• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

[1200€ mATX] PC GAMING fácil de transportar

diaabo

Power Member
Boa tarde, quero comprar um sistema novo para voltar ao gaming agora que o meu filho também já joga uns joguitos. Estava a ponderar ir para um portátil (e ainda vejo essa possibilidade) e por isso abri também uma thread nos portáteis. Pensava num portátil apenas pela facilidade de transporte. É para estar a maior parte do tempo no escritório, mas também vai muitas vezes para a sala para ser ligado à tv e esporádicas viagens para outra casa. Apenas por isso estava a pensar num portátil. Até que me lembrei que já vi por aqui builds de mini ou micro ATX que acho que seriam perfeitas para mim. Já vi que há caixas até com pegas de modo a se conseguir transportar o PC de uma forma fácil.

Vi Threads recentes e não me pareceu ver nenhuma com mATX por isso abro uma thread nova.

Vou lendo algumas builds sugeridas no fórum por mera curiosidade, mas não percebo nadinha disto e peço a vossa ajuda.

Os exemplos de jogos que mais vou jogar serão:
CS2, Warzone (e experimentar outros do género), Baldur's Gate 3, Civilization 6 (e o 7 mal saia :D), Flight simulator 2020 (e 2023 mal saia :D).


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1200€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Torre + monitor. Já tenho rato, teclado e headset.

Neste momento tenho um monitor FHD 75Hz 27''. Posso esticar o orçamento já um pouco para acomodar um monitor decente, ou com o valor atual gastar tudo na torre e um pouco mais tarde ir para o monitor.


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução/Hz e o tipo de jogos que vais jogar) ---> 60%
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) ---> 10% Shotcut, apenas para projetos de família.
c) Office / Navegação web / Filmes ---> 20%
d) Virtualização ---> 0%
e) Outra? Qual? ---> Se conseguir, 10% emulação switch legal. O meu filho gostava de fazer uns vídeos dele a jogar alguns joguinhos preferidos dele :)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Ainda nem pensei nisso. Quando justificar...

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Nada.

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> mATX: Eu estava a pensar num pequeno bloco muito sóbrio sem RGBs nem nada e que fosse "facilmente" transportável, vi algumas que têm uma pega de modo a ser fácil o transporte.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Indiferente

c. Motherboard (chipset, formato)
> Indiferente

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 16 Gb??

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Eu diria indiferente. Mas penso que para emulação da Switch é melhor NVIDIA.

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> 512 Gb como Mínimo, mas acho que 1 Tb seria melhor

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não faço a mínima ideia.... se der para ser silenciosa com a mesma qualidade/preço tanto melhor.

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Tenho um monitor para desenrascar para já, mas certamente terei que comprar um novo para usufruir de todas as potencialidades do sistema.

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)


AOC 27B2H Monitor Full HD de 27" (1920x1080, 75 Hz, IPS, FlickerFree, 250 cd/m, D-SUB, HDMI, VGA, Low Blue Light)

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?

Gostava de ter Wifi se as escolhas não ficarem mais difíceis/caras.


10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Não.


11) Contexto, comentários adicionais.

Estava a ponderar ir para gráfica NVIDIA pois se quero emulação de Switch li que:

"Switch emulation on PC often has a lot of AMD-specific bugs and issues. This is simply due to the fact that Nvidia GPUs are more closely aligned to Nintendo’s Switch hardware."

=============================================
Fim do Questionário
=============================================



Pessoal, desde já muito obrigado!
 
Uma caixa micro-atx nunca será "pequena", provavelmente a melhor e mais pequena caixa é a sliger cerberus que é estupidamente cara e mesmo assim tem 20L, não é pequena. Tens a NOX XTREME PRODUCTS HUMMER VAULT que é maior mas mais acessível.
Em relação à build em si, vê qualquer outro topico aqui nesse range, a única coisa que muda é a board (mas 90% das vezes já sugerem uma matx) e a caixa, o resto é igual

Se fores ITX tens mais opções, mas o budget pode ser curto.
 
Não precisa de ser um PC mesmo muito pequeno, apenas que seja relativamente fácil de pegar do escritório e levar para o andar de baixo, para a sala. Da mesma forma para a mala do carro e para outra casa ocasionalmente.

Do que vi em imagens a mATX parecia já ser suficiente... mas talvez não... nunca vi uma ao vivo sou sincero.

Uma mini ITX dá para as características que mencionei?
 
Mini-itx adequa-se mais mas, como disseram, os custos são outros. Por 1200€ já fazes um pc matx muito bom com amd zen5 por exemplo, mas itx és obrigado a ir para Intel ou geração anterior AMD (e mesmo assim fica mais justo). Isto porque as boards itx AM5 são caríssimas.

O meu conselho é veres caixas primeiro, como a Asus AP-201 que até há users aqui no forum que têm. A Jonsbo até tem m-atx com pega, mas não sei se são boas ou sequer se vendem cá em PT.
 
A Asus AP-201 é muito bonita. A Nox Hummer Vault gosto um pouco menos mas é mais pequena:

https://comparesizes.com/comparison/asus-prime-ap201-vs-Nox-hummer-vault/1700675421972

E já parece ser bastante pequena e transportável. A caixa só a pesar 2 Kg, acho que se consegue uma build com um peso muito em conta!

  • Comprimento máx. VGA: Até 245 mm (com GPU vertical e fonte ATX) | 335 mm (com GPU horizontal e ATX)

Não me parece que haja qualquer problema com o tamanho do GPU.


Olhando para outras Builds:

AMD Ryzen 5 7600 ~229€
ASRock B650M PG Riptide ~170€
2 x 16 GB CORSAIR Vengeance DDR5 6000 MHz CL36 AMD Expo Kit ~135€ (amazon.es) (Overkill 32Gb? Devia ir para 16 Gb 2x8 por 75?)
Team Group MP34 1TB ~50€
XFX SPEEDSTER SWFT309 AMD Radeon RX 6700XT Core Gaming 12GB GDDR6 ~336€ ou 7700XT ~489€
Fonte? Podem sugerir? ~70?
Nox Hummer Vault ~54€

~1197

Falta algum componente? :D

Talvez corte na gráfica para ser um pouco mais barato. Em relação à gráfica, neste momento é mesmo melhor AMD? Ou NVIDIA é equiparável? Pergunto pela compatibilidade com emulador switch. Se calhar ia para uma 4060? 4060 ti?

 
Última edição:
Mais uma Build:

FonteFonte Lian Li SFX 750W 80+ Gold Preta
90​
CaixaCaixa Micro-ATX ASUS Prime AP201 Mesh
83​
MotherboardAsus TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II
142,3​
CPUAMD Ryzen 7 5800X 3.8GHz
208,3​
GPUGráfica MSI GeForce® RTX 4060 GAMING X 8GB GDDR6 DLSS3
330​
DiscoDisco SSD Kingston NV2 1TB Gen4 M.2 NVMe 2280
55​
CoolerWater Cooler CPU AIO Arctic Liquid Freezer II - 240mm
90​

Total: 1000€

Dúvidas:
1. Caixa: Ainda estou um pouco indeciso entre a Asus 201 ou a Nox Hummer Vault
2. GPU: 4060 ou apostar na 4060 ti 8Gb (+100€) ou na 4060 ti 16 Gb (+200€)

de resto acham que está bom e que cabe tudo tanto na Asus como na Nox?

Se puderem dar uma ajuda...

@NaBoaChavalo e @joaom_13 desculpem taggar, mas como já tinham dado aqui um salto, podem rever a config que fiz depois de pesquisar um pouco mais?
 
Am4 e 5800x não fazem sentido nenhum com esse orçamento, watercooler de 90€ é torrar dinheiro
AMD Ryzen 5 7600 ~229€
ASRock B650M PG Riptide ~170€
2 x 16 GB CORSAIR Vengeance DDR5 6000 MHz CL36 AMD Expo Kit ~135€ (amazon.es) (Overkill 32Gb? Devia ir para 16 Gb 2x8 por 75?)
Team Group MP34 1TB ~50€
XFX SPEEDSTER SWFT309 AMD Radeon RX 6700XT Core Gaming 12GB GDDR6 ~336€ ou 7700XT ~489€
Fonte? Podem sugerir? ~70?
Nox Hummer Vault ~54€

~1197

Falta algum componente? :D

Talvez corte na gráfica para ser um pouco mais barato. Em relação à gráfica, neste momento é mesmo melhor AMD? Ou NVIDIA é equiparável? Pergunto pela compatibilidade com emulador switch. Se calhar ia para uma 4060? 4060 ti?
Esta build é boa, com a 6700xt, e a Fonte Lian Li SFX 750W 80+ Gold Preta, e na RAM tens 6000mhz cl30 em promo por ~116€ na amazon.es, também tens lá o cooler thermalright peerless assassin 120se
Verifica no site oficial do emulador que vais usar a compatibilidade com a gráfica. Em caso de incompatibilidade vai para a 4060.
 
Muito obrigado pela resposta!

Estive a ver no youtube configs AMD e aparentemente para os meus standards dão-se bem na emulação:



Então com as alterações:

Asus 201 -- 83 Amazon.es
AMD Ryzen 5 7600 --211 Amazon.es
ASUS TUF Gaming B650M-PLUS WiFi -- 193 Amazon.es (pode ser esta para ter WiFi)?
Fonte Lian Li SFX 750W 80+ Gold Preta -- 90
CORSAIR Vengeance DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MHz C30-36-36-76 1.4V Memoria Intel Optimizada para Ordenador -- 116 Amazon.es
Disco SSD Kingston NV2 1TB Gen4 M.2 NVMe 2280 -- 55 (já nao vejo o outro a 50)
Thermalright Peerless Assassin 120 SE -- 38 (este é suficiente e cabe bem nas caixas?)
4060 -- 330 | 4060 ti -- 450
XFX SPEEDSTER SWFT309 AMD Radeon RX 6700XT Core Gaming 12GB GDDR6 ~336€ ou 7700XT ~489€

TOTAL NVIDEA: 1035 | 1155
TOTAL AMD: 1041 | 1194

Está bom? Acrdito que caiba tudo bem na caixa :D

O que ganho em ir para nvidea ou amd? Os preços finais ficam bastante parecidos... desculpem tantas perguntas, mas estou muito fora do mundo dos componentes e queria fazer boas escolhas!
 
Em rasterização pura as placas da AMD são bem melhores e para o teu uso definitivamente a melhor escolha em relação qualidade/preço imo. Agora é uma questão de perceberes melhor as tais incompatibilidades na emulação.

De resto parece-me tudo bem. Há boards com Wifi ligeiramente mais baratas mas a diferença são 10~15€ no máximo. Se quiseres poupar no disco tens o Kioxia G2 por 44€ em loja nacional.

Eu pessoalmente ia para a build com 6700XT no teu lugar e começava já usava a diferença de preço num monitor 1080p com HRR ou juntava mais uns trocos para um 1440p.
 
Estou a fazer compras. O 7600x está mais barato que o 7600 normal... vale a pena?

Já mandei vir. Veio o 7600 normal.

Deixa pics depois, acredito que vá ficar muito fixe.

Agora vou ver vídeos de montagens! :D


Dei conta que me esqueci da fonte... bem aproveito para perguntar. Fica aquela SFX ou posso mandar vir outra?

Podem sugerir uma fixe para esta build com RGB? Comprei o cooler e a RAM com RGB... apesar de inicialmente não querer nada espalhafatoso lembrei-me que seria fixe montar com o meu filho e quero o efeito WOW quando ligar 🤣
 
Que acham da

Thermaltake Toughpower GF2 ARGB 650W Premium Edition 80 Plus Gold Modular​

A 91e?

Já li no fórum que não é má mas depois acho que sugeriram outras... :)


650w é suficiente ou devia ir para mais? Nas specs da gráfica diz que é o mínimo ........
 
Já fiz a build e ligou!! :D

Mas queria ver a BIOS e tal e tenho esta msg:

https://ibb.co/TbsH3hb

Sabem o que é isto? Como faço?

A board veio da Amazon, será que já foi usada com outro CPU e devolvida?

Já estou mas é a instalar o Windows :D
 
Back
Topo