Conselhos sobre Cabos de Rede

Há uns cabos de RF mais finos que o normal. Se a distância for curta, podes trocar para esse cabo mais fino, para não teres de reduzir no cabo de rede.
 
Boas :)

Comprei uma consola, neste caso a Xbox Series S, e quero comprar um cabo de internet para aproveitar melhor as velocidades que tenho em casa. Não tenho nenhum e daí também a intenção de compra.

Qual recomendam para este propósito? Não sei, algo barato mas de qualidade.
Tenho serviço MEO em casa com 1000/400 de velocidade.

Tenho o router praticamente encostado à consola. Mesmo ao lado no armário. Existem tantos cabos de diversas especificações que a compra se torna difícil.

Cumprimentos
 
Boas!

Estou a construir casa e estou em fase de estudo e planificação de toda a minha rede local, sendo que cheguei à parte de que cabo escolher.

Para além de ter lido toda esta thread (e mais algumas aqui do fórum) também li imensas coisas no Reddit. Mas claro está, fiquei com mais dúvida do que certezas :D

O meu ponto de partida está em utilizar cabo S/FTP. No entanto, não me consigo decidir por um cabo.

Contexto sobre a instalação (ainda não está tudo decidido, daí as incertezas nos números):
- A instalação será feita por condutas, e vou deixar algumas vazias para sítios “críticos” para o futuro.
- Vão ser cerca de 30 ligações ao “armário do servidor”, terminadas num patch panel (ou dois se for de 24 portas).
- Entre 9 a 12 ligações vão necessitar de PoE (wireless APs e IP Cams)
- A olho, dado as localizações das ligações não estarem 100% definidas , vou precisar de 300 a 400 metros de cabo.
- O meu electricista trabalha com Efapel e o primeiro orçamento foi com base em utilização da linha Logus.
- Relativamente ao material para a instalação de rede, é tranquilo ser eu a comprar para ele instalar. A minha actividade permite-me adquirir sem IVA.
- Pelo que entendo dos meus casos de uso, caso tenha boas terminações e bom cabo, usar Cat 6a seria o suficiente. A maior das ligações será por volta dos 30m, logo distâncias não são problema. Mas as mais longas serão as que necessitam de PoE.

Tendo isto em conta:

- Concordam que um bom cabo CAT 6a seria o suficiente para mim, certo? Com boas terminações estaria coberto com capacidade até 10Gbps. Caso no futuro precise de mais, as condutas vazias poderiam ser usadas para passar fibra ou o que fosse usado nessa altura.
- Comparando preços, um Cat 7 ou Cat 7a da Digitus, parecem estar em linha com o Cat 6a da FS.com. Ou seja, teria melhores frequências por valores parecidos, justificando assim a utilização de um cabo superior. No entanto, não estarei sempre limitado pelos máximos suportados pelas terminações? Do que tenho visto, a maior parte das Keystones suportam no máximo 500MHz (nomeadamente Efapel), a não ser que vá para as de Cat 8, mas aí já não sei se não me vai ficar muito mais caro, dado o número de keystones que preciso (patch panel + tomadas).
- Caso opte por comprar cabo e Keystones, tipo as da Digitus ou deleyCon, sabem se seriam compatíveis com as caixas/espelhos da Efapel?

Obrigado desde já a quem quiser mandar uns bitaites :cool:

P.S.: @MinisterOfSound dado as tuas dicas nesta thread, estou-te a “taggar” directamente. Talvez tenhas alguma opinião mais direcionada à minha situação.
 
Última edição:
Alguém sabe de cabos que tenham velocidades de 10Gbps ou mesmo 1Gbps, e que possam estar no exterior à chuva e sol?
 
Última edição:
Boas,

Alguém sabe de cabos que tenham velocidades de 10Gbps ou mesmo 1Gbps, e que possam estar no exterior à chuva e sol?
Se tiveres espaço e cuidado, não uses cabos de instalação e opta por cabo de extensão / "Patch Cable".
A usar este cabo, recomendo usar guia acrílica, lubrificar primeiro a tubagem com o cabo de antena e só depois com muita calma e tensão constante no cabo, passar o de rede.

Cumps.
 
Boas,
Boas!

Estou a construir casa e estou em fase de estudo e planificação de toda a minha rede local, sendo que cheguei à parte de que cabo escolher.

Para além de ter lido toda esta thread (e mais algumas aqui do fórum) também li imensas coisas no Reddit. Mas claro está, fiquei com mais dúvida do que certezas :D

O meu ponto de partida está em utilizar cabo S/FTP. No entanto, não me consigo decidir por um cabo.

Contexto sobre a instalação (ainda não está tudo decidido, daí as incertezas nos números):
- A instalação será feita por condutas, e vou deixar algumas vazias para sítios “críticos” para o futuro.
- Vão ser cerca de 30 ligações ao “armário do servidor”, terminadas num patch panel (ou dois se for de 24 portas).
- Entre 9 a 12 ligações vão necessitar de PoE (wireless APs e IP Cams)
Então separa os não POE dos POE, um patch panel de 24 para os não POE e um de 16 para os POE.
É sempre bom ter portas livre no patch panel onde ligar algo no futuro.

- A olho, dado as localizações das ligações não estarem 100% definidas , vou precisar de 300 a 400 metros de cabo.
400 a 500 então

- O meu electricista trabalha com Efapel e o primeiro orçamento foi com base em utilização da linha Logus.
Já nem quero saber dessa marca, a durabilidade é uma porcaria.
Ando num misto de Legrand, Digitus e de Delaycon, as Legrand são caras mas tenho tomadas com 24 anos impecáveis na casa da minha mãe (RDIS e Rede), enquanto que as efapel ao fim de 8 anos apodrecem.
Não são só as de rede que apodrecem, até as de energia começam a partir de estarem fracas.

- Relativamente ao material para a instalação de rede, é tranquilo ser eu a comprar para ele instalar. A minha actividade permite-me adquirir sem IVA.
- Pelo que entendo dos meus casos de uso, caso tenha boas terminações e bom cabo, usar Cat 6a seria o suficiente. A maior das ligações será por volta dos 30m, logo distâncias não são problema. Mas as mais longas serão as que necessitam de PoE.
Ir sempre para cima, ainda para mais quando se tratam de instalações "dentro de paredes" e para durar muitos anos.
Sobre o POE, aconselho a ires para equipamentos/alimentação POE++ de modo a teres já potência suficiente e estares preparado para o futuro. Mais info aqui: https://community.fs.com/article/poe-switch-types.html
Também não precisas de ter um switch gerido para cada coisa, se quiseres podes tentar combinar switches para te ficar mais barato, mais info aqui: https://www.vsolcn.com/blog/how-to-connect-multiple-switches-together.html

Tendo isto em conta:

- Concordam que um bom cabo CAT 6a seria o suficiente para mim, certo? Com boas terminações estaria coberto com capacidade até 10Gbps. Caso no futuro precise de mais, as condutas vazias poderiam ser usadas para passar fibra ou o que fosse usado nessa altura.
- Comparando preços, um Cat 7 ou Cat 7a da Digitus, parecem estar em linha com o Cat 6a da FS.com. Ou seja, teria melhores frequências por valores parecidos, justificando assim a utilização de um cabo superior. No entanto, não estarei sempre limitado pelos máximos suportados pelas terminações?
O 7a da Digitus, é que olhando ao preço e especificações nem deixa margem para dúvida.

Do que tenho visto, a maior parte das Keystones suportam no máximo 500MHz (nomeadamente Efapel), a não ser que vá para as de Cat 8, mas aí já não sei se não me vai ficar muito mais caro, dado o número de keystones que preciso (patch panel + tomadas).
Aconselhava a perguntar/descobrir qual o material nos contactos e qual a expessura do banho (exemplo: 0.5 μ gold-plated)
Se quiseres, procura por isto: https://de.assmann.shop/en/Copper-N...ded-Tool-free-Connection.html?listtype=search

- Caso opte por comprar cabo e Keystones, tipo as da Digitus ou deleyCon, sabem se seriam compatíveis com as caixas/espelhos da Efapel?
Infelizmente essa é outra panca da efapel, dificilmente consegues meter um keystone numa tomada efapel a não ser o deles, que são uma bela porcaria.
Como as medidas são standard, podes misturar marcas desde que usem o standard. Há tempos vi umas porreiras da Schneider electric na dos leroyzinhos, a Schneider é da APC.
Aconselho é a usar caixas de instalação profundas onde vás colocar tomadas de rede, de modo a evitar curvas apertadas, vincos e teres espaço de manobra ao cravar as tomadas.

Obrigado desde já a quem quiser mandar uns bitaites :cool:

P.S.: @MinisterOfSound dado as tuas dicas nesta thread, estou-te a “taggar” directamente. Talvez tenhas alguma opinião mais direcionada à minha situação.
Bitaites dados, mais atrás tens a info toda, que acho que já leste e mantem-se actualizada, tirando o cabo 7a que agora está a um preço mais barato.

Cumps.
 
rs-w-984-h-800.webp


Preciso de um cabo de rede deste género em branco, para usar com a minha standing desk, e de preferência com uma das pontas em L para cima. Dado o uso, julgo que Cat5e é mais que suficiente, mesmo que um dia faça upgrade à rede para 10Gbps, um cabo curto como este deve aguentar, certo?

Não consigo encontrar nada em nenhuma das lojas habituais, mas encontrei uma nos USA que os faz mais ou menos a medida, e com a hipótese de não trazer as pontas cravadas, pelo que posso comprar o L que eu preciso mais tarde e cravar eu.

Alguém conhece alguma loja em PT (ou na Europa que envie para PT), que faça este tipo de cabos em branco?
 
Bom dia,

Estou em vias de adquirir um apartamento. A primeira coisa a fazer é preparar a infraestrutura de rede.

A ideia é substituir o coaxial que está presente em práticamente todas as divisões por rede. Tenho várias dúvidas que me poderão ajudar com certeza. Começo por dizer que não me importo de pagar para descanso no futuro.

Estou em dúvida entre CAT7a ou CAT8.
É expectável que seja possível, com maior ou menor dificuldade, passar CAT8 por onde passa o Coaxial?
Existem tomadas de parede para CAT8?
Quais as melhores marcas para cabos, terminais e tomadas de parede?

O apartamento está praticamente decidido, mas não sei exactamente como está montada a rede de coaxial, se em série ou não. Não existe quadro ATI.

Obrigado desde já.
 
Boas,

Bom dia,

Estou em vias de adquirir um apartamento. A primeira coisa a fazer é preparar a infraestrutura de rede.

A ideia é substituir o coaxial que está presente em práticamente todas as divisões por rede. Tenho várias dúvidas que me poderão ajudar com certeza. Começo por dizer que não me importo de pagar para descanso no futuro.
Ok, já te envio o nib para transferires mil aeurios :biglaugh:
Estou em dúvida entre CAT7a ou CAT8.
Dois posts atrás tens a sugestão, o 7A.

É expectável que seja possível, com maior ou menor dificuldade, passar CAT8 por onde passa o Coaxial?
Queres retirar o coaxial, que não aconselho, ou passar os dois?

Existem tomadas de parede para CAT8?
Existem, mas o valor é tão absurdo e injustificável que te fica mais barato meter 6A STP agora e mais tarde se justificar meter car 8 a um preço muito mais barato.

Quais as melhores marcas para cabos, terminais e tomadas de parede?
Também tens as respostas 2 posts atrás.

O apartamento está praticamente decidido, mas não sei exactamente como está montada a rede de coaxial, se em série ou não. Não existe quadro ATI.
E quase certo ser em série, se vais fazer alguma obrinha ou pintura, aconselho que abras um buraco na parede para acomodar um bastidor de parede com baixa profundidade, tipo isto:

Exemplo 1

Exemplo 2

Exemplo 3

Se o apartamento tiver muitas tomadas, às tantas deves considerar colocar o bastidor entre as tomadas, a meio da instalação, mesmo que para isso tenhas de o ocultar dentro de um móvel de arrumos, por trás de um quadro ou assim.

Obrigado desde já.
Obrigado o tanas, paga, paga!!! :biglaugh:

Cumps.
 
Obrigado desde já.

Pois, estive a investigar melhor e fazer a brincadeira em CAT8 não faz sentido.
Será CAT7A, provavelmente.

Porque não aconselhas a remover o coaxial?
Se as ligações de Coaxial (não são de origem no apartamento) forem em série lá se vai o meu plano. Terei de resolver de outra forma.


Não irá haver lugar a obras, o apartamento está impecável e tem um armário grande na entrada que estava a pensar usar como bastidor para tudo o que é rede. Tem mais do que espaço.
 
Boas,

Porque o Coaxial ainda faz falta, nem que seja para solução de recurso quando algo falha, ou para mais tarde venderes.
Há um local onde desaconselho de todo remover o coaxial, a sala.
Há cabos coaxiais mais finos, que requerem mais cuidado ao passar, convém serem passados com bastante lubrificante.

Se a ligação coaxial é em série, mantens em série, vê é se o tubo de passagem te permite passar mais cabos.
Outra opção, que também requer os mesmos cuidados, é passares cabo de extensão/patch cable em vez de cabo de instalação.
Se a instalação não tiver muitas curvas, ao passar para cabos mais estreitos podes conseguir passar 3 cabos por tudo, mas isso às tantas só testando.

Se vires que não dá, considera meter um switch 2,5GB pequeno a meio da instalação numa zona onde precises de vários pontos de passagem.

Se não vais fazer obras e tens local, usa um bastidor pequenito, dificilmente a malta ocupa mais de metade.

Cumps.
 
Pessoalmente não tenho qualquer função para Coaxial, e no momento de vender a casa (que não planeio nos próximos 20 anos) isso são promenores.
Só na sala há 2 terminais coaxial.

Seja como for, vou seguir o teu conselho e não arrancar o coaxial se possível passando cabos paralelamente.
Aparentemente vou ter de andar a abrir caixas de derivação pela casa toda para perceber o esquema dos cabos.

Uma última pergunta, onde aconselhas comprar material e que marcas devo procurar?
Mais uma vez, nem tenho orçamento, a ideia é comprar o melhor possível dentro do razoável dado que considero ser infraestrutura que não vai voltar a ser tocada.
 
Sinceramente se não vais dar uso ao Coaxial retira, só está a "ocupar espaço".
Eu fiz obras profundas na minha casa e criei uma rede estruturada e nem pensei em meter Coaxial. Ou tem uma tomada ethernet e fica ligado por tal ou é por WiFi. Se não tem nenhuma destas opções vai fora ou nem entra em casa. :blubomte:

Mais tarde para vender, acho que é mais importante ter um bom cabo de rede ou mesmo Fibra.
 
Boas,

Pessoalmente não tenho qualquer função para Coaxial, e no momento de vender a casa (que não planeio nos próximos 20 anos) isso são promenores.
Só na sala há 2 terminais coaxial.

Seja como for, vou seguir o teu conselho e não arrancar o coaxial se possível passando cabos paralelamente.
Se quiseres mantem o coaxial só até à sala

Aparentemente vou ter de andar a abrir caixas de derivação pela casa toda para perceber o esquema dos cabos.
Isso é o que já deverias ter feito, se não tiveres compra uma enfiadeira acrílica e testa já a passagem para ver se é das com muitas curvaturas ou poucas, porque isto vai ditar o que podes ou não fazer.

Uma última pergunta, onde aconselhas comprar material e que marcas devo procurar?
Mais uma vez, nem tenho orçamento, a ideia é comprar o melhor possível dentro do razoável dado que considero ser infraestrutura que não vai voltar a ser tocada.
Para o que precisas vê na Amazon, é pouca coisa e tens links deixados por mim atrás.
Pessoalmente gosto de tomadas em angulo ou retraídas, para não ficarem muito salientes, como estas:

Não posso por links, mas googla Schneider Eletric RJ45

Delay e mais baratas (Na amazon tens muita oferta de fixadores e espelhos onde podes utilizares keystones, é uma questão de veres o que te agrada)

Legrand e mais caras

Como te vais aperceber o pior é a passagem de cabos, as tomadas até trocas facilmente daqui a uns anos, então dá o teu melhor para pores já um bom cabo e não teres que repetir esse bro...

Cumps.

Cumps.
 
O 7a da Digitus, é que olhando ao preço e especificações nem deixa margem para dúvida.
Vou passar um pouco de cabo aqui em casa (atravessar 3 paredes, e vai junto ao rodapé), creio que 25m chega e sobra. Alguma sugestão para além desta? Mais em conta ou melhor qualidade para o mesmo preço?

Já nem quero saber dessa marca, a durabilidade é uma porcaria.
Ando num misto de Legrand, Digitus e de Delaycon, as Legrand são caras mas tenho tomadas com 24 anos impecáveis na casa da minha mãe (RDIS e Rede), enquanto que as efapel ao fim de 8 anos apodrecem.
Não são só as de rede que apodrecem, até as de energia começam a partir de estarem fracas.
A minha experiência é bastante diferente. Cá em casa ao fim de 10 anos comecei a ter as coisas da Legrand todas a desfazerem-se - tanto as molduras como o interior da aparelhagem. Sempre que avaria alguma coisa numa divisão, troco tudo por Efapel. Em casa do meu irmão, fiz a remodelação de umas coisas - tinha lá aparelhagem da Efapel com mais de 20 anos - o exterior era feioso, e já estava amarelado - foi só trocar o exterior que era 100% compatível com o interior da aparelhagem. Uns tostões com Logus 90, e ficou tudo como novo! Passados 10 anos ainda está impec. (ou seja, a aparelhagem interior já tem 30 anos)
 
Boas,

Vou passar um pouco de cabo aqui em casa (atravessar 3 paredes, e vai junto ao rodapé), creio que 25m chega e sobra.
Se achas que 25m chega, aponta aos 30m e, pelo menos na ponta que usas para puxar, descarta uns 30cm de cabo, porque essa ponta vai ter os pares entrelançados "maltratados".

Alguma sugestão para além desta? Mais em conta ou melhor qualidade para o mesmo preço?
Não e calculo o que já te está a poquentar, só encontras rolos de 100m.
Se não queres comprar o rolo todo e depois por à venda o que te sobrar, experimenta entrar em contacto com uma empresa que tem ondas e rede no nome a ver se vendem ao metro.
Se não der, experimenta o 7 da digitus que há em rolos de 25 e 50m.

A minha experiência é bastante diferente. Cá em casa ao fim de 10 anos comecei a ter as coisas da Legrand todas a desfazerem-se - tanto as molduras como o interior da aparelhagem. Sempre que avaria alguma coisa numa divisão, troco tudo por Efapel. Em casa do meu irmão, fiz a remodelação de umas coisas - tinha lá aparelhagem da Efapel com mais de 20 anos - o exterior era feioso, e já estava amarelado - foi só trocar o exterior que era 100% compatível com o interior da aparelhagem. Uns tostões com Logus 90, e ficou tudo como novo! Passados 10 anos ainda está impec. (ou seja, a aparelhagem interior já tem 30 anos)
AS que meti da Efapel há uns 8/9 anos atrás são uma porcaria, as legrand andam-me a durar.
Um de nós teve sorte, o outro azar,

Cumps.
 
Back
Topo