Xbox 360 X360: batota nos 720p ?

blastarr

Power Member
Segundo esta investigação alemã, parece que os dois jogos mais publicitados pela Microsoft como sendo superiores às versões para Playstation 3 ("Tony Hawk Project 8" e "Call of Duty 3") fazem batota para ter mais frames por segundo:


Correm a 1040x624 e a 1040x684, em vez dos prometidos 1280 x 720p.
Ou seja, os jogos são renderizados nas duas primeiras resoluções e depois o upscaler "inventa" resolução para dar a impressão que estão a correr à resolução mais elevada (supostamente todos os jogos X360 deveriam ser nativos 720p e fazer up ou downscaling a partir daí).


http://www.cynamite.de/xbox360/news...e_activision_spiele_laufen_nicht_in_720p.html

The "Games-Aktuell" magazine found out that the testversions of Call of Duty 3 were only running @ 1040x624 pixels, while Tony Hawk's Project 8 only had some 1040x584 pixels resolution. Compared to the native 720p resultion 1280x720 the war-shooter is lacking about 30% of resolution, whereas the skateboarding game loses 34 percent. With HD accessories like beamers this results in a decrease of overall quality.

By reducing resolution, the framerate would increase in most cases. While CoD3 runs absoultely flawless most of the time, Tony Hawk still has some heavy lagging.

Cynamite.de asked Activision Germany about this. There this issue was not known up to now. But we were promised that this would be investigated. We stay tuned for you...

Há rumores de que também o Dead or Alive 4 tem o mesmo "truque", mas não há notícias confirmadas aínda.
Mais títulos poderão estar nesta situação.

Se isto se confirmar, é uma grande bronca da Microsoft e deita por terra o argumento de superioridade da Xbox 360 (já para não dizer que dá uma péssima imagem das capacidades da consola)...
 
Última edição:
Se a saída da consola é sempre 720p (com ou sem upscaling) qual é p método utilizado pela revista para determinar a "verdadeira" resolução dos jogos em análise?

Tiveram acesso a versões experimentais num devkit?
 
Não me parece ke isso seja verdade.. é comum haver rumores desse tipo pra tentar prejudicar a imagem de uma marca, e provavelmente essa notícia não passa disso mesmo, um rumor (e falso).
 
Posso estar enganado, mas a sony andou a fazer pagamentos a alguém.....como é normal neles..má publicidade para os concorrentes directos...e puff ps3 a vender como caraças....
Mas isto é uma noticia um pouco suspeita..
 
Alguém a jogar nota diferença??? eu nunca notei lol... teorias da conspiração são muito boas... ahh, as outras consolas também podem fazer o mesmo... raios, shadow of colossus (muito bom mesmo) também utiliza todos os truques e mais alguns para meter uma ps2 a fazer fake hdr, blur, etc etc

se o resultado final para o utilizador for o mesmo mas mais fluido até pode nem ser assim tão mal pensado... não são "certas e determinadas" pessoas que estão sempre a dizer "ah e tal" ainda ninguém tem HDTV, bom, eles se calhar ouviram e estão-se a aproveitar disso ihih
 
Posso estar enganado, mas a sony andou a fazer pagamentos a alguém.....como é normal neles..má publicidade para os concorrentes directos...e puff ps3 a vender como caraças....
Mas isto é uma noticia um pouco suspeita..

um bocado?? é MUITO suspeita, e logo agora ke saíu a PS3 é ke lançam uma notícia dessas!?! humm... realmente deve ser chatinho uma consola sair um ano depois de outra e correr pior os mesmos jogos tsss tsss :joker:
 
Que raio de teoria mesmo..

e já agora.. quando se poe a consola a 1080, não ficam babados com os gráficos? E não é um upscalling na mesma?

Depois ha que explicar o que está la dito. Para que percebe de Ingles, isso não é uma noticia confirmada... 1º ponto.

2º, Apenas se referem as versões de teste desses jogos, ou seja, versões diferentes das finais ou o comerciais(o que lhe quiserem chamar).

3º, Mesmo que isso seja verdade, a Xbox 360 é nativa a 720.. por isso que fez isso foi, neste caso, a Activision.. Pois foi esta que programou os jogos..

4º, Se for verdade, então parabens à equipa de programação, conseguiram os gráficos equivalentes a PS3, com menos resolução nativa mas com os jogos mais fluidos.

Porque reparem, se esta foi a forma de conseguir o COD3 completamente fluido, e se ainda para mais não ha diferenças graficas para a outra consola.. Exelente mesmo!

Porém, não me acredito em nada disso.
 
Já agora gostava de saber qual o método para saber que resolução o jogo está realmente a usar...

É, no mínimo, suspeito.

Não ponho as mãos no fogo, mas acho que devemos exigir algo mais concreto do que estas postas de pescada. Quem for mínimamente inteligente percebe que não passa de um rumor... conveniente...
 
Qd a PS3 sair nos EUA e qd um dia chegar à Europa, quero ver do q é q se lembram... :-D

Nos próximos tempos, coisas destas, devem de ser o pão nosso de cada dia...

E até admira os alemães a jogar COD3, o jogo n foi banido lá? :-D

Enfim...acho q, se as versões PS3, n são nada por aí além, devem justificá-lo e tentar fazer melhor e não arranjar desculpas esfarrapadas pq é q as versões da consola concorrente são equivalentes ou superiores...
 
Se a saída da consola é sempre 720p (com ou sem upscaling) qual é p método utilizado pela revista para determinar a "verdadeira" resolução dos jogos em análise?

Tiveram acesso a versões experimentais num devkit?

Sim, é isso mesmo.
Aliás, na notícia está lá bem explícito, "testversions".

Na minha opinião, eles ligaram a consola pelo cabo HD-componentes a uma placa de PC com Video-in/Video-out, ou mesmo uma placa de TV standard, e depois colocaram "artificialmente" a resolução do ecrã (neste caso, janela) nos níveis pretendidos.
O DScaler, por exemplo, tem essa capacidade.

Depois capturaram o mesmo frame em todas, e extrapolaram, a partir de pontos de referência no mesmo, o tamanho de certos quads (grupos de 4 pixels) consecutivos, para minimizar a dificuldade de contar os pixels individuais com antialiasing, caso esta exista nesse asset.
Se o aspecto de cada quad aparecer mais "baço" em 720p, e isso não se explicar pelo antialiasing, por não existir necessidade de AA nesse ponto, é sinal de que é uma resolução upscaled, tal como uma máquina fotográfica faz num "zoom" digital.


Mas, como disse no primeiro post, para já aínda não há confirmação absoluta.
 
Sim, é isso mesmo.
Aliás, na notícia está lá bem explícito, "testversions".

Na minha opinião, eles ligaram a consola pelo cabo HD-componentes a uma placa de PC com Video-in/Video-out, ou mesmo uma placa de TV standard, e depois colocaram "artificialmente" a resolução do ecrã (neste caso, janela) nos níveis pretendidos.
O DScaler, por exemplo, tem essa capacidade.

Depois capturaram o mesmo frame em todas, e extrapolaram, a partir de pontos de referência no mesmo, o tamanho de certos quads (grupos de 4 pixels) consecutivos, para minimizar a dificuldade de contar os pixels individuais com antialiasing, caso esta exista nesse asset.
Se o aspecto de cada quad aparecer mais "baço" em 720p, e isso não se explicar pelo antialiasing, por não existir necessidade de AA nesse ponto, é sinal de que é uma resolução upscaled, tal como uma máquina fotográfica faz num "zoom" digital.


Mas, como disse no primeiro post, para já aínda não há confirmação absoluta.

E milhões de previews e hand-ons nas duas versões (X360 e PS3) e ninguém viu isto? Tão obvio que é inventado.
 
A ver vamos.


Mandei o toque para os tipos do www.joystiq.com para averiguarem isso... eles que chateiem a Activision para ter uma resposta.

Blastarr, o único jogo que se provou fazer esse tipo de manipulação da imagem foi o PGR3 (que pelos vistos tem uma resolução "real", durante o jogo propriamente dito, de 1024x600), e foi porque tiveram acesso a uma versão debug da consola que permite fazer dump de "screenshots" do jogo antes da imagem passar pelo chip de scaling. O método que descreveste como possível seria tudo menos exacto, e como tal não poderia nunca ser empregue para levantar uma suspeita destas.
 
Milhões, sim, certo... :zzz:

Até porque as previews de jogos muitas vezes são feitas por técnicos "profissionais" e não jornalistas, não é ?

Se não fazem o que fazem com profissionalismo bem se podem dedicar à pesca..um reviewer de jogos profissional deve ser um pouco mais que jornalista, em termos de conhecimentos técnicos.
 
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