XP num PC com Vista pre-instalado

mb16

Power Member
Bom dia. É o seguinte: preciso de instalar o Windows XP no meu PC, comprado recentemente e com o Vista como SO por defeito, pois há alguns programas que gostava de correr e têm problemas de compatibilidade com o Vista. Estive a tentar informar-me sobre o procedimento mais adequado e li que era preciso fazer um "multi-boot", dividindo o disco em mais que uma partição.

Podiam explicar-me resumidamente como devo fazê-lo? É que também não queria estar a arranjar problemas com o computador agora, preciso dele para trabalhos, e aqueles sites em que vi essa informação não me davam muitas garantias.

Desde já obrigado a quem responder.

Edit: Talvez devesse ter colocado este tópico no Dúvidas e Suporte Técnico. Se assim é desculpem, peço aos moderadores que o movam e não o apaguem.
 
Boas!

Não te sei ajudar directamente mas sei que existem alguns tópicos por ai que te poderão dar a solução para o teu problema já andei á procura mas não encontrei (não me dou muito bem com "procurar" :p).

É uma questão de procurares um pouco por aqui ou mesmo pelo amigo "google".
 
Bom, eu estive a ver este site, por exemplo. Algumas dúvidas que me surgiram:

1) Ao fazer uma partição diferente para instalar o XP, estou a retirar espaço em disco ao Vista e ele tornar-se-á mais lento, não é?

2) Durante o processo, programas e documentos instalados no Vista serão apagados ou alterados?

Estive a pesquisar também sobre a hipótese de usar o Virtual PC (aqui explicam). Parece mais vantajoso, o que acham?
 
Bom, eu estive a ver este site, por exemplo. Algumas dúvidas que me surgiram:

1) Ao fazer uma partição diferente para instalar o XP, estou a retirar espaço em disco ao Vista e ele tornar-se-á mais lento, não é?

2) Durante o processo, programas e documentos instalados no Vista serão apagados ou alterados?

Estive a pesquisar também sobre a hipótese de usar o Virtual PC (aqui explicam). Parece mais vantajoso, o que acham?

Em relação á primeira pergunta, penso que não que não.
Em rela á segunda também acho que não serão nem apagados nem alterados, apenas os ficheiros de arranque serão substituídos e terás que fazer um recuperação ao arranque do vista.
 
Ok não tendo a certeza do que digo penso que te encaras com um dilema.

O cenário ideal para instalares um sistema dual-boot é, instalas primeiro o SO mais antigo e só depois o SO mais recente, isto pois o boot manager do SO mais recente reconhece o mais antigo e não vice-versa.

Ou seja se instalares agora o XP creio que ele iria escrever a MBR sem te reconhecer o Vista.

Mas se mesmo assim quiseres experimentar, o retirares espaço em disco ao Vista não to vai deixar mais lento (desde que deixes sempre algo "espaço de manobra", 10+gb).

Ao instalares o XP numa segunda partição, nenhuns ficheiros do Vista serão alterados (se conseguires voltar a bootalo :P)

O Virtual PC é a solução mais fácil mas se calhar a menos eficiente, pois vais estar a dividir os recursos entre os dois SO's (apesar de que podes limitar os recursos para o SO a correr virtualmente). Vai-te permitir criar um ambiente virtual para correres o XP normalmente, em que podes instalar os teus programas que estão em conflito em Vista.

Espero ter ajudado :)
 
Última edição:
Back
Topo