Carrier Grade NAT (Fim do IP público por cliente)

Isso é exactamente o que um router faz.
Recebe um IP público na porta wan, depois nas portal internal (lan), recebes ip's privados atribuídos pelo servidor dhcp que está no router.
Se ligares o modo bridge na porta 4, o que faz é essa porta em vez de atribuir no equipamento lá ligado um IP privado do dhcp interno, atribui um IP público.
Se lá ligares um segundo router, esse router vai receber o IP público na porta Wan, e por sua vez vai atribuir ip's privados nas portas lan, atribuídos pelo servidor dhcp do segundo router.
Podes ligar um PC directamente à porta 4 do router da nos, nesse caso recebes um IP público na placa de rede do PC.
Mas a menos que tenhas uma excelente segurança no PC e saibas o que estás a fazer, é ALTAMENTE DESACONSELHADO a fazer isto.
Há scans constantemente a decorrer na Internet à procura de equipamentos que respondam aos scans, os quais vão para uma lista, para serem depois "scaneados" de forma mais minuciosa de forma a serem explorados.
Não imaginam os ataques que os routers estão constantemente a evitar. Não notam porque têm os equipamentos confortavelmente atrás deles.
Se calhar não me estou a explicar bem o meu problema.

O que me acontece é isto que está no vídeo desse brasileiro, se puderes dar uma vista de olhos agradecia-te imenso. Já ando com este problema há quase 4 anos.


Tens ideia se isso é possível?

Obrigado.
 
Isso não se aplica (para já) nos operadores portugueses com acesso rede fixa.
O cgnat está a ser usada somente nas rede móveis.
Obtém-se ip's públicos.
 
Isso não se aplica (para já) nos operadores portugueses com acesso rede fixa.
O cgnat está a ser usada somente nas rede móveis.
Obtém-se ip's públicos.
Pois estava a fazer confusão com os Ip's.
Na realidade o ip que pesquiso no browser é igual ao IPV4 dentro da UI do router.
Mas agora volto a ficar novamente perdido porque é que sinto que que há um algo que me está sempre a bloquear a Gameplay, neste caso a jogar FIFA. Tenho velocidades e pings excelente e o jogo anda sempre aos "entraves".

Consegues ajudar-me?

Cumps
 
É só nesse jogo ou são em todos?
Wi-Fi ou cabo?
Os teus amigos na vizinhança têm o mesmo problema?
Acontece a todas s horas do dia, ou há alturas fo dia melhores que outras?
Testando em outro equipamento acontece o mesmo?
 
É só nesse jogo ou são em todos?
Wi-Fi ou cabo?
Os teus amigos na vizinhança têm o mesmo problema?
Acontece a todas s horas do dia, ou há alturas fo dia melhores que outras?
Testando em outro equipamento acontece o mesmo?
Fifa e CoD.
Mas mais em FIFA que é o que jogo mais.
Tanto wi-fi como cabo é a mesma coisa.
Na casa de amigos jogo impecável. Já levei a minha PS4 para casa deles e corre perfeito. Já trouxe a PS4 deles para minha casa e têm os mesmos problemas.

Acontece a todas as horas, é simplesmente impossível jogar tamanha a lentidão em que ficam os jogos.
Das muitas vezes que liguei para o apoio, houve um operador que me conseguiu resolver o problema, sei que ele tinha desligado o ipv6 e fez lá mais uns ajustes que não sei quais foram.
O jogo ficou simplesmente perfeito durante 4 dias, de manha, á tarde, noite e até de madrugada. Perfeito.

Passados esses 4 dias voltou tudo ao normal.
O ipv6 continuava desligado.

Por isso eu tenho a certeza que é alguma configuração que me afeta as Gameplay, agora saber exatamente o que é não sei.
Já ando nisto há 4 anos.

3
 
Sim, tenho esse router embora o problema não esteja nele. Já tive outros e o problema persistia. O problema está em alguma configuração por parte da Meo.
Se é um problema/configuração da MEO...
Já existe um tópico da MEO Altice (MEO, TMN, PT)
...e lá tem o tal sub-tópico que te referi à pouco Router MEO FiberGateway
Não é que aqui o pessoal não ajude, mas se calhar terias uma ajuda mais eficaz por lá.
(Lá já consegui algumas dicas para o meu FGW, nomeadamente comandos por telnet.)
...és livre... é só uma opinião pessoal não leves a mal!
 
Se é um problema/configuração da MEO...
Já existe um tópico da MEO Altice (MEO, TMN, PT)
...e lá tem o tal sub-tópico que te referi à pouco Router MEO FiberGateway
Não é que aqui o pessoal não ajude, mas se calhar terias uma ajuda mais eficaz por lá.
(Lá já consegui algumas dicas para o meu FGW, nomeadamente comandos por telnet.)
...és livre... é só uma opinião pessoal não leves a mal!
Ora essa Alex, é claro que não levo a mal. Toda a ajuda é bem vinda e o que eu queria era o meu problema resolvido.

Estava só a espera a ver se o Nightwisher tinha alguma dica.
 
Por que raio é que se está a falar disto num tópico da NOS? :D
Mas o que aqui está em causa neste caso em específico nada tem que ver com CGNAT. Isso implicaria que houvesse NAT por parte do ISP de modo a que o próprio router da operadora nem 1 IP público tivesse, ora, não é de todo isso que acontece.
O que está a acontecer é um double NAT provocado pelo próprio user ao ligar o seu router atrás do NAT do da MEO. É ligar o modo bridge, como já disseram, e a questão resolve-se.
 
Bom dia,
Estou a tentar abrir uma porta 44158 num router da Vodafone para um hotspot helium mas continua a dar-me relayed. Será que a Vodafone tem CGNAT? Posso mandar desactivar?
 
A vodafone na internet 4G, hotspots móveis têm também.
Na NOS, há cerca de 3 meses passei a ter CGNAT no router 4G. Penso que na Vodafone já tinha antes, mas agora tenho em ambas as operadoras.
 
É da Vodafone mas é CGNAT, por isso coloquei aqui
Sim, mas isto é uma thread no caso da NOS. Se precisas de ajuda para o mesmo problema, mas na Vodafone, então o melhor será colocar na thread da Vodafone, uma vez que o forum está agrupado e organizado por operadoras. Os assuntos transversais a operadoras são colocados dentro de "ISPs".
Não há CGNAT na Vodafone.
No móvel de certeza que não há? Quase todas as operadoras são forçadas a acabar por usar mais tarde ou mais cedo CGNAT na rede móvel em IPv4. No fixo a conversa é outra e, até ver, em Portugal nenhuma operadora usa CGNAT. Ainda por cima, o comportamento que ele refere sugere isso mesmo, não obstante poder dever-se também a outras causas. Mas tratando-se de rede móvel, diria que CGNAT seria o mais provável.
 
Sim, mas isto é uma thread no caso da NOS. Se precisas de ajuda para o mesmo problema, mas na Vodafone, então o melhor será colocar na thread da Vodafone, uma vez que o forum está agrupado e organizado por operadoras. Os assuntos transversais a operadoras são colocados dentro de "ISPs".

No móvel de certeza que não há? Quase todas as operadoras são forçadas a acabar por usar mais tarde ou mais cedo CGNAT na rede móvel em IPv4. No fixo a conversa é outra e, até ver, em Portugal nenhuma operadora usa CGNAT. Ainda por cima, o comportamento que ele refere sugere isso mesmo, não obstante poder dever-se também a outras causas. Mas tratando-se de rede móvel, diria que CGNAT seria o mais provável.
A questão, que aliás já tinha sido colocada noutra thread, é sobre o serviço fixo em ftth pelo que a questão do cgnat não se coloca.
 
Sim, mas isto é uma thread no caso da NOS. Se precisas de ajuda para o mesmo problema, mas na Vodafone, então o melhor será colocar na thread da Vodafone, uma vez que o forum está agrupado e organizado por operadoras. Os assuntos transversais a operadoras são colocados dentro de "ISPs".

No móvel de certeza que não há? Quase todas as operadoras são forçadas a acabar por usar mais tarde ou mais cedo CGNAT na rede móvel em IPv4. No fixo a conversa é outra e, até ver, em Portugal nenhuma operadora usa CGNAT. Ainda por cima, o comportamento que ele refere sugere isso mesmo, não obstante poder dever-se também a outras causas. Mas tratando-se de rede móvel, diria que CGNAT seria o mais provável.
Hoje em dia não sei.

Mas na altura, apn:

- net. net2. - cgnat
- internet. - publico
 
No móvel de certeza que não há? Quase todas as operadoras são forçadas a acabar por usar mais tarde ou mais cedo CGNAT na rede móvel em IPv4. No fixo a conversa é outra e, até ver, em Portugal nenhuma operadora usa CGNAT. Ainda por cima, o comportamento que ele refere sugere isso mesmo, não obstante poder dever-se também a outras causas. Mas tratando-se de rede móvel, diria que CGNAT seria o mais provável.

CGNAT chegou à NET FIXA da NOS (pelo menos em FTTH). Um colega meu do centro do país foi apanhado a semana passada e andou às voltas até conseguir perceber o que estava a acontecer. Confirmado!

Agradeço os vossos comentários!!! https://forum.nos.pt/internet-nos-4/isp-nos-utiliza-cgnat-40414
 
Back
Topo