ZON Router 5.0 + VPN

APDDSP

Membro
Bom dia,

Necessitava instalar uma VPN na minha casa para que a possa aceder do estrangeiro. Tenho neste momento o novo router 5.0 da NOS (o que parece uma coluna de som). A este router tenho outro ligado, que é por onde faco a distribuicao de wifi pela casa. Estava a pensar em mudar este router por um ASUS RT-AC58U Gigabit Ethernet.

Neste novo Router ASUS iria entao proceder a configuracao de uma VPN, no entanto, tenho duvidas se por ter o servico NOS e as ligacoes já descritas, essa mesma VPN irá trabalhar. Necessito que me apontem na direcao correcta, por favor. Muito Obrigado.
 
quando falas em mudar, não é bem mudar. Vais ter que ter sempre o router 5 ligado, o router que comprares é que vais ligar na porta 4 e usar em bridge.

Ficas com o 5 a servir apenas como modem e para o telefone fixo, o outro router colocas a gerir a tua rede toda , seja por cabo ou wifi, e corres a VPN que desejas.

Router que vais comprar, tens ver se tem essa opção de VPN server com firmware original, ou um que permita instalar dd-wrt, por exemplo esse asus suporta de origem
 
Obrigado Pedro...

Sim, as ligacoes que falas é o que tenho de momento. Como problema tenho que o router que uso para distribuir internet em casa, nao permite servir como servidor de VPN. Desta situacao tenho duas perguntas... Que router aconselham que compre para servir como servidor de VPN (mesmo que seja de instalar dd-wrt)? A NOS bloquea acesso de VPN mesmo tendo as ligacoes como descreveste ou nao haverá problemas nenhuns?

Tinha lido de pessoas que tiveram problemas com esta situacao, por isso pergunto. Obrigado.
 
o modelo ASUS que mencionaste permite VPN server, e se estiver ligado em bridge e toda a tua rede estiver ligada a ele , não há forma da NOS bloquear nada


edit : eu referi esse que falaste porque nao sei se estás vontade com dd-wrt e instalar

eu por exemplo tenho um Archer C8 v1 que comprei no ebay por 45€, tenho VPN correr nele para quando estou fora de casa e quero aceder a informação segura , exemplo de dados bancários e outras coisas ;)

olha aqui um teste a usar a VPN que está em casa, download é fraco porque tenho 20 de upload na NOS

8659383131.png



Outro pormenor tens ver é o serviço mydns tens arranjar, pois o IP publico bridge da NOS muda muito facilmente, basta haver uma quebra luz, IP do router deles demora horas ou dias mesmo com essa quebra
 
Última edição:
A NOS não pode bloquear nada no Asus desde que o Asus tenha na configuração os OpenDNS, por exemplo, e não esteja a usar os DNS da NOS, atenção a esse ponto.

O Asus para além de n configurações permite configurar os DNS não sendo por isso necessário configurar na placa de rede no config do Windows ou Linux.

A NOS caso se esteja a usar os DNS deles já pode bloquear o que quiser na rede.
 
não referi esse ponto pois é a 1a coisa que se faz num router próprio, mudar os DNS

muitos até só tem router bridge para isso e usar WiFi sem limite
 
não referi esse ponto pois é a 1a coisa que se faz num router próprio, mudar os DNS

muitos até só tem router bridge para isso e usar WiFi sem limite

Sim, mas há sempre quem não saiba isso.
Os routers da Asus são muito bons e tem uma configuração versátil que cobre muita coisa e nem todas as pessoas os conseguem configurar como deve ser por não conhecerem nada sobre redes e configuração de routers.

Os routers dos ISPs a esse nível constumam ser maus e tem firmwares que mais parecem que foram feitas por alguém em cima dos joelhos por assim dizer.

E há pessoal que nem sabe que não tem as velocidades máximas das ligações porque estão a usar placas de rede que só suportam 100 MB no máximo tanto em upload como em download.
 
Back
Topo