Artigo/Análise ZONHUB - Definir IPs estáticos e DNS

ok. Descobri uma forma de contornar a porcaria do sistema infalivel deles.

1º Passo: desligar o cabo coaxial (antena) do zon hub
2º Passo: fazer reset ao zon hub (definições de fabrica)
3º passo: apos o arranque fazer login com user: admin password: admin
4º passo: configurar o zon hub como preferirem
5º passo: ligar o cabo coaxial (antena) e aguardar até a "@" ficar fixa
6º passo: usar normalmente (apartir deste momento o user admin ja n tem a password admin pois apos ligar a net o zon hub recebe novos dados vindos sabe-se la de onde, mas o user "home" password: "zonnet" permanece disponivel)

Em relação a usarem o user admin, n usam de certo. Apos as configurações terminadas removi o user admin e o user jrms.
 
Última edição:
Todas as definições podem ser restauradas fazendo um novo reset.

Preferes que a Zon tenha acesso a tudo o q tens ligado na tua rede e no teu zon hub incluindo discos usb?
Eu não.
 
Até ao dia em que te apercebas que andaram a mexer nas configurações de rede do teu zon hub.
Além do mais, o user admin permite-te aceder a configurações que não tens acesso com o user Home.
 
O problema é que isto de ter router e modem num só aparelho pode ser muito bonito no papel. Mas do ponto de vista de segurança de redes está profundamente errado.

Não há problema nenhum num operador externo administrar o modem (o pior que podem fazer é cortar o acesso ou alterar a qualidade de serviço). Mas administrar um router que faz de firewall já é outra conversa.

Não acho que seja paranóia, mas apenas uma questão de separação de "poderes": o ISP que administre a ligação que eu administro a rede local. Sendo as duas funções partilhadas pelo mesmo aparelho é impossível (ou pelo menos muito pouco transparente) fazer essa separação.

Depois de tudo o que tenho lido por aqui e no fórum da ZON, estou a considerar recusar-me a aceitar o ZON HUB. Router wireless já tenho, Gigabit Ethernet e Wireless N não preciso (pelo menos por enquanto) e, pelo que tenho ouvido dizer, até o modem Thomson actual dá para suportar o serviço "fibra".
 
Na minha opinião ,por enquanto,há um certo "respeito" de ambas as partes... Enquanto os acessos remotos forem para despistes de problemas, updates, etc... tudo bem... No dia que isso mudar, cancela-se o serviço. Mas o que ganharia a Zon a andar a mexer na minha rede? Quanto ao user admin ter funcionalidades que o user "home" não tem, isso será para evitar aquele pessoal que mexe em tudo e mais alguma coisa "avariar" o Hub.
 
Todas as definições podem ser restauradas fazendo um novo reset.

Preferes que a Zon tenha acesso a tudo o q tens ligado na tua rede e no teu zon hub incluindo discos usb?
Eu não.
Eu não tenho mais nenhum utilizador além de mim.
Será que foi por ter feito um reset no botão da parte traseira do HUB?
 
Aparentemente n tens, mas uma forma de confirmares isso é tentar mudar o teu nome de utilizador (Home) para (Admin) ou para (jrms).

Apos reset, quando o hub se liga a rede zon, passas a ter esses dois users para alem do Home. Só que na pagina de utilizadores eles não se encontram visiveis, mas que existem é 100% verdade.
 
acho que em todos os router é possível desactivar as funções remotas, no da meo é possivel, a solução passa por isso. não me parece boa ideia remover as contas de administração.
 
ok. Descobri uma forma de contornar a porcaria do sistema infalivel deles.
...
Em relação a usarem o user admin, n usam de certo. Apos as configurações terminadas removi o user admin e o user jrms.

Mas afinal dá ou não dá para remover o user admin e o user jrms? Aqui dás a entender que sim, depois já dizes que estes não estão visiveis :S Se os removeste como disseste, então explica como sff. Thanks ;)

abraços
 
Os users admin e jrms existem no zon hub, so n sao visiveis na pagina de users.
No meu zon hub removi-os.
Não surgiu à toa, ha forma de forçares o url da pagina de users para conseguires descobrir os restantes users.
Em principio hoje ao final do dia farei um video que mostra tudo isto q estou a afirmar. Neste momento estou no trabalho e n tenho possibilidade de dar mtos mais detalhes.
 
ok. Descobri uma forma de contornar a porcaria do sistema infalivel deles.

1º Passo: desligar o cabo coaxial (antena) do zon hub
2º Passo: fazer reset ao zon hub (definições de fabrica)
3º passo: apos o arranque fazer login com user: admin password: admin
4º passo: configurar o zon hub como preferirem
5º passo: ligar o cabo coaxial (antena) e aguardar até a "@" ficar fixa
6º passo: usar normalmente (apartir deste momento o user admin ja n tem a password admin pois apos ligar a net o zon hub recebe novos dados vindos sabe-se la de onde, mas o user "home" password: "zonnet" permanece disponivel)

Em relação a usarem o user admin, n usam de certo. Apos as configurações terminadas removi o user admin e o user jrms.

Caro minasvlg,

Obrigado por esta info preciosa. No entanto gostava de perguntar uma coisa:
É possível alterar a passe de Admin para uma nossa, e voltando a ligar o cabo, essa passe não se perder para a Zon? Estou curioso em saber isso. Em questões legais, a protecção dos nossos dados é contemplada, e haver um user remoto, tanto para aceder ao nosso router a configurações que não temos acesso, como para outra situações, dizendo ao cliente que esses utilizadores não existem, quer-me parecer que estamos perante uma situação de "invasão de privacidade". Não seria problema nenhum se a Zon assumisse a existencia desses 2 users, explicando a sua razão de existirem. Mas não, perferem atirar-nos areia para os olhos...
 
Boas,

De momento ainda n consegui arranjar forma de conseguir usar o user admin após ligar o cabo (após reset do hub).
Após ligar o cabo a pass do user admin é mudada pela zon e deixo de conseguir aceder via admin.
A luta continua, e apesar da resposta deles ser: "Não temos conhecimento de que existam outros users para alem do Home" hoje quando chegar a casa vou ligar novamente a perguntar. Hei-de faze-lo durante todos os dias até conseguir o que pretendo.
 
Boas,

De momento ainda n consegui arranjar forma de conseguir usar o user admin após ligar o cabo (após reset do hub).
Após ligar o cabo a pass do user admin é mudada pela zon e deixo de conseguir aceder via admin.
A luta continua, e apesar da resposta deles ser: "Não temos conhecimento de que existam outros users para alem do Home" hoje quando chegar a casa vou ligar novamente a perguntar. Hei-de faze-lo durante todos os dias até conseguir o que pretendo.

quando tem acesso ao admin é possivel fazer alterações ? essas alteração desaparecem após o router ganhar acesso à wan ?
 
Sim é possível fazer alterações e as mesmas não se perdem depois do router ter acesso à wan.

Tal como prometido aqui seguem os videos:

Login como admin
http://www.youtube.com/watch?v=0vTCpwEnwf4

Verificar users existentes
http://www.youtube.com/watch?v=XI1UR7O9Svk

Remover users por id (id do user Home é 0 e n deverá ser removido. O admin é id=1 e o jrms é id:2)
Para repor todos os users basta fazer reset ao hub.
http://www.youtube.com/watch?v=XuxDuTS8UyE

A qualidade n é a melhor, mas da pra ficar com uma ideia


Todos os interessados em ter total controlo sobre o zon hub devem colocar um post no forum oficial da zon. Não custa nada e sempre somos mais a lutar pela mesma causa:

http://foruns.zon.pt/forum/index.php?showtopic=17406

Devem também, se possível enviar um email com o pedido para [email protected]
 
Última edição:
Uma coisa que reparei nos videos colocados, mesmo com o acesso admin, não é possível administrar cada uma das interfaces de rede... (WAN, WAN2, WLAN, WLAN2, etc) como nos links do primeiro post desta página, ou vi mal? Eu ainda não tive tempo para testar isto no meu, mas se ninguem der feedback, mais logo tento e depois posto.
Entretanto já ficou mais um posto no forum da zon para pressionar. A ver vamos se eles cedem...
Cheguei inclusivamente a falar com um técnico da Zon que me disse que realmente esses users estão lá, mas que a Zon, por questões de segurança e de domínio dos seus próprios equipamentos, não poderiam fornecer esses dados para além do que está no manual... enfim
 
a Zon, por questões de segurança e de domínio dos seus próprios equipamentos, não poderiam fornecer esses dados para além do que está no manual

Isso faz todo sentido. Como disse anteriormente, o problema é estarem misturados no mesmo nível de segurança dois equipamentos (modem e router/servidor de ficheiros/firewall interna) que deveriam estar em níveis diferentes.

Neste cenário, é garantido que haverá um conflito de direitos:
- se o utilizador tiver acesso de administração ao modem até pode conseguir uma largura de banda para além do que foi contratado (isto já aconteceu no passado);
- se o ISP tiver acesso de administração ao router/servidor de ficheiros/firewall interna pode ter acesso não autorizado à rede ou aos ficheiros/serviços do utilizador.

A única solução para este conflito é usar o ZON HUB exclusivamente como modem e usar um router/servidor de ficheiros/firewall em separado para fazer tudo o resto (e lá se vai a vantagem do ZON HUB). Quando muito pode usar-se a função de router/AP wireless e configurar todos os equipamentos ligados ao ZON HUB como ligados a uma rede insegura.

Para a vasta maioria dos utilizadores ZON, o ZON HUB a fazer tudo é uma mais valia e esta política de segurança não tem qualquer impacto negativo. Duvido muito que a ZON alguma vez deixe à responsabilidade dos utilizadores a administração dos modems.
 
Back
Topo