Processador AMD ZEN3 (Ryzen 5000 series)


Review do 5700X3D

Muito resumidamente, por um lado é bom para quem tem o budget apertado e não quer dar o extra pelo 5800X3D, mantendo a plataforma am4.
Por outro lado, serve de "upsell" para o 5800X3D, pois estando AM4 "morta", mais vale ir buscar o máximo de performance possível (6 a 10% em gaming)...
 
Acho muito fixe que a AMD ofereça mais esta possibilidade a quem já tem AM4, mas um sistema AM5 de raiz com ryzen 7600 fica ela por ela em preço e por isso acho que só é interessante mesmo para quem queira fazer upgrade.

Daqui a uns anos, se estiverem baratinhos, sou menino para comprar um e +16gb de ram.
 
@joaom_13 Dificilmente estes CPUs baixarão de preço mesmo daqui por uns anos, uma vez que são o melhor que podes adquirir para uma dada plataforma, mantendo a RAM. Já assim foi com os 4770K, ainda se vendiam em 2018-19 a 200€.

Se precisas MESMO do upgrade AGORA, compra agora, se não precisas, poupa para uma nova plataforma.
 
Não preciso não, daí ter dito "se estiverem baratinho"... caso contrário quando chegar a hora, ou espero ou vou logo para am5 (ou 6, ou intel, o que houve melhor :) )

Mas boa info que, infelizmente, não me surpreende. Talvez nos usados daqui por 2 ou 3 anos até se encontre qualquer coisa a bom preço.
 
AMD Ryzen 7 5700 (non-X), It's NOT What You Think!




5700X: 8c/16t | boost 4.6GHz | 32MB L3 cache
5700: 8c/16t | boost 4.6GHz | 16MB L3 cache
5700G: 8c/16t | boost 4.6GHz | 16MB L3 cache


-14%

QXtmyd8.png
 
Sinceramente, acho que quem compra um CPU hoje em dia sabe perfeitamente o que está a comprar, logo não sei se esta indignação toda com a nomenclatura terá fundamento real.

Já nas torres à venda por essas lojas fora... Diria que é normal que um leigo prefira levar uma torre com um 5700 do que com um 5600...
 
Sinceramente, acho que quem compra um CPU hoje em dia sabe perfeitamente o que está a comprar, logo não sei se esta indignação toda com a nomenclatura terá fundamento real.

Já nas torres à venda por essas lojas fora... Diria que é normal que um leigo prefira levar uma torre com um 5700 do que com um 5600...

É mesmo uma nomenclatura absurda.

Um Ryzen 7 5700 é pior CPU que um Ryzen 5 5600....

Uma coisa é serem de gerações diferentes, mas assim... Diria que até alguns users que percebem minimamente de hardware possa cair na coisa neste caso, não é apenas para os compradores casuais.
 
Olhem, eu não me considero propriamente um leigo destas lides e, até ver isto, acho que facilmente compraria (ou pior, recomendaria) isto como um 5700X com apenas clocks mais baixos, se o visse a bom preço.
Lançamento muito manhoso, por parte da AMD.
Não se pode mesmo tirar o olho do burro, hoje em dia...
 
Sinceramente, acho que quem compra um CPU hoje em dia sabe perfeitamente o que está a comprar, logo não sei se esta indignação toda com a nomenclatura terá fundamento real.

Já nas torres à venda por essas lojas fora... Diria que é normal que um leigo prefira levar uma torre com um 5700 do que com um 5600...
Nem todos sabem, isto é
É mesmo uma nomenclatura absurda.

Um Ryzen 7 5700 é pior CPU que um Ryzen 5 5600....

Uma coisa é serem de gerações diferentes, mas assim... Diria que até alguns users que percebem minimamente de hardware possa cair na coisa neste caso, não é apenas para os compradores casuais.
Concordo.

Não sei se isto nos EUA não dá direito a indemnização
 
Não sei se isto nos EUA não dá direito a indemnização

Não dá porque tecnicamente não estão a enganar ninguém. Não tens nenhum cpu com essa nomenclatura antes deste e a página de especificações está correta.
Isto serve para apanhar gente distraida, não deixa de ser uma prática nojenta e censuravel, mas não estão a infringir nenhuma lei.

Para aqueles que continuam a preferir ser fanboys de uma determinada marca, é usar este exemplo para perceberem que não existem "bons da fita" no que toca a empresas. O cliente só interessa até ao ponto que não interfira com o bottom line da empresa.
E existem n exemplos disso em qualquer empresa do tamanho da AMD e superior.

Cabe-nos a nós andar atentos a este tipo de fenomeno. Até porque a gente que decidiu baptizar isto de 5700, hoje está na AMD e amanhã está a trabalhar na concorrência e a fazer o mesmo tipo de práticas.
 
É mesmo uma nomenclatura absurda.
Um Ryzen 7 5700 é pior CPU que um Ryzen 5 5600....

Concordo que a nomenclatura é estupidamente confusa, mas a questão é que muita gente quando compra um CPU não olha para o tamanho da cache, e a grande deficiencia do 5700 no gaming parece ser o tamanho da L3 em relação ao 5600 (16MB vs 32MB), mas a 5700 parece ter mais cores e um boost clock maior. O que quer dizer melhor?

Na minha máquina de trabalho, onde uso o proxmox para gerir máquinas virtuais, um 5700 será potencialmente mais potente que o 5600 devido ao número de vcpus que tenho a disposição. Já na máquina de gaming, uma 5600 parece-me melhor devido ao tamanho da cache L3.

Verdade seja dita, só comecei a dar atenção a cache quando apareceram as X3D.
 
Concordo que a nomenclatura é estupidamente confusa, mas a questão é que muita gente quando compra um CPU não olha para o tamanho da cache, e a grande deficiencia do 5700 no gaming parece ser o tamanho da L3 em relação ao 5600 (16MB vs 32MB), mas a 5700 parece ter mais cores e um boost clock maior. O que quer dizer melhor?

Na minha máquina de trabalho, onde uso o proxmox para gerir máquinas virtuais, um 5700 será potencialmente mais potente que o 5600 devido ao número de vcpus que tenho a disposição. Já na máquina de gaming, uma 5600 parece-me melhor devido ao tamanho da cache L3.

Verdade seja dita, só comecei a dar atenção a cache quando apareceram as X3D.

Tens razão. Devia ter especificado que é pior em workloads especificos, como gaming.

Mas não deixa de ser manhoso. Só me lembra destas praticas nos cpus mobile em que é uma selva, até gerações diferentes com a mesma nomenclatura vale.
Pessoalmente, sem ir analisar a fundo, pensaria sempre que um 5700 estava para um 5700X como um 5600 está para um 5600x ou um 7700 está para um 7700x. E não é o caso.
 
Esta review está excelente por incluir um 3600 no barulho, que é o caso de muita gente por aí afora. Estes bastava soltar um 3D cpu para um boost gigante de performance sem mudar nada.

Por exemplo em 2019 montei um 3600 + gigabyte B450 + 1660 super pro meu sobrinho e provavelmente só o 5700X3D já deve dar um ganho de performance jeitoso, embora nem de perto deve ocorrer este cenário da review por usarem uma 4090. Mas de nada lhe serve botar uma 4060 por exemplo que vai ficar estrangulada.

E também mostra que ir para socket AM5 pode ser o ideal se for montar uma maquina do zero. o 7600X já iguala o 5800X3D e fica com plataforma com upgrade path para 5+ anos e o 7600 non-X é mais barato que o 5700X3D/5800X3D
 
Por exemplo em 2019 montei um 3600 + gigabyte B450 + 1660 super

Exatamente o que eu tenho exceto a board ser Asus

Se não tivesse à espera de plafond de benefícios flexíveis que só posso usar a partir de Junho, ia ser um 5700x3d. Sendo assim vai ser máquina nova AM5. O único dilema é espero ainda mais uns meses pelo lançamento do Zen 5 e eventualmente até novas gráficas, ou não....
 
Podes sempre optar por upgrade faseado, Socket AM5 com board e ram decentes, um 7600 e manter a 1660 super, mas novas gráficas ainda agora saiu as 4000 Super.
 
Back
Topo