Conselhos sobre Cabos de Rede

Bem, vou finalmente avançar com a passagem de cabo aqui em casa. Decidi que não ia colocar tomadas, e a ideia é passar o cabo inteiro do router ao destino final. Fiz medições, são 15m justos, pelo que o ideal são de 20m.

Para não andar a cravar fichas, pensei em comprar um cabo CAT6 já feito, faço os furos um pouco mais folgados e passo as fichas na boa... mas porcaria de mercado: é complicado saber as specs dos cabos, e quando dizem, é tudo uma aldrabice.

Quero um cabo BRANCO (vai ser colado ao rodapé), CAT6, condutores 100% cobre e AWG23 ou AWG24. Mas tudo o que vejo é AWG26 ou AWG27, e a maioria é CCA. Como é que estes gajos anunciam estes cabos como sendo CAT6, se a norma exige condutores AWG24 no mínimo?

Como não encontro o que quero, pensei... ok, compro cabo a metro e cravo as fichas. Mas e arranjar cabo branco, com as specs certas? É esquecer... ARGHHHH

EDIT: ENA, ENA... encontrei: https://www.amazon.es/dp/B0CGDNZ6NQ/ref=nosim?tag=zwame00-21 20m, CAT6, condutores de cobre, AWG23.
 
Última edição:
Boas,

Bem, vou finalmente avançar com a passagem de cabo aqui em casa. Decidi que não ia colocar tomadas, e a ideia é passar o cabo inteiro do router ao destino final. Fiz medições, são 15m justos, pelo que o ideal são de 20m.

Para não andar a cravar fichas, pensei em comprar um cabo CAT6 já feito, faço os furos um pouco mais folgados e passo as fichas na boa... mas porcaria de mercado: é complicado saber as specs dos cabos, e quando dizem, é tudo uma aldrabice.

Quero um cabo BRANCO (vai ser colado ao rodapé), CAT6, condutores 100% cobre e AWG23 ou AWG24. Mas tudo o que vejo é AWG26 ou AWG27, e a maioria é CCA. Como é que estes gajos anunciam estes cabos como sendo CAT6, se a norma exige condutores AWG24 no mínimo?

Como não encontro o que quero, pensei... ok, compro cabo a metro e cravo as fichas. Mas e arranjar cabo branco, com as specs certas? É esquecer... ARGHHHH

EDIT: ENA, ENA... encontrei: https://www.amazon.es/dp/B0CGDNZ6NQ/ref=nosim?tag=zwame00-21 20m, CAT6, condutores de cobre, AWG23.
Eu duvidava... só 1Gbps e 250MHz? Isso é um cabo de instalação com dois terminais cravados, dos fraquitos, ok que é branco como tu queres.

Achei mais interessante este , nem que fosse para testar por causa do preço.

Já agora, os AWG "funcionam ao inverso" para o diâmetro da secção do condutor, quanto menor for o valor, maior será o diâmetro.
Esse diâmetro é para instalação, para ser utilizado em Patch-Panels, Keystones, tomadas e etc, não em Fichas/Terminais RJ45 de cravar porque é grosso demais.

Se não precisares de fazer curvas apertadas, vê os Patch-Cables já feitos.

Cumps.
 
Esse que indicas está fora de questão pois não é branco - de qualquer forma o outro já vem a caminho. CAT6 chega-me - apesar de a norma apenas assegurar 1Gbps em longas distâncias, um cabo CAT6 de qualidade facilmente chega aos 10gbps em curtas distâncias.

Sobre a grossura, o AWG23 dá perfeitamente para cravar. Sim, AWG24 é um pouco mais fino e suficiente. Para mim o problema é a maioria dos cabos vendidos por toda a parte são AWG26 ou AWG27, que claramente não cumprem as specs CAT6. (CAT6A nem sequer pode ser AWG24, tem mesmo de ser AWG23. E o CAT7 exige AWG23 ou AWG22)

Para não falar que muitos são CCA...
 
Última edição:
Para quem tem quem cumprir as normas do ited, o cabo pode ser laranja? Ou tem que obrigatoriamente ser branco? Não encontrei nada no manual do ires obrigatório em PT
 
Estive a ver este modelo cat 7 da digitus DK-1743-VH-1 e o que me aprece na info é que que não é 100% cobre. Estou a ver mal? Ou a informação não está correta? Queria comprar o preço com uma loja aqui na zona com o preço online
 
Estive a ver este modelo cat 7 da digitus DK-1743-VH-1 e o que me aprece na info é que que não é 100% cobre. Estou a ver mal? Ou a informação não está correta? Queria comprar o preço com uma loja aqui na zona com o preço online

Viva.
Se for um cca ( condutor de aluminio revestido a cobre ) é para esquecer, não recomendo. O preço é inferior ao de cobre puro, mas as performances sao menores.

Esta no pdf do @MinisterOfSound
bare copper.. 100% cobre
 
Última edição:
Andei aqui entretido com outras coisas não cheguei a avançar nisto 😅

Aquelas ferramentas para descarnar os cabos não são redundantes? Ou cada uma tem a sua função?
Viva.
Cada uma tem a sua função especifica. Esse kit serve basicamente para descarnar fios, cortar fios, cravar fichas, tomadas etc. E um testador de cabos básico. Para um kit basico entrada de gama esta com bom preço. Só o meu testador fluke custa muito mais.
 
Boas a todos,

Eu recentemente passei para 1gb internet no pacote aqui em casa, e queria mudar o cabo de 5 metros cat5 que ja é muito antigo... nunca tive problemas com ele, mas recentemente noto perda de rede as vezes..
Eu ligo do router da sala diretamente ao meu pc no quarto, a minha questão é.. vale a pena comprar um cat acima do 6 ? se puderem dar indicações de cabos bons e onde comprar agradecia..

Obrigado!
 
Boa tarde ! Já li este tópico todo mas agradeço a vossa ajuda para o seguinte: Tenho pela casa ited com uns cabos de rede manhosos da Televes cat 6 deixados pelo eletricista há 10 anos que estão com mau contacto, vou meter novos, será que nos tubos que têm 2 cm de diâmetro consigo passar cabos já prontos? (distancia 8 m sem curvas apertadas) ou será melhor comprar os cabos passar e depois aplicar as fichas? É que nestas coisas sou muito verde se pudesse passar já cabos prontos melhor
Obrigado
pnhhO5wGj
 
Boa tarde ! Já li este tópico todo mas agradeço a vossa ajuda para o seguinte: Tenho pela casa ited com uns cabos de rede manhosos da Televes cat 6 deixados pelo eletricista há 10 anos que estão com mau contacto, vou meter novos, será que nos tubos que têm 2 cm de diâmetro consigo passar cabos já prontos? (distancia 8 m sem curvas apertadas) ou será melhor comprar os cabos passar e depois aplicar as fichas? É que nestas coisas sou muito verde se pudesse passar já cabos prontos melhor
Obrigado
pnhhO5wGj
Cabos prontos, não consegues!! Compra cabo em bobines, amarras numa ponta do cabo velho o cabo novo, puxas e cravas no final bem cravado. Dá trabalho, mas ficas mais bem servido.
 
Tenho pela casa ited com uns cabos de rede manhosos da Televes cat 6 deixados pelo eletricista há 10 anos que estão com mau contacto, vou meter novos, será que nos tubos que têm 2 cm de diâmetro consigo passar cabos já prontos? (distancia 8 m sem curvas apertadas) ou será melhor comprar os cabos passar e depois aplicar as fichas?
Viva.
Cabo ja prontos, nao te metas nessa aventura, ainda fica com a ficha presa numa ou outra curva, ou lixo na tubagem. É um risco.
E depois nem sai para frente nem para traz. fica na tubagem para sempre.
Passa mas é cabo novo a reboque do que ai tens, e faz o resto, fichas e tomadas.
 
E depois aplicar ficha e tomada faz-se bem ou é complicado?
É fácil. Fazes bem à mão e com um X-acto se não tiveres uma ferramenta de descarnar cabos coaxiais e cravar fichas, podes perfeitamente usar umas de apertar à mão/chaves de estrela (vê as de metal da Televés). É uma coisa muito simples de se fazer, o mais difícil é mesmo passar os cabos pela tubagem. Deves ter vídeos no YouTube de como fazer se tiveres dúvidas.
 
Última edição:
E depois aplicar ficha e tomada faz-se bem ou é complicado?
É fácil de fazer. é como o @Raen disse. Aqui em minha casa, com tubos de 10 dos pretos, que passa bem, se for bem organizado.

Isto:
É fácil. Fazes bem à mão e com um X-acto se não tiveres uma ferramenta de descarnar cabos coaxiais e cravar fichas, podes perfeitamente usar umas de apertar à mão/chaves de estrela (vê as de metal da Televés). É uma coisa muito simples de se fazer, o mais difícil é mesmo passar os cabos pela tubagem. Deves ter vídeos no YouTube de como fazer se tiveres dúvidas.

Subscrevo isto:
Viva.
Cabo ja prontos, nao te metas nessa aventura, ainda fica com a ficha presa numa ou outra curva, ou lixo na tubagem. É um risco.
E depois nem sai para frente nem para traz. fica na tubagem para sempre.
Passa mas é cabo novo a reboque do que ai tens, e faz o resto, fichas e tomadas.
 
Última edição:
Back
Topo