[HDTV] Discussão Geral TVs OLED

A mim não me diz nada, que tendo TVs 120hz não noto diferença nenhuma para o monitor de 175hz que tenho, mas há-de fazer as delícias de alguém. :P
 
Os 24Hz a mais também não sei se se sente grande diferença e só pode ser usado ligado a PC.
Agora só quando for o salto para 240Hz, ainda não testei monitor OLED com 240Hz mas deve-se sentir. De 60Hz para 120Hz sinto bem na OLED.
Supostamente LG OLED 42 4K240 está para breve.

Se calhar têm de começar a pensar em colocar uma DisplayPort nas TVs. HDMI2.1 está no limite não sei se vem aí nova versão com mais banda.
 
Ando a ver tvs para renovar a "frota" e estou à espera de novidades (CES - Janeiro de 2024). Devem sair em Maio de 2024, e em Junho, Julho deve de ser a melhor altura para comprar.

A menos que haja uma grande revolução no mercado a melhor qualidade de imagem é sempre da Sony (oled).

A melhor relação qualidade / preço / funcionalidades é da LG (oled). Menção honrosa Samsung (oled).

Televisões baratas: Hisense. Painel lcd VA, com hdmi 2.1, full array, micro led etc... (baratinho mesmo, direct led e VA).

Ou seja, para mim, era a LG C4 77" (2024) mas tem que vir com MLA (não vai) por isso considero QD-OLED da Samsung, mas a Samsung tem de melhorar nas funcionalidades...

Sony, tem tudo. Mas leva um rim. E não sei se compensa pagar quase o dobro para ser ~5% melhor…
 
Última edição:
Comprei uma C3 77 e uma Philips 65 718 nesta Black Friday. Acredito que as Samsungs sejam boas mas sem Dolby Vision, fiquei de pé atrás. Já as LG não trazem HDR10+ mas há pouco conteúdo nesse formato e tudo indica, ao contrário de Dolby Vision, que não tem grande futuro. As Philips curiosamente suportam ambos os formatos, utilizam painéis da LG, a relação preço/qualidade também é, na minha opinião, boa. A minha, fruto também de alguns erros da loja e respectivas compensações pelos mesmos, ficou-me nuns simpáticos 920€.
 
Comprei uma C3 77 e uma Philips 65 718 nesta Black Friday. Acredito que as Samsungs sejam boas mas sem Dolby Vision, fiquei de pé atrás. Já as LG não trazem HDR10+ mas há pouco conteúdo nesse formato e tudo indica, ao contrário de Dolby Vision, que não tem grande futuro. As Philips curiosamente suportam ambos os formatos, utilizam painéis da LG, a relação preço/qualidade também é, na minha opinião, boa. A minha, fruto também de alguns erros da loja e respectivas compensações pelos mesmos, ficou-me nuns simpáticos 920€.
Tens razão. Na minha opinião a questão das Philips é a seguinte:

- Saem mais tarde. Em Setembro. Acredito que seja por questões contratuais com a LG, no fornecimento dos painéis oled. A Philips costuma ter bons preços, sim. O trade off é a data de lançamento. A LG "não é burra…" :)

- Tem apenas 2 entradas HDMI 2.1 (por limitação do soc);

- O cpu P5 é ligeiramente mais fraco do que o A9 da LG;

- O ambilight, o Dolby Vision&Atmos e a barra de som integrada num design moderno são pontos a favor.

Mas, não sei se seria correto meter a Philips na frente da LG quando no papel usa um soc inferior e em teoria tem uma imagem inferior, nem que seja impercetível para 99% das pessoas.

A Samsung, tem o melhor painel de todos, em desempenho (QD-OLED), mas o soc não é de topo. Só tem 2 HDMI 2.1. Não tem dolby vision, mas tem HDR10+, que é o competidor directo do Dolby Vision. Portanto, é uma questão de compatibilidade. Do operador suportar HDR10+, ou não. É mais cara do que a LG, tradicionalmente. A favor, o design e a box one connect - que deixa as ligações á mão, para pessoas com mobilidade reduzida, etc...
 
Não colocaria a Philips à frente da LG em termos de qualidade, talvez consiga ter uma melhor relação preço/qualidade mas mesmo aí tenho dúvidas. Acrescento às vantagens da Philips, o SO Google TV, para mim, na verdade, nem é uma vantagem mas para a generalidade dos utilizadores será certamente.
 
Tens razão. Na minha opinião a questão das Philips é a seguinte:

- Saem mais tarde. Em Setembro. Acredito que seja por questões contratuais com a LG, no fornecimento dos painéis oled. A Philips costuma ter bons preços, sim. O trade off é a data de lançamento. A LG "não é burra…" :)

- Tem apenas 2 entradas HDMI 2.1 (por limitação do soc);

- O cpu P5 é ligeiramente mais fraco do que o A9 da LG;

- O ambilight, o Dolby Vision&Atmos e a barra de som integrada num design moderno são pontos a favor.

Mas, não sei se seria correto meter a Philips na frente da LG quando no papel usa um soc inferior e em teoria tem uma imagem inferior, nem que seja impercetível para 99% das pessoas.

A Samsung, tem o melhor painel de todos, em desempenho (QD-OLED), mas o soc não é de topo. Só tem 2 HDMI 2.1. Não tem dolby vision, mas tem HDR10+, que é o competidor directo do Dolby Vision. Portanto, é uma questão de compatibilidade. Do operador suportar HDR10+, ou não. É mais cara do que a LG, tradicionalmente. A favor, o design e a box one connect - que deixa as ligações á mão, para pessoas com mobilidade reduzida, etc...
A tecnologia QD-OLED (Sony e Samsung) deixa-me desconfortável, por apresentar riscos de Burn-In de forma precoce, face aos da LG.
Baseio-me no teste intensivo que a Rtings faz (já partilhado anteriormente):


Longevity Burn-In Test
Updates And Results From 100 TVs


 
Ainda é cedo para avaliar isso. Vamos para a 3ª gen de painéis QD-OLED em 2024. Enquanto as WOLED já vão na décima. Tenho uma LG com burn in e não é por isso que vou deixar de comprar oled porque é de facto a melhor imagem. Tive azar.

O que eles podem fazer, é oferecer 5 anos de garantia no painel como a LG faz na G3, por exemplo. Mas qualidade de imagem só, sem olhar a isso de burn in etc... acho que se pode dizer que QD-OLED é ligeiramente melhor.
 
Última edição:
Também não é bem assim. Sim, Sony é a que tem melhor imagem nas televisões para consumidor. Mas a diferença, não será assim tanta, na minha opinião. São uns 5%, subjetivamente falando e tens de ser entusiasta da poda para saber onde, como e o quê procurar… E pagas o dobro, sensivelmente. Para o ano, já há outra melhor, no papel e muito mais barata. Sou apologista em que, se não notas a diferença logo, mal batas os olhos, é porque talvez não valha o premium que pedem por ela.

Olha para as tvs de há 10 anos, mesmo aquelas que estavam um segmento acima e custavam montes de dinheiro. Mesmo essas estão obsoletas e quando olhas para as modernas, vês que são muito melhores de qualquer maneira e que a vantagem competitiva que a tv obsoleta tinha face ás tvs contemporâneas da sua época, não era tão grande assim porque ambas são obsoletas quase na mesma medida quando comparadas com o "state of art" de 2023/2024. Muita coisa é marketing.

Qual é a vantagem do Dolby Vision para o HDR10+? Quase nenhuma. Ambos os formatos têm meta dados dinâmicos. E nem todo o conteúdo HDR é Dolby Vision. E todas as tvs para uso doméstico são limitadas comparativamente a tvs de estúdio. As Sony de topo são as que estão mais perto, mas custam muito mais. Por uma diferença subjetiva de 5% que nem toda a gente distingue. E se pensarmos que é feitio, em vez de defeito, nem incomoda. Para o ano, já há outra melhor, no papel. É o poder do marketing.

O relevante, na minha opinião, é o patamar OLED. Acho que nesse nível, toda a gente deteta as diferenças a olho nu.
 
Última edição:
Talvez. Mas tem vindo a aumentar. Eu ficava muito contente com uma QD-OLED HDR10, de qualquer maneira (que é a maioria do conteúdo HDR disponível e é quase tudo stream - ou seja, com algum grau de compressão).

Nem é o Dolby Vison que salva se o painel for LCD.
 
Eu concordo com o @TriplePlay SNX
Estar a olhar para diferenças que não se vão notar a olho nú, muito menos quando muitos de nós sem sequer vemos TV num ambiente "próprio" para usufruir sequer da qualidade de TVs como as Oled, é algo que acaba por não fazer muito sentido.
Mas cada um sabe de si, eu quero Oled a preços baixos e que durem anos (burn-in).
 
É normal eu achar que o meu plasma panasonic TX-P50UT50E comprado por 600 euros em 2013 ainda não faz assim tão má figura que justifique a troca para um OLED? Meto um video do YouTube daqueles que as oleds usam do mel a cair e da chávena em ebulição e o plasma brilha.
 
É normal eu achar que o meu plasma panasonic TX-P50UT50E comprado por 600 euros em 2013 ainda não faz assim tão má figura que justifique a troca para um OLED? Meto um video do YouTube daqueles que as oleds usam do mel a cair e da chávena em ebulição e o plasma brilha.
Na minha opinião: sim, é normal. Passei de um edge led, VA, sem HDR, para um oled evo e sim, claro que o oled é melhor mas em comparação com o led básico, não é nada que me deixasse de boca aberta ou pense que vale o dobro do preço. Infelizmente vivemos numa era de marketing onde as marcas pagam a influencers para promover algo, os clientes passam anos a desejar isso, depois compram e querem mesmo acreditar no hype, então para não ficarem sozinhos, promovem eles, de graça, esses mesmos produtos. Mas isto acontece em todas as áreas, no som então é a loucura, se nas tvs tens umas dezenas de marcas que têm de “inventar” tecnologias para se diferenciar umas das outras, no som tens centenas de marcas e a cereja no topo do bolo é que o ser humano é dos mamíferos com pior sentido auditivo, ou seja é uma indústria que vende gelo a esquimós, e faz milhões!
 
É normal eu achar que o meu plasma panasonic TX-P50UT50E comprado por 600 euros em 2013 ainda não faz assim tão má figura que justifique a troca para um OLED? Meto um video do YouTube daqueles que as oleds usam do mel a cair e da chávena em ebulição e o plasma brilha.
Depende da tua apreciação pessoal e do que valorizas na utilização que fazes da TV.

Que a diferença já é substancial, não há dúvida nenhuma.
Pelos vistos ainda não será suficiente para justificar o investimento numa OLED.
Perfeitamente razoável.
 
Back
Topo