Yorn X - Apps Gratis a serem cobradas em mobile tether

Tripton

Membro
Boas pessoal,

Descobri recentemente que após ter começado a fazer mobile tethering / hotspot do telemóvel para o rádio android que tenho no carro me andavam a ser descontada tarifa de internet móvel quando além dos 5Gb tenho uma série de apps com tráfego grátis .

Acontece que como tenho spotify no rádio android utilizo o hotspot em vez de abrir o spotify directamente no telemóvel .

Para meu grande espanto, a vodafone não está a contabilizar estes dados como incluídos no tráfego gratuito, tendo já perdido cerca de 30 eur que me foram descontados do saldo para estas ligações .

Contactei de imediato o serviço de apoio clientes e apresentei reclamação, mas a resposta insistente da operadora é que mobile hotspot conta para os dados normais porque é uma app diferente .

Fui ao desespero a tentar explicar-lhe que hotspot nem sequer é uma APP e que os servidores contactados / DNS são exactamente os mesmos uma vez que estou a abrir a mesma aplicação num dispositivo diferente, apenas com a diferença de estar a partilhar a minha rede .

Após várias tentativas infrutíferas de ilustrar quão ilógica era esta situação, a resposta manteve-se :
"A informação que temos é que o hotspot contra sempre para o plafond de dados e não como um aplicação grátis).


Ora não só tudo isto configura um padrão altamente ilegal em termos de descriminação da utilização dos dados como não há qualquer referência nos termos de utilização da vodafone ou yorn (algo que questionei várias vezes) para o facto de a app ter de ser aberta directamente no telemóvel / dispositivo .


Alguém tem alguma ideia de como contornar a situação ? Talvez possa estar relacionado com APN utilizado ao fazer mobile tethering ? É estranho a vodafone conseguir sequer distinguir de onde está a ser aberta a aplicação se não for por aí ...
 
Penso que as Apps usam determinadas portas/proxy que ao usares por hotspot não as assume visto estar a emitir o sinal para outro dispositivo
 
Penso que as Apps usam determinadas portas/proxy que ao usares por hotspot não as assume visto estar a emitir o sinal para outro dispositivo
Isto.
O APN da vodafone, apenas o net2 que é o único que as apps não contam, apenas consegue controlar se for diretamente por dados móveis.
Se for por WIFI não há maneira de controlar.
Às vezes mesmo uma aplicação no telemóvel desatualizada pode-te fazer gastar dados.
 
Isto.
O APN da vodafone, apenas o net2 que é o único que as apps não contam, apenas consegue controlar se for diretamente por dados móveis.
Se for por WIFI não há maneira de controlar.
Às vezes mesmo uma aplicação no telemóvel desatualizada pode-te fazer gastar dados.


Sim entretanto por acaso ja tinha estado a averiguar a situação e parece que a única forma seria mesmo forçar a utilização do APN net2 com o tethering .

Acho incrível como é que a google pactua com estas situações com as operadoras mas a partir do Android 6 que não é possível apagar as APNs que vêm de default configuradas com o cartão sim de cada operador , ainda me lembro perfeitamente da altura em que era bastante fácil contornar esta tanga dos dados partilhados contarem como tráfego separado .

O problema é que efectivamente o tethering usa automaticamente o APN internet.vodafone.pt que não tem esses mesmos proxies para APPS grátis .

Ainda há esperança uma vez que penso haver forma (pelo menos com root) de apagar as apns que estão bloqueadas .

Nem sei como isto é legal ... ainda por cima omitem estas informaçoes e ao telefone negam tudo se for preciso . Ainda está para vir o dia em que vou aceitar que qualquer operadora me diga o que posso fazer com o meu equipamento e com o meu plafond de internet !
 
Se não concordas com o que a vodafone argumenta tens 2 vias que podes seguir.
Anacom - Regulador das telecomunicações
Centro de arbitragem - Onde um juiz esclarece sobre a legalidade da coisa com vista a chegar-se a um entendimento sem ser preciso dizerem-te para ires com o caso para tribunal.

São ambos gratuitos
 
Este é daqueles casos que até dou razão ao operador, é que usado a aplicação directamente no tlm, à partida o próprio cliente que está a usar, difundindo o sinal poderá ser para partilhar para várias pessoas ao mesmo tempo e a Vodafone não tem forma de o saber. Julgo que faz sentido, temos de ver os dois lados.
 
Penso que não é obrigatório usares o proxy. Eu não uso porque é francamente mais lento. Também já usei o ipad em tether com o tlm e não notei consumo do spotify nos dados normais pelo que assumo que as apps devem ter um acesso específico ao serviço
 
Penso que não é obrigatório usares o proxy. Eu não uso porque é francamente mais lento. Também já usei o ipad em tether com o tlm e não notei consumo do spotify nos dados normais pelo que assumo que as apps devem ter um acesso específico ao serviço

Isso não é bem assim. Consome podes não ter notada por teres sido poucos Mb mas consome
 
Isso não é bem assim. Consome podes não ter notada por teres sido poucos Mb mas consome

Volto a frisar, fiz um consumo bem elevado e não consumiu absolutamente nada do tráfego. Em tether no PC consome tudo à excepção da navegação no facebook que nunca vi consumir pelo que assumo que o domínio facebook também esteja incluído via URL.

EDIT: Youtube a mesma coisa. Com o iPad o Youtube também desconta do plafond do Youtube.
 
Tripton, tenho que concordar com a operadora.. por mais 'injusto' que seja para ti, não há (alegadamente) forma de controlar. Deve ser mesmo ao nível da App que usa proxy's ou portos específicos ou algo do género..
 
Esta é mais uma razão pelo qual, a meu ver, as operadores não deviam oferecer apps com tráfego "grátis"/incluído porque há sempre coisas que fogem aos filtros deles. Para substituir isto deviam sim incluir mais dados nos pacotes e os clientes é que escolhiam como bem usam o seu tráfego
 
Isto.
O APN da vodafone, apenas o net2 que é o único que as apps não contam, apenas consegue controlar se for diretamente por dados móveis.
Se for por WIFI não há maneira de controlar.

Às vezes mesmo uma aplicação no telemóvel desatualizada pode-te fazer gastar dados.

@foxxy acho que isso não está correcto..
O APN que o telemóvel usa faz a ligação de dados entre o telemóvel e o operador. O tethering wifi é entre outros equipamentos e o telemóvel.
O tethering não altera as definições do APN que o telemóvel usa para ligação de dados ao operador. Se estou a usar o net2.vodafone.pt, ao ligar o tethering vou continuar a usar o net2.vodafone.pt.

O mesmo se aplica quando tens um PC windows ligado por wifi ao router e partilhas via ethernet a ligação com outro computador. Essa partilha não vai alterar a forma como o PC original está ligado ao router.

Quanto às questões das portas usadas, IPs definidos (a tal questão das apps desactualizadas), tradução em servidores DNS diferentes, etc aí sim, acho que podem perfeitamente influenciar a identificação dos dados por parte do operador.


Quanto ao youtube, já testaram carregar um vídeo grandito (que se note no tráfego) no telemóvel e depois carregar o mesmo vídeo no computador por hotspot e ver de onde é que saíram os dados? Quando tiver tempo vou fazer esse teste
 
Isso não é bem assim. Consome podes não ter notada por teres sido poucos Mb mas consome

Não, não consome.
Uso o net2 sem proxy há dois anos praticamente, uso e abuso do WhatsApp, do Youtube, do Spotify e agora do iTunes, tenho consumos mensais a ultrapassar os 10GBs regularmente, que de outra forma seria impensável.

O My Vodafone contabiliza tudo direitinho. Aliás, já fiz vários testes, e em momento algum detectei irregularidades.
No forum oficial da Vodafone há um tópico a falar disso mesmo em que a Vodafone explica que o proxy não tem qualquer influência negativa ou positiva na contabilização do tráfego.
Conclusao: Só abranda a ligação e entrega à Vodafone de mão beijada, e de forma transparente, todo o teu tráfego, além do problema que cria para o uso de portas não standard.

Aliás, eles nunca souberam explicar o motivo da existência do proxy, mas isso é outra discussão.

Abraço
 
Back
Topo