Zalman 7000b cu e temps duvida

Blue_Ray

Power Member
antes de mais a minha config final(espero!)
P4 northwood skt478 2,66ghz@3,2ghz (zalman 7000b-cu cooler)
board P4P800 deluxe
RAM 1gb (2x512mb) s3+ pc3200 cl2.5@ 2-4-4-8
grafica GF 6800GS 256MB
HDD maxtor ide 160GB e seagate ide 80GB

tou com as seguintes temps

45-48º em ambiente windows e 55-56º em jogos, com a caixa fechada, que acham tendo em conta o overclock 2,66ghz@3,2ghz com 1,6v(eu tenho na bios o valor mais baixo que consigo por 1,52v mas no speed fan e outros programas, mostra 1,6v) a ter em atençao que hoje o dia tambem esta mais fresco, que acham?

ja agora no manual do zalman diz que quando for para overclock se deve ter o cooler em modo normal, mas isso é o que? neste momento tenho-o com o controlador(fan mate) no maximo.

thanx!
 
Blue_Ray disse:
ja agora no manual do zalman diz que quando for para overclock se deve ter o cooler em modo normal, mas isso é o que? neste momento tenho-o com o controlador(fan mate) no maximo.

Isso é porque no modo silencioso a ventoinha não tem fluxo suficiente para arrefecer cpu's como o teu e o aumento de Vcore faria aumentar muito a temperatura. Daí o modo normal para esse aumento não ser tão grande.
 
pois mas o modo normal é o que? É o que eu ja tenho(aumentar a rotaçao da fan com o controlo fanmate para o maximo) ou é outra coisa?
 
eu tenho um athlon XP 2600+ e com um 7000alcu isto a BOINCAr o dia todo anda-me à volta dos 53~57ºC (depende da temperatura ambiente) ... o que eu sempre achei demasiado.
quando vou para OC, isto a 2,3Ghz a 1.85 Vcore ja quase se manda para os 65º em idle...
(isto sempre com a fan a fundo, e com AS5 espalhada decentemente)

este CPU é particularmente quente. quando comprei este zalman, para substituir o Tt Volcano 9 que aqui tinha, pensava que ia fazer milagres, mas afinal, n fez nada de jeito :(
devia ter comprado o SI-97 mas agora, é tarde.

mas tu, tendo um northwood, acho que devias ter temps mais baixas que o que estas a ter neste momento. ve la a pasta termica, o po (estes coolers agarram muito po na zona central, o que é pessimo para as temps)
 
Não há nada mal ai? eu tenho um sistema muito parcido com o teu. Vê em My System. com o pc a foldar a noite toda tenho 47º neste momento. Em Idle ele atira-se para os 37º. Tendo em conta o calor que está parece-me muito bom. Tenho a fan em modo "normal". Mesmo assim é praticamente inaudivel e estou com caixa aberta.
 
pois mas como eu pus o cooler a 2 dias, ja nao levou com aqueles dias de calor, hoje ta cerca de 23º/24º segundo o termometro do meu carro e o processador em windows anda pelos 46º/49º, a jogar vai para os 56º/ 57º (caixa fechada).

ja agora qual a melhor pasta termica que aconselham?

e qual a melhor maneira de limpar a pasta termica existente no processador e no cooler?
 
Agora já tens temp's +- normais. Para limpar a superficie de contacto do cooler usa 1 guardanapo qualquer. Tambem podes polir a superficie de forma a teres melhor desempenho. Para pasta termica usa artic silver 5. Ou então exprimenta a nova pasta termica da Zalman. Ouvi falar muito bem dela.

cumps
 
ok vou tentar trocar a pasta termica, e vou ver se arranjo uma ventoinha de 120mm para ficar a botar ar drirectamente em cima do cooler do processador, por que a minha caixa é uma treta em airflow, isto deve baixar um pouco a temperatura, eh eh.
 
@deye disse:
Para o cpu uso um pano ou 1 guardanapo.

Eu uso papel de cozinha.

Blue_Ray disse:
ok vou tentar trocar a pasta termica, e vou ver se arranjo uma ventoinha de 120mm para ficar a botar ar drirectamente em cima do cooler do processador, por que a minha caixa é uma treta em airflow, isto deve baixar um pouco a temperatura, eh eh.

Porque não metes uma ventoinha atrás na caixa a extrair o ar?
 
é o que vou fazer, neste momento tenho uma pequena a botar ar, vou po-la a tirar e depois ponho uma de 120mm a mandar ar para o processador.
 
pasta termica cooler master premium que tal é?

pessoal encomendei uma pasta termica artic silver 5, mas depois telefonaram-me a dizer que estava sem stock, por isso tive de escolher outra pasta, escolhi uma cooler master premium, esta http://www.*****.pt/?p=ProdDetail&ProdId=16549 , que tal é?
 
pois mas tambem encomendei outro artigos, e para aproveitar os portes, mandei vir esta.

mas esta é pior em termos de qualidade e performance?
conhecem algum site/pagina que as compare? pa poder ver a diferença.
 
afinal qual é a temp do cpu

qual é a temp do cpu no speedfan? pensava que era a temp 1 mas de acordo com o everest parece ser a temp2. quando tenho o speed fan aberto ou minimizado aparece o valor da temp1 na area de notificaçao.
tempsfk5.jpg
 
Temp1 - Mboard
Temp2 - CPU

Experimenta correr um jogo em que o cpu seja bastante usado. A temp2 deverá ser a temperatura com maior variação ;)
 
tive a experimentar a demo do Dark Messiah of Might and Magic, mais propriamente a acabar o segundo nivel coisa de 5/10min e deixei o speedfan aberto, sai e fui ver as temps

a temp 1 tava a 50º e a temp 2 tava a 41º(baixou logo) mas segundo o speed fan a maxima foi 48,5º
temps2je5.jpg
 
Então é a Temp2 :P

O dissipador do cpu deve mandar o ar quente para a NorthBridge, daí a Temp1 subir também mas, como o seu dissipador não tem ventoinha, a temperatura demora mais tempo a descer depois de jogares. Já no cpu é muito mais rápido.

BTW, mete uma ventoinha à frente dos discos, estão muito quentes :S
 
Back
Topo