xml

XML (Extensible Markup Language) é uma recomendação da W3C para gerar linguagens de marcação para necessidades especiais.

XML é um subtipo de SGML (Standard Generalized Markup Language - Padrão de marcação generalizada) capaz de descrever diversos tipos de dados. Seu propósito principal é a facilidade de compartilhamento de informações através da Internet. Linguagens baseadas em XML: RDF, SMIL, MathML, XSIL e SVG. O SVG por exemplo é um formato gráfico vetorial (graphics scalar vector).
[editar]

Características do XML

* Separação do conteúdo e da formatação
* legibilidade tanto por humanos quanto por máquinas
* possibilidade de criação de tags sem limitação
* criação de arquivos para validação de estrutura
* com seu uso pode-se interligar bancos de dados distintos

Um banco de dados pode, através de uma aplicação escrever em um arquivo xml, e um outro banco distinto pode ler então estes mesmos dados.

Origem: Wikipédia

Eu ainda xeguei a usar xml em alternativa ao HTML, fazendo a formatação em CSS, mas n explorei quase nada...
 
Olha,

Eu trabalho muito com XML, vou tentar explicar num português simples.

- Imagina uma empresa/instituição com sede nos EUA e filiais na Europa

- A sede emite um relatório semanalmente (documento word) que precisa de ser impresso em cada uma das filiais para enviar, por exemplo, ao estado(governo) de cada país

- cada país tem as suas leis e regras, logo, o layout/formato dos relatórios são diferentes; e então a sede tinha que enviar 20 relatórios diferentes para 20 países diferentes

- a sede e 10 filiais usam windows, as outras filiais usam UNIX e LINUX e MAC-OS. A sede tinha que enviar Documentos Word compatíveis com todos os sistemas operativos.

BASTANTE COMPLICADO !!! para um simples relatório (documento Word)

========
A solução
========

- A sede envia o relatório em formato XML às filiais
- As filiais aplicam templates ao XML e emitem os relatórios

ou seja :

tens um documento XML onde colocas a informação
tens um documento XSL que vai formatar a informação num determinado layout

Não podes separar o XML (informação) do XSL (template/estilo)

Mas depois perguntas tu :

Olha a maravilha ! mas onde está depois o documento (tipo Word) que as filiais devem emitir ???? só vejo TAGS no XML...e no XSL mais TAGS ainda mais complicadas....

Aqui entra uns programinhas especiais como por exemplo o FOP (Formatting Objects Processor) que gera ficheiros PDF

XML--->XSL----(FOP)--->PDF

Eu uso o XMLSPY como ferramenta de programação/edição em conjunto com o Apache FOP http://xmlgraphics.apache.org/fop/

eis como funciona :

- O XMLSPY carrega a folha de estilos (XSL) e o XML da informação
- Dentro do XMLSPY carrego num botão que chama o FOP e voilá !!! tenho o ficheiro PDF gerado
 
Última edição:
Delta disse:
Olha,

Eu trabalho muito com XML, vou tentar explicar num português simples.

Acho que conseguiste !!!

Posso dar outro exemplo : os RSS feeders que existem na internet são XML mais light !!!

Mas a vantagem é a mesma partilhar a informação mas separada da formatação !!! assim existem sites que agrupam RSS feedrs e depois formatam a informação de acordo com o Design do site !!

Através desta filosofia o google fez uma página de noticias totalmente automática que busca todas as noticias a nivel mundial, organiza por temas e importancia e faz a sua propria página de noticias --> http://news.google.com --> esta página é totalmente recriada por um script de 5 em 5 min !!!
 
Tens de olhar para a funcionalidade elementar do XML da mesma maneira que olhas para o HTML. O HTML não é mais do que uma "linguagem" que te permite ligar a computadores remotos independentemente da plataforma em que estes se encontram e que tu próprio te encontras, transacionando informação em texto simples no formato de TAGS.
A grande diferença entre as duas pode ser uma simples. O HTML "preocupa-se" com a maneira como vai exibir os dados, enquanto que o XML se "preocupa" com os próprios dados em si, logo, as funcionalidades dos dois irão ser distintas.
O XML pode ser usado (entre outras coisas) para ligação remota usando a rede de internet entre dois computadores diferentes (quer em plataforma, quer em localização geográfica). Um reagrupa os dados a enviar em XML, envia ao segundo que por sua vez "lê" os dados e faz o que quizer deles.
Exemplo: Queres enviar uma "base de dados" de um computador para outro (de um site para outro por exemplo) contendo dois registos de utilizadores.

Código:
<BaseDeDados>
  <TabelaUtilizadores>
	<Nome>O nome do utilizador 1</Nome>
	<Morada>A morada do utilizador 1</Morada>
  </TabelaUtilizadores>
  <TabelaUtilizadores>
 	<Nome>O nome do utilizador 2</Nome>
 	<Morada>A morada do utilizador 2</Morada>
   </TabelaUtilizadores>
</BaseDeDados>

O HTML já deves saber para que funciona ...
 
Esqueci-me de dizer uma coisa. Bom exemplo de como possíveis transacções de informação entre plataformas podem não funcionar, é a compatibilidade de páginas html entre IE e Mozilla, o que "funciona" na perfeição num, poderá não "funcionar" no outro.
O XML existe, por exemplo, para que estas possíveis transacções aconteçam sem problemas, mas do lado da informação em si, e não da forma como é exibida.
 
já percebi. thks a todos :D
xml então é como eu tinha dito, é mais para empresas que mandam dados etc,
para páginas pessoais é melçhor css e html.
 
Me and you disse:
para páginas pessoais é melçhor css e html.

É exactamente para isso que o HTML e CSS servem. Não é por conseguires controlar estilos e layouts de informação de um XML que o vais usar nesse sentido. Um XML com estilos serve por exemplo para :

Delta disse:
.. tens um documento XML onde colocas a informação
tens um documento XSL que vai formatar a informação num determinado layout ...

no exemplo das diferentes regras nos diferentes países.
 
Me and you disse:
já percebi. thks a todos :D
xml então é como eu tinha dito, é mais para empresas que mandam dados etc,
para páginas pessoais é melçhor css e html.

Não é bem isso.
O XML é um standard para estruturação de informação. o HTML é um formato para apresentar informação de uma determinada forma.


O que deves estar a confundir é o XHTML. Com o XHTML podes contruir páginas de internet. A principal diferença é que o XHTML é um ficheiro XML com TAGS específcas para o design de páginas.
 
Última edição:
O XHTML é o que supostamente vem substituir o HTML4.01, e é baseado no XML.[link]

HTML is probably the most successful document markup language in the world. But when XML was introduced, a two-day workshop was organised to discuss whether a new version of HTML in XML was needed. The opinion at the workshop was a clear 'Yes': with an XML-based HTML other XML languages could include bits of XHTML, and XHTML documents could include bits of other markup languages. We could also take advantage of the redesign to clean up some of the more untidy parts of HTML, and add some new needed functionality, like better forms.
 
Back
Topo