar por 10% a threat do player cujo mob esta a atacar.
Um player em range tem de passar por 30% a threat do player cujo mob esta a atacar.

Se o mob for impedido por alguma razao de chegar ao player com mais aggro (frost nova por exemplo), esse mob atacam quem tiver mais threat na sua lista, e que seja possivel de atacar.
Os mobs ignoram players que, ao serem atacados, cancelem alguma debuff (exemplo gouge, polymorph) Os mobs tb ignoram o mage que esta com o ice block (dado que ele fica immune a todo o dano)

O Taunt

O taunt do warrior (ou o growl do druid que se comporta da mesma maneira) funcionam da seguinte forma:
Ao aplicar o taunt o warrior fica exactamente com a mesma threat do player que o mobs estava a atacar (se a threat do warrior for menor que a do outro player). O proprio taunt tb obriga o mob a focar a sua atencao no warrior por 3 seg


Mais complicaçoes:
Se alguem esta com a aggro de varios mobs e recebe um heal, a treat do healer e dividida entre todos os mobs (o valor certo nao se sabe ainda, pensa-se que seja (threat do heal)/(num de mobs *2)


Exemplos:

Warrior esta com 100 de threat no mob ( e esta sendo atacado pelo mob) Uma class de melee so ira roubar a aggro do mob quando passar os 110 de threat, enquanto uma class de range so ira roubar a threat quando chegar aos 130 de threat.

Warrior estava a tankar 1 mob, (com outro ao pe) Este segundo mob tem 55 de threat para com o warrior, O mage ataca este segundo mob criando 500 de threat. Mob vai atras do mage. Warrior aproxima-se e usa um taunt. A nova threat do warrior sera de 500.

Rogue esta com 100 de thret no mob. Warrior esta a tentar tirar o mob de cima do rogue, e tem neste momento 105 de threat (ainda nao chegou aos 110, pelo que o mob continua a atacar o rogue) Warrior usa taunt mas fica com os mesmos 105 de threat (mas o proprio taunt obriga o mob a atacar o warrior por 3 sec)

Mob esta a atacar o rogue, rogue tem 100 de threat, ao mesmo tempo um shaman esta tb a atacar o mob, por esta altura o priest tem 129 de threat (nao é ainda suficiente para ficar com a aggro) Warrior tem pouca threat (vamos imaginar 20) Warrior manda o taunt e fica com a mesma threat do player que o mob estava a ataca(neste caso o rogue, ou seja foca com 100 de threat) No entanto o priest esta prestes a roubar a aggro pois ele ja esta com 129 de threat (relembrem que énecessario 130% para ranged classes)
 
Mt fixe :) faz parte de alguns dos segredos que ando a tentar estudar. Obg apocalipsus.
Tenho é 2 dúvidas, mais direccionadas para o Druida...


1) Frenzied Regen causa threat então, certo? É uma habilidade em que um druida se autocura...

2) Há uma habilidade de bearform que puxa e obriga todos os mobs a atacarem o druida por 6 segundos. Isso só os puxa para o druida ou tb dá threat?

:wow:
 
Hunter mesmo que Feign Death resista, a tua threat é reduzida a 0, só ficas em combate, mas agora não tenho a certeza se isto está implementado Actualmente ou vai ser implementado na Expansão :S
 
E o frenzied regen?

:wow:
Todas as habilidades causam threat, mesmo que seja insignificante. No caso do Frenzied Regen, provavelmente causa threat de healing, isto é, 1 ponto de hate por cada ponto de healing que fazes (se tiveres 20% threat reduction no healing). Provavelmente os 30% de threat aumentada pelo facto de estares em Bear Form vão afectar a threat do Frenzied Regen.

Outra coisa. Não tenho a certeza, mas tenho ideia de ter lido em qualquer lado que parry/dodge/block causam aggro, bem como o facto do mob te estar a fazer dano. Na pior das hipóteses, ganha-se threat pelo mob fazer dano pela rage ganha quando o warrior/druid leva dano.

Edit: Bom post : )
 
Última edição:
tens ai algumas coisas erradas.

tenho quase a certeza q o rage n da agrro, senao seria mto mto mais facil tankar o vael por exemplo.
dp esses valores de threat q tens ai n me parecem nda reais.

o taunt nao funciona nda assim. o taunt coloca o warrior no topo da agrro list temporariamente até o efeito passar, no fim do efeito o mob volta para o player q tiver nesse momento no topo da agro list. tens por exemplo a luta do firemaw onde é mto visivel isso. no firemaw se imaginares q o MT tem 50.000 threat, qd o OT fizesse taunt tb ia ter esses 50.000 e no fim do taunt o firemaw iria continuar a atacar o OT pois é impossivel para o MT fazer +10% q agro no tempo do taunt. No entanto o firemaw volta logo po MT.

em relacao aos +30% dos ranged pa passar a agrro nc ouvi falar disso. como é q funciona num hunter? q va melee e ranged dps?
 
A parte dos 30% so não tenho link para mostrar mas já li em vários sitios que é assim. Qt à questão dos ranged, estamos a falar de ataques, não de classes ou chars :shifteye:
Ou seja, qd um Hunter hunter tem + 15% de Aggro que o MT e ta a fazer os ataques de longe , não há problema desde que se mantenha fora de melee range, mas se o mob ficar a melee range do hunter ja se vira a ele, visto que tem uma diferença superior em aggro relativamente ao MT

:wow:
 
o taunt nao funciona nda assim. o taunt coloca o warrior no topo da agrro list temporariamente até o efeito passar, no fim do efeito o mob volta para o player q tiver nesse momento no topo da agro list. tens por exemplo a luta do firemaw onde é mto visivel isso. no firemaw se imaginares q o MT tem 50.000 threat, qd o OT fizesse taunt tb ia ter esses 50.000 e no fim do taunt o firemaw iria continuar a atacar o OT pois é impossivel para o MT fazer +10% q agro no tempo do taunt. No entanto o firemaw volta logo po MT.

So uma pergunta rapida os vossos OT fazer taunt ao firemaw quando? Nao sera mesmo antes dum wing buffet? E o que faz o wing buffet? reduz a aggro por bues,dai o facto do firemaw voltar para o MT :D
Tb pode ser por causa da debuff que cura o dragao, mas nesse caso tenho a certeza que o vosso main tank usa um taunt quando a debuff sai

Sim e a cena de ranged é a distancia que o player se encontra do mob e nao dos proprios ataques
 
So uma pergunta rapida os vossos OT fazer taunt ao firemaw quando? Nao sera mesmo antes dum wing buffet? E o que faz o wing buffet? reduz a aggro por bues,dai o facto do firemaw voltar para o MT :D
Tb pode ser por causa da debuff que cura o dragao, mas nesse caso tenho a certeza que o vosso main tank usa um taunt quando a debuff sai

Sim e a cena de ranged é a distancia que o player se encontra do mob e nao dos proprios ataques

é possivel fazer resist aos wing buffets e ja tive numa guild em q usava 2 OT's, e as x acontecias os 2 fazerem taunt (sem nenhum ser resisted) e so 1 levava o wing buffet e o firemaw a seguir ia po MT em vez de ir po OT q n levou o wing buffet. mas posso dar um exemplo melhor nos world dragons o azuregos taerar etc, tantas x q lixei raids da alliance c outros warriors, e o q faziamos era taunt rotations, de maneira a virarmos os dragoes contra o raid. E tinha de ser c varios warriors pq sp q a duracao do taunt acabava eles viravam se logo po MT dos allies. se fosse c a tua teoria bastava q um warrior c uma TF chegasse la fizesse taunt e "roubava" o dragao.
 
NeoDev|L:

Já tiveste razão no que disseste.

Neste último patch o efeito do taunt foi mudado e agora de facto põe-te no topo da aggro list. No exemplo que deste do Firemaw é como o apocalipsus disse, levas um Wing Buffet que te baixa a aggro. Se pegares no Ebonroc, de cada vez que alguém faz taunt quando ele põe a curse, o MT tem de voltar a fazer taunt quando a curse acaba senão ele não volta para o MT. Lá está, mas isto foi só no último patch. (Ou penúltimo ou uma coisa assim)

Outra coisa, rage gain provoca threat. É fácil veres, uma pessoa qualquer faz body pull, fazes Bloodrage e ele vira-se para ti. Não te esqueças que a aggro que ganhas é insignificante. Mesmo que faças Bloodrage + Berserker Rage (improved) + Rage pot que te põe a 100 de rage, basta um hit de mais de 120 que passas para 2º.
 
Última edição:
Back
Topo