1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

xml

Discussão em 'Programação' iniciada por Me and you, 24 de Agosto de 2005. (Respostas: 13; Visualizações: 861)

1. Me and you

Me and you Power Member

para que server o xml basicamente?
    desde já obrigado

2. gnomoamorim

gnomoamorim Power Member

Origem: Wikipédia

Eu ainda xeguei a usar xml em alternativa ao HTML, fazendo a formatação em CSS, mas n explorei quase nada...

3. Me and you

Me and you Power Member

tou a ver que é mais ligado para profissionais e empresas grande

4. gnomoamorim

gnomoamorim Power Member

pk dizes que é mais virado para proficionais e grandes empresas?

5. Me and you

Me and you Power Member

no site da w3schools diz :"learn from basic html to !advance! xml"

6. Delta

Delta Suspenso

Olha,

Eu trabalho muito com XML, vou tentar explicar num português simples.

- Imagina uma empresa/instituição com sede nos EUA e filiais na Europa

- A sede emite um relatório semanalmente (documento word) que precisa de ser impresso em cada uma das filiais para enviar, por exemplo, ao estado(governo) de cada país

- cada país tem as suas leis e regras, logo, o layout/formato dos relatórios são diferentes; e então a sede tinha que enviar 20 relatórios diferentes para 20 países diferentes

- a sede e 10 filiais usam windows, as outras filiais usam UNIX e LINUX e MAC-OS. A sede tinha que enviar Documentos Word compatíveis com todos os sistemas operativos.

BASTANTE COMPLICADO !!! para um simples relatório (documento Word)

========
    A solução
    ========

- A sede envia o relatório em formato XML às filiais
    - As filiais aplicam templates ao XML e emitem os relatórios

ou seja :

tens um documento XML onde colocas a informação
    tens um documento XSL que vai formatar a informação num determinado layout

Não podes separar o XML (informação) do XSL (template/estilo)

Mas depois perguntas tu :

Olha a maravilha ! mas onde está depois o documento (tipo Word) que as filiais devem emitir ???? só vejo TAGS no XML...e no XSL mais TAGS ainda mais complicadas....

Aqui entra uns programinhas especiais como por exemplo o FOP (Formatting Objects Processor) que gera ficheiros PDF

XML--->XSL----(FOP)--->PDF

Eu uso o XMLSPY como ferramenta de programação/edição em conjunto com o Apache FOP http://xmlgraphics.apache.org/fop/

eis como funciona :

- O XMLSPY carrega a folha de estilos (XSL) e o XML da informação
    - Dentro do XMLSPY carrego num botão que chama o FOP e voilá !!! tenho o ficheiro PDF gerado

Última edição: 25 de Agosto de 2005
  7. Acho que conseguiste !!!

Posso dar outro exemplo : os RSS feeders que existem na internet são XML mais light !!!

Mas a vantagem é a mesma partilhar a informação mas separada da formatação !!! assim existem sites que agrupam RSS feedrs e depois formatam a informação de acordo com o Design do site !!

Através desta filosofia o google fez uma página de noticias totalmente automática que busca todas as noticias a nivel mundial, organiza por temas e importancia e faz a sua propria página de noticias --> http://news.google.com --> esta página é totalmente recriada por um script de 5 em 5 min !!!

8. BraBo

BraBo Banido

Tens de olhar para a funcionalidade elementar do XML da mesma maneira que olhas para o HTML. O HTML não é mais do que uma "linguagem" que te permite ligar a computadores remotos independentemente da plataforma em que estes se encontram e que tu próprio te encontras, transacionando informação em texto simples no formato de TAGS.
    A grande diferença entre as duas pode ser uma simples. O HTML "preocupa-se" com a maneira como vai exibir os dados, enquanto que o XML se "preocupa" com os próprios dados em si, logo, as funcionalidades dos dois irão ser distintas.
    O XML pode ser usado (entre outras coisas) para ligação remota usando a rede de internet entre dois computadores diferentes (quer em plataforma, quer em localização geográfica). Um reagrupa os dados a enviar em XML, envia ao segundo que por sua vez "lê" os dados e faz o que quizer deles.
    Exemplo: Queres enviar uma "base de dados" de um computador para outro (de um site para outro por exemplo) contendo dois registos de utilizadores.

Código:
    <BaseDeDados>
      <TabelaUtilizadores>
    	<Nome>O nome do utilizador 1</Nome>
    	<Morada>A morada do utilizador 1</Morada>
      </TabelaUtilizadores>
      <TabelaUtilizadores>
     	<Nome>O nome do utilizador 2</Nome>
     	<Morada>A morada do utilizador 2</Morada>
       </TabelaUtilizadores>
    </BaseDeDados>
    O HTML já deves saber para que funciona ...

9. BraBo

BraBo Banido

Esqueci-me de dizer uma coisa. Bom exemplo de como possíveis transacções de informação entre plataformas podem não funcionar, é a compatibilidade de páginas html entre IE e Mozilla, o que "funciona" na perfeição num, poderá não "funcionar" no outro.
    O XML existe, por exemplo, para que estas possíveis transacções aconteçam sem problemas, mas do lado da informação em si, e não da forma como é exibida.

10. Me and you

Me and you Power Member

já percebi. thks a todos :D
    xml então é como eu tinha dito, é mais para empresas que mandam dados etc,
    para páginas pessoais é melçhor css e html.

11. BraBo

BraBo Banido

É exactamente para isso que o HTML e CSS servem. Não é por conseguires controlar estilos e layouts de informação de um XML que o vais usar nesse sentido. Um XML com estilos serve por exemplo para :

no exemplo das diferentes regras nos diferentes países.

12. SoundSurfer

SoundSurfer Power Member

Não é bem isso.
    O XML é um standard para estruturação de informação. o HTML é um formato para apresentar informação de uma determinada forma.

O que deves estar a confundir é o XHTML. Com o XHTML podes contruir páginas de internet. A principal diferença é que o XHTML é um ficheiro XML com TAGS específcas para o design de páginas.

Última edição: 25 de Agosto de 2005
  13. Me and you

Me and you Power Member

tipo mas html é xhtml basicamente.só existem pequenas dierenças

14. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

O XHTML é o que supostamente vem substituir o HTML4.01, e é baseado no XML.[link]

Partilhar esta Página