ZWAME Magazine Nº4. Feedback

O trabalho está bem feito , mas falta um pouco mais de informação sobre as recentes descobertas e evoluções de hardware. Penso que deveriam incluir analise a videojogos.

So uma coisa , que filme é aquele em que sai sangue para a rapariga, deixou-me a pensar loool !
 
O trabalho está bem feito , mas falta um pouco mais de informação sobre as recentes descobertas e evoluções de hardware. Penso que deveriam incluir analise a videojogos.

So uma coisa , que filme é aquele em que sai sangue para a rapariga, deixou-me a pensar loool !

Julgo que não seja um filme mas posso estar errado, pelo "cenário" parece-me mais uma foto promocional.
 
Ora bem, subiu-se o ISO, manteve-se o diafragma... Não havia por aí um terceiro condicionante da exposição? ;) Vê o artigo do mês passado.

eu percebo alguma coisa de fotografia mas na legenda não é mencionado o tempo de exposição...Passou se me isso ao lado mas entretanto tambem já tinha esclarecido a questão.
 
Eu como muitos outros começaram a ler sobre informática certamente em português e depois só mais tarde em inglês caso se queira saber mais. Mesmo assim sei de algumas pessoas que preferem em português porque nunca se deram bem com o inglês ou optaram depois por escolher outras línguas.

Se querem que a Magazine abranja o número máximo de utilizadores em Portugal terá que ter as coisas na língua materna dos utilizadores. Não há volta a dar sobre isso. A não ser que a Zwame Magazine fosse uma magazine internacional.

Eu não irei colocar mais respostas neste tópico porque penso que já fui explícito o suficiente.

Cumprimentos.

Estaria de acordo contigo, ainda pra mais que estamos a falar de uma revista portuguesa para um público alvo que fala português, se não fossem as exigências já explicadas (de notar que já na revista esta essa nota). Entre não ter a entrevista e ter a entrevista em inglês, de um senhor conceituado na área e portanto bastante bem enquadrado na edição e para o que se pretendia, acho que a escolha é obviamente incluir a entrevista. Percebo a frustração daqueles que têm dificuldades com o inglês, mas tens como opção "consolatória" a possibilidade de seleccionares o texto que não percebes e colocar o mesmo nalgum tradutor online ou mesmo um programa instalado.

E sejamos honestos (isso ou estou a ser demasiado ingénuo), a maioria dos utilizadores que frequenta a magazine zwame, certamente não tem dificuldades em entender inglês ou não estariam tanto a par das novas tecnologias ou ter hábitos como um fórum online.

Por estas e pelas razões já anunciadas atrás, é com agrado que vejo terem optado por publicar a entrevista e enriquecer as vossas páginas.
 
Parabéns por mais uma brilhante edição. Pelo que vi até agora está fantástico

EDIT:Adorei o artigo sobre o tarantino

Só não percebi uma coisa no artigo sobre fotografia..no exemplo do ruido as imagens parecem estar com a mesma exposição mas estao com o mesmo f mas iso diferentes...de 800 para 3200 são 2 stops pelo que nao percebi como é que visualmente ficaram com a mesma exposição..supostamente para compensar o diafragma nao deveria estar fechado a 11(compensar 2 stops 5.6-8-11) na foto com iso 800? Fiquei confuso :P

Cumps

Já te respondi por PM, mas deixo aqui a resposta para caso alguém tenha a mesma dúvida, poder ficar esclarecido!

Creio que está em esquecimento, os factores que influenciam a exposição.
A dita exposição controla-se através de 3 factores, velocidade, abertura e ISO.

Nas imagens citadas na magazine, a abertura é constante mas muda a velocidade. E se calhar foi isso que causou confusão.
Para a mesma imagem ter uma mesma exposição, se tivermos f/5.6 - ISO100 - 1/200 numa, ao subirmos para ISO200, e mantermos a mesma abertura f/5.6 vamos obrigatoriamente ganhar um stop em velocidade 1/400. Aliás, esta é uma das grandes vantagens do factor ISO, regra geral quando procuramos velocidades de congelamento da acção e a luz é insuficiente, recorremos ao ISO.

No exemplo dado procurei colocar a abertura para dar a entender que era a mesma, e que a imagem não apresentava alterações como difracção, como acontece se usarmos valores de f/ altos, f/22 por exemplo.
Ou seja, as diferenças visiveis tornam-se centradas no ruido digital!

Qualquer outra dúvida disponham
 
Gostei da revista no geral.
Só não posso é concordar é terem feito a entrevista ao Bruce Schneier, e terem postado tudo em inglês! Apesar de hoje em dia ser do conhecimento geral o inglês, têem de ver que nem todos o percebem, merecendo por isso quem a publicou uma tradução (não tirando o mérito de a terem feito).
 
Gostei da revista no geral.
Só não posso é concordar é terem feito a entrevista ao Bruce Schneier, e terem postado tudo em inglês! Apesar de hoje em dia ser do conhecimento geral o inglês, têem de ver que nem todos o percebem, merecendo por isso quem a publicou uma tradução (não tirando o mérito de a terem feito).

Como já foi explicado mais atrás neste tópico, a entrevista foi publicada em inglês por imposição do próprio entrevistado. Era isso ou não havia entrevista para ninguém.
 
Boas

Acho que está tudo muito bom e cada vez melhor.
Mas acho que a segunda parte da entrevista devia de estar traduzida para Português e não em Inglês (como já foi dito).
E também acho que devia de ter uma secção dedicada aos jogos.

Mas está muito boa, os meus parabéns.
 
Última edição:
Sempre que se aumenta o ISO ganha-se 1 stop ou 1/200? Qual é equivalência?
:wow: Ganhas 1 stop, se aumentares o ISO em 1 stop. Podes aumentar só um terço se quiseres, assim como podes aumentar dois ou três stops, desde que a máquina o permita.

Não há equivalências, há stops. Um stop a mais corresponde ao dobro da luz, um stop a menos corresponde a metade da luz.

Por exemplo, se tens ISO200, um stop a mais é ISO400, enquanto um stop a menos é ISO100. Um stop a mais de ISO800 é ISO1600, enquanto um stop a menos é ISO400.

O mesmo nas velocidades. Se tens 1/100s, um stop a mais é 1/50s, enquanto um stop a menos é 1/200s. Se tens 2s, um stop a mais são 4s, enquanto um stop a menos é 1s.

f/5.6 - ISO100 - 1/200
f/5.6 - ISO200 - 1/400
f/5.6 - ISO400 - ?
f/5.6 - ISO800 - ?
f/5.6 - ISO1600 -?
f/5.6 - ISO3200 - ?

f/5.6 - ISO100 - 1/200
f/5.6 - ISO200 - 1/400
f/5.6 - ISO400 - 1/800
f/5.6 - ISO800 - 1/1600
f/5.6 - ISO1600 -1/3200
f/5.6 - ISO3200 - 1/6400

Ou seja, duplicas o ISO, duplicas a velocidade. Isto assumindo que queres exposições equivalentes.
 
Só uma questão..lá em cima na barra de publicidade continua a aparecer a publicidade a 3ª edição em vez desta que já saiu a algum tempo
 
Back
Topo