Substituto para 50vt20

gotico

Membro
Qual a TV que recomendam tendo um plafon de +- 1800€?Venho da 50vt20, e obviamente a minha escolha seria a série 60, mas parece que já não vou a tempo.
 
Devido à possibilidade de extensão da garantia, preferia comprar em grandes superfícies (Worten, etc), e aí não as tenho visto.
 
Não vás por aí, o equipamento quando entra em garantia mas em "extensão" nunca vai para o mesmo sitio como se fosse em garantia normal de 2 anos. Worten é um bom exemplo disso.
 
Poderás ter a sorte de ainda assegurar uma Samsung 64F8500 via alguma promoção através deles, a linha de produção só fecha em Novembro. É sem dúvida a melhor TV no mercado a seguir às ST/GT/VT60.

De há uns meses para cá houveram algumas oportunidades a 2000€ e há 3 semanas houve pessoal a conseguir na ***** por 1600€.
 
Última edição:
Estava indeciso entre a F8500 e a Pana AX800 ou Sony W900 tambem aqui no forum muito referenciadas, mas assim sendo vou ponderar (procurar) a F8500.
Já agora, alguma dessas será uma segunda boa esclha?
 
É um pouco difícil de dizer.

A AX800 custa balurdios mas é junto com o topo de gama 4K da Sony um dos únicos LCD's deste ano que pega no que a W900A estava a fazer (performance tão "plasma" quanto possivel num LCD) e o está tentar levar um pouco mais longe... E a fazer bem melhor figura que a Sony. (apesar do topo de gama da Sony este ano ser um avanço considerável face à W900A na usabilidade do modo impulse)

O problema do 4K é... O futuro não é agora e por isso ainda este ano vai sair a AX900 e depois em janeiro ainda vão anunciar na CES a TV sucessora para sair em março/abril de 2014. Avançámos efectivamente 3 gerações num ano, ou 4 em menos de 24 meses se contarmos com a WT600 lançada em Novembro 2013, a Panasonic está a tentar avançar tanto quanto consegue de cada vez e lançando as coisas à medida que estão prontas, coisa que em anos vindouros não fará assim.

Isto significa que as coisas estão a mudar tão depressa que se arrisca a ser como ter comprado uma HDTV em 1997, há umas "fenomenais" mas quando começaram a ver conteúdo HD eram 720p e nem tinham HDMI. Eram um produto beta... Mutante.

Estes sets 4K são todos isso, ou irão ser, mutantes... Parte de um processo. São o caminho não são o destino.


Independentemente disso, a AX800 é a única TV 4K que está a fazer 2K como é suposto, 1:1 e com look up tables (para reproduzir mais cores do que um LCD normalmente reproduziria), as Sony's pelo menos as primeiras de 2013 tinham problemas de bandwidth e por isso evitavam reproduzir 2K 1:1, checkerboards e afins falhavam redondamente. E o resto das 4K tem por hábito meter sharpness não derrotável porque as pessoas que compram 4K esperam que a imagem seja de alguma forma mais nitida... Uma parvoice.


A W900 é o melhor LCD do ano passado e como este ano a qualidade nessa gama de preço e nas TV's 2K baixou tresanda a melhor LCD 1080p de sempre, um titulo que deverá manter agora que os fabricantes só querem vender 4K, mas "pixel a pixel" não é melhor que o topo de gama da Sony este ano, acontece que para 1080p é melhor pela forma nativa como é representado (e conteúdo 1080p é o que temos), também é quase infinitamente mais barata, no entanto.


As minhas escolhas básicas seriam VT60 > GT60 > F8500 > ST60 > W905A.

A AX800 é interessante, mas é algo que não compraria agora, tanto devido ao preço tanto pelo facto de que em qualidade de imagem ganha à W905A, sim, mas não ganha a nenhuma das outras que referi no ultimo paragrafo.
 
Última edição:
Hoje vi estas: Philips 55PFK7109 1449 euros na Box
Sony KDL 55W955 1599 euros na Box
Panasonic TX 50Ax800 1870 euros *****
Samsung 55H8000 1950 euros ***** (site)
Sony KDL 55W805 ***** 1260 Euros ***** (site).
Deduzo que a nivel de qualidade de imagem o melhor será o panasonic, mas vi a funcionar o Philips e o Sony 955 e gostei da imagem. Visto estes serem mais baratos e maiores serão uma pior escolha?
 
A W955B vai ser um martirio para ti, viste-a na loja em ambiente iluminado, mas chegas com ela a casa e as coisas mudam de figura.

Especificamente usa tela IPS, os pretos são super subidos e tem pior contraste que todo o resto da gama Sony este ano. É uma má TV e um mau topo de gama 2K (vergonhoso até) embora tal como à semelhança das W800A do ano passado (o modelo "barrete" de 2013) na loja não se note.

A Phillips série 7 não é má, a W805 se for modelo B (2014) é melhor que a W955 e dessas a melhor realmente é a AX800. Mas é cara.
 
Dessas, eu ia para a W805B.

Em qualidade de imagem pura e absoluta devem estar empatadas ou a Phillips ser ligeiramente melhor até, mas as Phillips este ano estão em transição, os menus deles estão além de reparáveis e o input lag é alto, para o ano passa tudo a ter android como sistema operativo (sem duvida pela questão dos menus.

A qualidade de imagem deverá estar lá, caso não jogues, é capaz de ser uma boa TV.
 
Boas.
Já resolvi a situaçao com a Worten, (eles lixaram-me o Vt20) agora tenho duas hipoteses:a devoluçao do dinheiro (2000 euros) ou aceitar um LG 55EA970V de exposiçao.
Tenho duvidas quanto ao LG, visto haver muita generosidade por parte deles (o aparelho está na loja com um preço de 3999 Euros.
Ainda pedi para me arranjarem um Samsung F8500, mas argumentaram que já nao haviam.
No caso de de optar pelo dinheiro o que aconselham por esse valor, tendo em conta que pretendia no minimo 55"? Como já disse anteriormente é obvio que a minha preferencia seria na mesma um plasma da Panasonic,mas visto que ja não os consigo o que pretendo é algo que seja no minimo igual ao meu velhinho Vt20.
 
A EA970 eu não comprava, é primeira geração OLED e ainda por cima de exposição. OLED's têm pretenção a retenção, tal como os Plasmas... recomendo tanto comprar um onde os tipos da Worten meteram as mãozinhas como recomendo um plasma de exposição com a agravante que o tempo de vida útil de um OLED não é grande (menos de 1/3 de um plasma moderno) por isso mau uso poderá representar envelhecimento não uniforme mais cedo.

A não ser que o grosso do conteúdo que ela tenha passado seja os slideshows que se usam agora para tentar impingir as 4K.


Há coisas piores que te podiam oferecer, mas... Uma VT60 bate isso aos pontos. Tentar ver se ainda consegues assegurar uma.

As F8500 ainda são "encomendáveis do fornecedor" na maior parte dos territórios porque oficialmente até ainda se fabricam (a fabrica fecha em Q4 2014, ou seja de setembro para a frente), a minha duvida é se a Samsung Portugal ainda as tem no catálogo ou não.

A EA970 já foi substituída pela EA980, um painel de segunda geração, eles provavelmente estão a tentar despachá-lo.
 
Última edição pelo moderador:
Boas.
Já resolvi a situaçao com a Worten, (eles lixaram-me o Vt20) agora tenho duas hipoteses:a devoluçao do dinheiro (2000 euros) ou aceitar um LG 55EA970V de exposiçao.
Tenho duvidas quanto ao LG, visto haver muita generosidade por parte deles (o aparelho está na loja com um preço de 3999 Euros.
Ainda pedi para me arranjarem um Samsung F8500, mas argumentaram que já nao haviam.
No caso de de optar pelo dinheiro o que aconselham por esse valor, tendo em conta que pretendia no minimo 55"? Como já disse anteriormente é obvio que a minha preferencia seria na mesma um plasma da Panasonic,mas visto que ja não os consigo o que pretendo é algo que seja no minimo igual ao meu velhinho Vt20.


Aceita o dinheiro. A F8500 está descontinuada por cá. Até pode ser "encomendável", como o outro user te disse, mas nao em Portugal.
E é bastante estranho estarem a "oferecer" assim a OLED. Não só por causa do seu pvp, mas porque é uma tv que ainda está a ser produzida e comercializada, apesar de ser do ano passado. Se a fossem vender a ti, teriam que encomendar outra e colocá-la em exposição, o que não deixa de ser um risco (nem toda a gente quer artigo de exposiçao).

As novas tv's da Samsung, deixam um pouco a desejar a nível de Hz (a maioria tem 200Hz). Mas p/ o nível de preços que procuras não vais ter esses problemas. Ponto positivo: As de 2014 Têm processador quadcore, o que pode ser interessante para a utilização das potencialidades do smart tv.
Tens um panasonic bastante interessante de 55" a 1400€ (Tx-55AS650E) e outra a 1900e ( TX 55AS740E). Já mexi na 55LB730V (1900e) e pareceu-me porreirinha assim como a UE55H7000 (1700€)da Samsung e é uma televisão bastante bonita, esteticamente.
Não conheço muito da Panasonic, mas do pouco que estive a brincar com a Lg e com a da Samsung, preferi o menu da samsung e achei os pretos ligeiramente melhores.


Se aguardares algum tempo ainda apanhas uma 4K por esses valores na Worten. Ou então espera que alguem da concorrencia faça uma promo jeitosa e perguntas na worten se podem acompanhar o preço (geralmente eles "dão um jeitinho")
 
Já imaginava que oferta era muito generosa. quanto á retenção também já imaginava esse problema.
Quanto à escolha da próxima o que me interessa mesmo é a qualidade de imagem (e se possível um bom 3d), a estética e a parte smart não são relevantes.Alguma leitura levou-me a estas:Sony W950b, W855, W828, Sony X8505b e a Panasonic Ax800, embora esta teria de ser de 50" devido ao preço.
Obviamente que uma Vt60 era Top, mas neste momento tenho PANICO das transportadoras (roubaram-me uns óculos 3D quando comprei a vt20 e agora quando a mandei para a assistência técnica partiram-na pelo caminho). Se possível loja física para a poder ir buscar.
Lembro que desde que não seja inferior á vt20 já fico contente.
 
As novas tv's da Samsung, deixam um pouco a desejar a nível de Hz (a maioria tem 200Hz). Mas p/ o nível de preços que procuras não vais ter esses problemas. Ponto positivo: As de 2014 Têm processador quadcore, o que pode ser interessante para a utilização das potencialidades do smart tv.
Na realidade são 200 Hz a receberem fonte 50 Hz... e 240 Hz a receberem fonte 60 Hz.

Internamente as nomenclaturas das Samsung são 50/60 Hz, 100/120 Hz e 200/240 Hz. São sinónimos.

Já não existem diferenças brutais de produto PAL para NTSC. Acontece que há restias dos formatos, daí que na europa muitas vezes se chama 200 Hz a um painel 240 Hz. Ou 100 a um de 120 Hz.

200/240 Hz não é deixar a desejar, não há LCD's consumer com mais do que isso (LCD's que supostamente tenham mais que isto, estão a mentir com marketing e nomenclaturas inventadas), e quando aplicado a telas VA é realmente state of the art, nos monitores de PC só há um nessas condições (tela VA+240 Hz) nas Tv's contam-se pelas mãos os modelos.


Dificilmente algum LCD Samsung vai saber a algo melhor que uma VT20 com o black reset aplicado periodicamente, já para não falar do motion resolution e outras vantagens tecnológicas... As VT20 foram um marco e ainda impõem respeito.

... Os LCD's Samsung não são um marco, nenhum deles.
Não conheço muito da Panasonic, mas do pouco que estive a brincar com a Lg e com a da Samsung, preferi o menu da samsung e achei os pretos ligeiramente melhores.
Ligeiramente?

A LG não usa telas VA, só IPS (isso significa uma diferença brutal nos pretos). São a anedota da industria em quarto escuro neste momento junto com a Toshiba. Os tipos só fazem más TV's LCD, e são muito, muito mentirosos.

Não é que a LG tenha hipóteses que não investir no OLED. Infelizmente para o resto do mundo, no entanto... Eles detém as patentes certas (compradas à Kodak) uma Panasonic e Sony com aquelas telas faziam um brilharete, até a Samsung fazia significativamente melhor apesar de não terem um modus operandi muito diferente (quantidade, quantidade!) é que esses investiram nos sitios certos em anos recentes (menos naquele portfolio de patentes da kodak...). OLED tem similaridades com plasma, pois a Samsung teve e tem bons plasmas muito resistentes a burn in e pode portar isso directamente para um produto. LCD's têm problemas de motion que os OLED's também são propensos (falta de motion resolution)... Pois a Samsung investiu nisso para cacete, desde ser tão má como a LG em... 2007? A ter dado 3 voltas à volta da mesma.

A LG sempre fez maus plasmas e os LCD's deles metem nojo. Podiam fazer os melhores paineis do mundo, que sem a capacidade de os guiar estão lixados.


O painel OLED tirando o facto de ser uma beta glorificada cujos review samples (escolhidos a dedo, tipicamente...) tinham montes de pixeis mortos apesar de ser 1080p (maus yields) e da longevidade ser uma incógnita até se porta bem... O resto do processamento é que não presta, uma TV de 5 mil euros com motion rate máximo de 400 linhas? LOL. Isto podia ser negado por bom processamento e ainda por cima o ghosting time de algo led é 1 ms o que só ajuda à viabilidade coisas como strobing.

... Todas as marcas investiram nisso menos a LG, que optou antes por dizer que ya, tem a mesma tecnologia dos concorrentes ano após ano nas spec sheets - uma ova.
Já imaginava que oferta era muito generosa. quanto á retenção também já imaginava esse problema.
Há vários problemas com OLED's.

O primeiro é o tempo de vida útil. 30.000 horas para meia vida. Num plasma moderno (e a VT20 conta para essas contas) o painel é suposto durar 100.000 horas... Bom, diga-se que 60.000 é o golden standard. 30.000 é mau, "30.000 horas, talvez", num painel experimental é pior. OLED's são usados em telefones na lógica de "isto não dura mais de 3 anos". Uma TV dura em média 7 anos (é por isso que a Apple diz que é um mau mercado, duram muito tempo, well, eles que se lixem), e ser mais usada também. Não há garantias nenhumas.


Segundo, OLED "real" é self-emitting como o plasma, mas este OLED da LG é menos self-emitting que um plasma (é aqui que entram as patentes compradas à Kodak). Chama-se WOLED-CF que significa White OLED Color Filter.

Um OLED puro tem LED's com diodos das cores directas, vermelho é vermelho, verde é verde e azul é azul, num plasma também, há fósforo especifico para essas três cores.

Neste estamos a falar de filtros de cor, tipo a lampada amarela do pisca de um carro, tem um overlay em cima. LCD's tecnicamente também são um color filter para com o backlight com comportamentos similares.

O que acontece é que filtros de cor a partir de certa intensidade não são efectivos. Um OLED puro vai ser calibrável a 170 cd/m^2, e qualquer intensidade da cor vai ser a cor pura, sem oscilação, uma F8500 (plasma) é calibrável nesses valores... um WOLED-CF nunca vai ser, a partir de certa intensidade as cores vão estar overexposed e não será calibrável.

E este valor não é porque sim, ~170 cd/m^2 significa ter um ecrã que parece uma janela de tão nitido é versus a luz do dia. LCD's têm problemas a sair dos 120 cd/m^2 calibrados, estes OLED's também e os plasmas apenas o tinham para não consumirem tanto. Os outros OLED's (mais puros) têm o problema do diodo azul durar 14 mil horas por isso infelizmente WOLED-CF é o que é viável agora e numa infelicidade ainda maior, não sendo invenção da LG, só a LG os pode fazer.

Terceiro, os pretos são pretos, mas isso não significa que a uniformidade não é perfeita by design, todos os OLED's sofrem de Mura Effect, a questão é quanto. Pior, no caso destas telas da LG, como o design é ultrafino, curvo e o ecrã é a estrutura, isso significa que o peso é todo aplicado sobre a tela. Isto é mau, significa que ya, o preto é uniforme porque os pixeis estão desligados, mas a uniformidade sobre cores não é perfeita, a zona inferior da TV tem bastante scress adicional que não devia ter, e o resultado é o problema de uniformidade similar ao dos LCD's ultra finos mas que só se manifesta em cores (e numa imagem que não seja a cor sólida é dificil discernir, mas está lá e não é nada pequeno).
Quanto à escolha da próxima o que me interessa mesmo é a qualidade de imagem (e se possível um bom 3d), a estética e a parte smart não são relevantes.Alguma leitura levou-me a estas:Sony W950b, W855, W828, Sony X8505b e a Panasonic Ax800, embora esta teria de ser de 50" devido ao preço.
(desculpa o quão directo isto vai ser...) A W955B é um monte de esterco. Painel IPS sem local dimming real, muito criticada este ano por ser pior que a W855B, W828B, W805B, W705B, W605B... qualquer televisão da Sony deste ano, realisticamente. Face ao ano passado também, tirando a W805A que era onde estava o modelo IPS o ano passado.

As W905A, essas sim, eram joia.

Tudo abaixo de uma W905A não se compara favoravelmente a uma VT20 em qualidade de imagem (uma W8xxB é um downgrade, mas possivelmente é aceitável). Uma AX800 compara e visualmente deve ultrapassar. As X8505B não sei como se comparam. sem que as W9005B são W905A em 4K e outras melhorias (tela VA triluminos mais capaz no impulse, etc), a X8505B acho que é a unica tela IPS de jeito do mercado+local dimming ou alguma coisa assim (tradução: resulta), mas como se compara isso a uma VT20, ou mesmo a uma W805B, não sei.

Infelizmente todas as tv's 4K apresentam implementações 4K incompletas este ano. Os chipsets não estão prontos por isso os fabricantes têm de escolher entre HDMI 2.0 com o bandwidth completo ou suporte HDCP 2.2. Isso é mau. Tudo o que transmite 4K vai usar HDCP 2.2, por outro lado ter isso e bandwidth limitado pode vir a ser muito chato.
Obviamente que uma Vt60 era Top, mas neste momento tenho PANICO das transportadoras (roubaram-me uns óculos 3D quando comprei a vt20 e agora quando a mandei para a assistência técnica partiram-na pelo caminho). Se possível loja física para a poder ir buscar.
Lembro que desde que não seja inferior á vt20 já fico contente.
Também odeio comprar ecrãs à distancia.


Mas o indice de pixeis mortos e problemas de uniformidade nos plasmas é muito baixo (com um LCD costumo ir à loja 3 vezes) há garantia das transportadoras, garantia europeia da marca, etc e... Bom, diga-se que estes plasmas vêm bem embalados, parece que estão a transportar uma bomba atómica, a esferovite e tamanho da caixa são gigantes para o que sai de lá de dentro, a probabilidade de o partirem/chegar partido é bastante baixa.
 
Última edição:
Back
Topo