Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)

Eu cá estou bastante satisfeito com o meu 5800X3D, sinto que me vai durar uns bons anos (pelo menos até ao fim da actual geração de consolas)
 

AMD's EPYC 7003 "Milan" Receives Extended Lifecycle: Availability To 2026 With 6 New SKUs​

AMD has sent word over this morning that the company is extending the product lifecycle for their previous-generation EYPC 7003 “Milan” family of server CPUs. The company will now be offering the Zen 3-based CPUs through at least 2026, and as part of that extension plan, has already launched a further 6 SKUs. With these changes, Milan is effectively being repositioned as a budget server platform for AMD, offering AMD’s past tech at a discount to cost-weary customers.
EPYC_7003_Extension.jpg


Screenshot-2023-11-09-at-12-35-58-AMD-s-EPYC-7003-Milan-Receives-Extended-Lifecycle-Availability-To.png

The 6 new chips are a bit of an eclectic mix. The top two SKUs – the 56-core 7663P and 48-core 7643P – are 1P-only versions of existing Milan chips at a lower price. Meanwhile the 7303 and 7203 parts are new, with AMD offering ultra-budget server chips with just 16 and 8 cores respectively. The 7203/7203P are true entry-level chips by server standards, with just 8 CPU cores, 64MB of L3 cache, and peak clockspeed well below AMD’s only other 8 core Milan (72F3). However, all of these chips come with the full I/O and memory channels supported by the Milan/SP3 platform, allowing AMD to position them as alternatives to the more limited EPYC 8004 Siena platform.
https://www.anandtech.com/show/2112...ifecycle-availability-to-2026-with-6-new-skus
 
Milking the cow ... este 5x00X3D vai ficar para a historia como um dos melhores processadores mid-tier que a AMD criou. Ainda hoje, so mudei o meu para o 7800X3D pq o meu miudo precisava de um computador novo e ficou com o meu 5800X3D.

Acredito piamente que tanto o 5700 como o 5600X3D ainda vao vender o suficiente para ser um bom revenue stream ...
 
Milking the cow ... este 5x00X3D vai ficar para a historia como um dos melhores processadores mid-tier que a AMD criou. Ainda hoje, so mudei o meu para o 7800X3D pq o meu miudo precisava de um computador novo e ficou com o meu 5800X3D.

Acredito piamente que tanto o 5700 como o 5600X3D ainda vao vender o suficiente para ser um bom revenue stream ...

Eu já ando a pensar em trocar o meu 5600x por um 5600x3d, acho que o ganho de performance em jogos vai ser muito significativo. Concordo contigo, estes CPU estão a aguentar-se muito bem, arrisco-me a dizer que daqui a 5/6 ainda continuam a ser muito bons e ainda a dar algumas cartas. É um dos pontos de venda da AMD para mim, a longevidade nas MB/CPUs, não desgosto da Intel mas andarem a lançar sempre mbs com sockets diferentes todas as gerações só fere o cliente.
 
Não sei se me fiz perceber xD, o 5600x3d é vendido exclusivamente por uma loja americana apenas nos USA e é uma edição limitada, nunca deve chegar à europa.
 
exacto, penso que eh a microcenter apenas que tem os 5600x3D ... os 5700x3D sao aqueles que vao ser lancados para o publico penso eu de que
 
Exacto, esqueci-me dos 5500x3D :)

Ja agora aproveito para pedir desculpa da falta de acentuacao e alguns erros na escrita, mas o teclado eh ANSI e o OS esta em US :)
 
Não tinha entendido isso. Vou seguindo até aparecer o preço que estou disposto a dar, seja 5500,5700 ou 5800x3d, qualquer um deles será bom, mas obviamente o 5800x3d será o melhor e com mais longevidade
 
Os ganhos em jogos dos x3d também são significativos a 2k,4k?
Na altura fiquei com a ideia de que a partir de 1080p, se comparado por ex a um 5700x, a diferença era pouca em performance e alguma em custo.
 
Até 1440p tens sempre ganhos. Partir de 4K tens o problema de muitos GPUs estarem limitados. Ou seja quanto maior a resolução mais dependência do GPU tens. Mas em 1440p ainda tens muitos ganhos com CPUs mais rápidos.
 
Estes 5x00GT que são weird… não vejo sentido novos apus em AM4 além do que existe dado serem Vega…

Todos os outros dies com RDNA usam ddr5 e não estou a ver darem tapeout de um die novo com zen3, RDNA 2/3 com ddr4
 
Back
Topo