#1 Discussão Semanal: "Devemos usar frameworks de CSS?"

Devemos usar frameworks de CSS? (justifiquem a resposta s.f.f.)

  • Sim

    Votes: 8 47,1%
  • Não

    Votes: 2 11,8%
  • Depende

    Votes: 7 41,2%
  • Sem opinião

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    17

Lod

Power Member
M1pqTpc.png


Olá a todos, chamo-me Rafael Santos e pretendo iniciar com este primeiro tópico um género de discussões semanais, que têm como objectivo debater assuntos que nos envolvem a todos como WebDevelopers(Iniciantes ou Experientes). Um dos outros objectivos será, o de ao mesmo tempo que estamos a ter uma discussão agradável, trocar ideias e experiências que possam ajudar ou ser úteis no futuro. Irei abrir um destes tópicos (e pretendo também fazer parte da discussão), todas as quartas-feiras bisemanalmente. Trocando por miúdos, quarta-sim, quarta-não. Espero que consigam tirar o máximo de proveito e que se divirtam sobretudo.

_____________________________
Devemos usar frameworks de CSS?
É bem mais rápido utilizar uma framework de CSS, tais como Bootstrap, Semantic UI, Foundation, existem bastantes. Um dos problemas pode ser a noção do que está por de trás e do fundamental, um iniciante que aprenda css por bootstrap poderá vir a perder os fundamentais da linguagem? Afinal devemos ou não usar frameworks de CSS? É esta a pergunta desta semana, estejam à vontade para debater dentro das regras do fórum.
 
Na minha opinião depende primeiro do conhecimento que temos de CSS, e do projeto que pretendemos desenvolver.
Primeiro à que desenvolver conhecimento da linguagem e depois, dependendo do projeto, utilizar frameworks para acelerar o desenvolvimento.
Mas, como é óbvio, isto é apenas a minha opinião.
 
Este tópico foi discutido há pouco tempo, daí talvez não haver muita discussão. Concordo com o Filipe Daniel, depende do projeto e dos conhecimentos de cada um.
 
Depende muito de pessoa para pessoa e de projecto para projecto. No meu caso, prefiro fazer tudo de raiz (caso não tenha as minhas próprias ferramentas criadas), porque assim tenho controlo total sobre o código e as alterações são muito mais fáceis de fazer.
 
Quem não tiver tempo, usa uma framework alheia, quem tiver, cria a sua própria (o que valoriza e dá um toque mais pessoal aos trabalhos).

É o meu objetivo, assim que puder criar o meu e decorar e utilizar o que preciso, do que ter 2000 "funções" das quais uso 5 a 10.

Poupa-se no carregamento da página, com menos ficheiros e código. Como disse o Krazune, as alterações são mais fáceis de fazer.
 
Votei 'sim' apenas porque sendo uma framework criada por outros ou nossa, devemos sempre usar uma. Sou da opinião que não faz sentido, apesar de me dar bastante gozo, porque não acredito no reinventar a roda; "time is money, friend".

Se estou num projecto pessoal, ou uso a minha framework ou divirto-me um bocado escrever tudo à pata, mas se for para trabalho, seja freelance ou empregado, é impossível discutir a velocidade/tempo que demora a criar o layout de um site, após se aprender a trabalhar com uma framework.

*Atenção* que usar uma framework não implica não poder escrever código nosso. Uso quase sempre frameworks e altero conforme a necessidade do produto em questão.
 
Back
Topo