Xubuntu + emule + acesso remoto

noznika01

Power Member
decidi montar uma máquina dedicada à mul@:
1º. p/ ver se a maria pára de me chatear c/ a lentidão do comp dela;
2º. tb pq estou a tentar deixar de fumar e;
3º. parece q não tenho mais nada p/ fazer!
e perguntam vocês, o q temos a ver com isso?

porque devido às limitações da máquina optei por GNU/Linux :D.
mais concretamente Xubuntu. e não percebo um boi disto.
portanto solicito encarecidamente auxílio nos seguintes áreas:

- emulação bowlfish c/ wine. se houver alguém q tenha isto a funcionar que me xplique por favor.
(sei q há o amule e tb o ipfilter p/ o dito mas há algumas 'coisitas' q não me agradam no processo e tenho limite internacional)
- acesso remoto Windows --> Linux (já q não tenho teclado, rato, monitor na nova máquina).
objectivo: copiar os ficheiros da partição GNU/Linux p/ a partição Windows e verificar o estado dos dwlds.

Obrigado.

EDIT1: na pesquisa encontrei isto:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=56201&highlight=remoto
- podem confirmar se isto serve?

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=83595&highlight=remoto
não percebi népia! :(
não há disto mas em fácil? :D

EDIT2:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=97401&highlight=remoto
God_Lx (post #12) "rdesktop e as máquinas de windows" deve ser isto!?

parece um monólogo.
 
Última edição:
bowlfish + wine tenho quase a certeza que funciona, é questão de experimentares. Para transferires os ficheiros de um pc para o outro uma simples ligação ssh deve chegar, ou então metes a pasta de downloads do emule em share com o samba...

Para trabalhares remotamente mesmo, o Xubuntu acho que já traz software para isso á semelhança dos seus "irmãos". Alguem que use isso te esclareça melhor...senão VNC pa cima ou então Nxserver
 
Respondendo a mim próprio outra vez, encontrei isto:
(Damn, p/ a próxima começo por aqui)

Guia não oficial Ubuntu 6.06 (Dapper)

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php/Ubuntu_dapper

14. Área de Trabalho Remota
...

usa o vnc (como referiu El Uno) ou variantes. isto é seguro?
quanto ao bowlfish+wine continuo a aguardar resposta do pessoal c/ isto. terei de testar, mas a maquina ainda está em montagem e o tempo não é muito.
 
Wikipedia disse:
By default, VNC is not a secure protocol. While passwords are not sent in plain-text (as in telnet), brute-force cracking could prove successful if both the encryption key and encoded password are sniffed from a network. For this reason it is recommended that a password of at least 8 characters is used.

However, VNC may be tunnelled over an SSH or VPN connection which would add an extra security layer with stronger encryption. SSH clients are available for all major platforms (and many smaller platforms as well); SSH tunnels can be created from UNIX clients, Windows clients, Macintosh clients (including OS X and System 7 and up) - and many others.

UltraVNC supports the use of an open-source encryption plugin which encrypts the entire VNC session including password authentication and data transfer. It also allows authentication to be performed based on NTLM and Active Directory user accounts.

RealVNC offers high-strength encryption as part of its commercial package.

Penso que esclarece a tua duvida em relação á segurança :)
 
Obrigado pelas respostas, El_Uno.
Então aponto atenções p/ o ultravnc.
... (pensamento)... se aceder a outra máquina numa intranet doméstica qual o interesse da encriptação? ... há 'contacto' c/ o exterior?...
 
...pela tua saúde...
é precisamente isso q estou a ponderar :D (ler início do tópico)

... formata a máquina, mete o windows xp (em modo classic, removes todas as *****) ou então o windows 98 ou ME.
já tinha considerado as hipóteses mas isso implicava obter + licenças e o sistema está nos limites mínimos p/ esses OS :(
e assim tenho oportunidade de aprender qlqr coisita de linux.

agora se és masoquista ok, força. :D
?

voltando ao tópico, quanto à emulação encontrei isto:
http://forum.emule-project.net/lofiversion/index.php/t42844.html
 
UPDATE:
cheguei à conclusão q c/ este OS não alcançava o meu objectivo (ver no 1º post).

(comentário q reflecte uma opinião pessoal, c/ um objectivo e sistema específico)

apesar de ser extremamente 'leve' c/ o Xfce, o gestor de ficheiros Thunar ñ permite a
navegação pela rede (p/ isso usar o anterior, Xffm) assim como o acesso remoto a outro/a sistema/máquina.
pelo menos 'out of the box', já que sendo eu um noob (aka tótó) em linux gostaria de ter tudo ou quase tudo a funcionar s/ o mínimo de problemas/trabalho.
apesar destas duas 'falhas' o OS é extremamente agradável, fluído e intuitivo. isto num sistema composto por mobo socket 370 + celeron 733 + 128mb sdram pc133 + 4,3Gb HDD + 20Gb HDD.

resumindo, instalei o ubuntu, ficou mais lento (sim sei q devia ter feito um server install, mas os meus conhecimentos nisto são 0) mas tenho configurado o acesso remoto windows/ubuntu e a mula (amule, pq lá me consegui entender c/ os scripts).
objectivo alcançado.

só está a falhar o acesso windows/ubuntu pela rede como referido num tópico q anda p/ aí, mas acho q com o tempo vai lá :D
obrigado a todos pelas dicas. asseguro-lhes q ñ foram em vão.

ah! acho q estou a fumar + :003:
 
Esse celeron aguenta perfeitamente o XP... Se o 233MMX aguentava, esse tb aguenta!

obrigado SwimmerBoy. mas agora q tenho a oportunidade e hardware p/ experimentar um pouco mais o ubuntu acho que vou 'esgravolhando' a coisa... até dar um problema q ñ consiga resolver ou arranjar solução algures.
e o XP era uma ilegalidade ;)
 
Então porque não experimentas o "caixa magica"...

Linux não é facil, mas se estiver me Português é capaz de tornar-se um pouco mais facil ;)
 
quando tive contacto pela 1ª vez c/ GNU/Linux foi c/ o caixa mágica, mas talvez por noobice ñ consegui atinar c/ aquilo. lembro-me q os problemas eram uns atrás dos outros.

mudei p/ Mandrake, uma qualquer versão antiga. o OS já tinha mudado de nome. tb ñ fui lá.

o ubuntu já tinha experimentado o live cd do 5.04 e ficou o bicho. daí ter voltado à carga.
 
obrigado.
já tens um bom avanço, isto é de janeiro.

tenho usado o Guia não Oficial e tenho-me safado. excepto em relação a algumas lib q de vez em quando ñ estão lá. exactamente nos codecs.

lá se vai resolvendo, perdendo (ou ñ) uns minutitos a ler. mas isto c/ a experiência vai tomando forma.
afinal quando tive contacto c/ o Win 3.11 ou q raio era, tb tive q aprender alguma coisa.
 
Eu tive essa experiencia mas entretanto deixei-me de linux... Perdia muito tempo a fazer as coisas do quotidiano!

Na tal thread tens ai muita ajuda com as livrarias e com os codecs... Consegues inclusivamente actualizar todo o S.O. apenas com downloads portugueses (o que dá sempre jeito!)
 
tinha de ser! bastou falar em problemas... ARGH!
hoje de manhã tinha o ubuntu no ecrã do login. está sempre ligado só c/ a mula a pastar.
quando acedi, a resolução estava nos 600 x uma gaita qualquer e nas opções da resolução não tenho mais nenhum valor.
há maneira de corrigir isto? nem que seja pela consola (nunca pensei dizer ist:))?

poderá ter a ver c/ a actualização do sources.list (nacional) p/ aquela aqui do forum? já aconteceu isto a alguém?
 
tinha de ser! bastou falar em problemas... ARGH!
hoje de manhã tinha o ubuntu no ecrã do login. está sempre ligado só c/ a mula a pastar.
quando acedi, a resolução estava nos 600 x uma gaita qualquer e nas opções da resolução não tenho mais nenhum valor.
há maneira de corrigir isto? nem que seja pela consola (nunca pensei dizer ist:))?

poderá ter a ver c/ a actualização do sources.list (nacional) p/ aquela aqui do forum? já aconteceu isto a alguém?

Tens de ver como está o teu xorg.conf; ele está em
Código:
/etc/X11

Depois vês como estão as resoluções na parte
Código:
Section "Screen"
   Identifier   "LCD_CRT"
   Device      "LCD_CRT"
   Monitor      "LCD"
   DefaultDepth   24
   SubSection "Display"
      Depth      16
      Modes      "1280x800"
   EndSubSection
   SubSection "Display"
      Depth      24
      Modes      "1280x800"
   EndSubSection
EndSection
Como está aqui neste exemplo. Só tens de acrescentar as resoluções que o teu monitor suporta.
 
Última edição:
Back
Topo