• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

[1200€ mATX] PC GAMING fácil de transportar

Bom dia pessoal! Montei o PC na passada quinta e como foi a minha primeira montagem deixo aqui um relato resumido sobre a experiência.

Asus 201
Adorei a caixa, é muito bonita!

Foi a única montagem que fiz, não conheço outras :D mas a facilidade com que se retira e coloca os paineis é genial, o espaço para os cabos já está todo pensado e dá para organizar muito bem todo o interior.

Este vídeo ajudou-me muito:

AMD Ryzen 5 7600

Fácil de colocar, é só ter em atenção um triângulo e já está.

ASUS TUF Gaming B650M-PLUS WiFi
Gostei bastante, foi fácil identificar onde tinha que ir cada cabo. Os botões de power e reset foi um pouco complicado de perceber, mas encontrei um vídeo no youtube que ajudou.


O audio ainda não está a funcionar muito bem, só me dá de um lado se conectar os phones à caixa. Já abri e carreguei um pouco mais no conector, mas parece que "não vai até ao fundo". E acredito que não seja a fazer força que vai la. Alguma ideia? Simplesmente faço mais força?

Thermaltake Toughpower GF2 ARGB 750W Premium Edition 80 Plus Gold Modular

Depois de ler o manual e ver que cabos precisava, pois fácil. Coloquei os cabos direitinhos na caixa e ficou clean... com um pouco mais de paciência ficava bem melhor!

CORSAIR Vengeance DDR5 RAM 32GB (2x16GB) 6000MHz C30-36-36-76
Bem... a RAM é o mais fácil de colocar :D

Só uma coisa. Comprei a 6000 mas só está a funcionar a 4800... é o máximo que aguenta a minha build?

Disco SSD Kingston NV2 1TB Gen4 M.2 NVMe 2280

Muito simples de colocar. Com o vídeo da build que coloquei em cima, foi mesmo fácil.

Thermalright Peerless Assassin 120 SE
Para mim, o mais dificil de colocar. Primeiro porque é enorme! :D fica um pouco por cima das RAMs, mas ficou bem. O mais dificil foi ver a direção que devia montar. Depois de ver alguns vídeos optei de uma forma, que acho que foi a correta. No video que segui puseram a massa térmica em 9 pontos, que foi como pus. Mas já li que o melhor é apenas uma bola no centro, ou um X... bem... acho que ficou bem...

Sapphire Pulse Radeon RX 6700 XT 12GB GDDR6
É muito fácil de colocar, mas fiz um pouco asneira. Coloquei na slot mais acima, mas tirei 2 placas de ferro atrás da caixa erradas, então não entrava... já era tarde e estava cansado e não estava a perceber :D Depois de corrigida a situação, ficou tudo bem.

-----------------------

E lá foi. Entre leituras, videos vistos no youtube, etc, devo ter demorado umas 4h... eu sei, eu sei... é muito!! Mas foi a primeira vez! E ainda bem que tinha um amigo com alguma experiência a responder-me a questões... senão demorava bem mais!

Conclusão: é perfeitamente possível montarmos nós... mas preparem-se um pouco melhor que eu :D vejam vídeos antes e façam questões a amigos antes da montagem... eu queria ter feito isso mas por falta de tempo não consgui...

Aqui está uma imagem depois de uma sessão a jogar Control durante uma hora com tudo no máximo:
https://ibb.co/WDJy4NV

Os valores são os expectáveis?
 
Antes de instalar o windows atualizei a a BIOS para a última versão, por isso acredito que só falte o segundo passo. A ver se faço isso hoje ou amanhã. Obrigado!!
 
E para testar a performance do PC podes correr o Cinebench 2024. O CPU tem de fazer mais de 800 pontos em multicore e a GPU mais de 7000.
Também podes correr o 3DMark Time Spy e comparar os resultados com hardware idêntico.

Mais tarde podes-te aventurar a fazer undervolt na 6700XT para baixar um pouco a temperatura/consumo e ganhar alguma performance.
 
Já estão as memórias a 6000.

No cinebench a GPU fez 7110 pontos, mas não estive atento à temperatura... :\

O CPU fez 821 com as temps max a rondar:

CPU: 59
CPU Package: 71
Motherboard: 39
Chipset: 56

Depois ainda faço o single core.

Dei conta que não tenho a fan da caixa a funcionar... tenho que ver isto :D


EDIT: single core = 113
 
Última edição:
Boa noite pessoal. Foi bonito durante uns tempos mas esta build já tem problemas. A minha Radeon 6700 XT não é reconhecida. Desde muito cedo que tive problemas pois por vezes tinha um erro de timeout de drivers e a gráfica desaparecia do device manager. Normalmente tinha que :

1. reiniciar
2. já aparecia no device manager, mas disabled. Fazia enable
3. reiniciava outra vez e já dava

Isto acontecia muito de vez enquando. Houve até uma altura que desinstalei os drivers da AMD pois com os do Windows deixou de acontecer. Nao ligava o PC desde sábado e ontem ao ligar tinha black screen... só ao colocar o cabo na gráfica do CPU é que tive imagem. Mais uns restarts, mas sempre com o timeout dos drivers. Até que deixou de listar a gráfica no device manager. Já desinstalei drivers com o DDU e instalei os mais recentes... não sei o que mais fazer.

Agora com material novo pode ser da própria gráfica? PSU? Motherboard? pfff... uma máquina tão nova e nem teve um uso muito intenso :\

Alguma coisa que possa tentar mais antes de chatear amigos para me testarem os componentes?

Editado:
Bem, fui para o próximo passo: abri a caixa, tirei a gráfica e voltei a colocar. Aparentemente estava tudo bem colocado mas a verdade é que despois disto voltou a reconhecer a placa! :001:


Edit 2: Hoje deixei o computador ligado um pouco e quando voltei lá tinha o black screen. Já não reconhece a placa outra vez. Já experimentei o de ontem que é tirar e voltar a pôr a placa e desta vez nao funcionou. Actualizei a BIOS da motherboard que havia uma atualização mas nada..... alguma ideia? :005:
 
Última edição:
Back
Topo